Processos de peças industriais

Uma indústria possui diversos tipos de processos que vão desde a utilização de máquinas clássicas como o torno mecânico até incríveis máquinas altamente potentes e tecnológicas que garantem a finalização de peças extremamente importantes e bem feitas.

Antes das peças chegarem na forma que nos as conhecemos com atributos como:

  • Formato;
  • Espessura;
  • Textura;
  • Aplicação.

Passam por inúmeros processos, esses processos são conhecidos como usinagem.

O processo de usinagem assegura que todas as peças sejam feitas de maneira altamente precisa, de modo que o conceito da usinagem reside no fato da criação de objetos de metal, ou seja, de peças de metal que vão do molde até o acabamento.

Um exemplo disso é a fabricação de peças para retífica de motor a diesel.

A usinagem de peças

A usinagem ou então o processo de usinar é transformar uma matéria-prima em um tipo de máquina ou ferramenta. E há diversos modos de realizar a feitura dessas peças, principalmente, porque todo o processo de usinagem demanda uma certa estrutura, para que seja feita o corte das peças e então um acabamento com precisão.

Todo o processo de concepção da peça passa pela moldagem do material até o acabamento, com solda exotérmica. As peças feitas pela usinagem são divididas em quatro partes.

Depois da moldagem é então feito uma perfuração no material. Essa perfuração é feito com brocas de diferentes tamanhos, e além das brocas é utilizadas ferramentas apropriadas para o trabalho na matéria-prima.

Depois, é usado o torno que ajuda a dar forma ao metal, mas nem sempre é usado o torno para isso, podem ser usados outros elementos, é que o torno é um dos equipamentos mais comuns nas oficinas de usinagem.

Depois é realizado o corte com a fresadora, que auxilia no corte da matéria-prima com precisão. Essa ferramenta é muito usada para retificar motores nas oficinas. Depois acontece a passagem pela moagem que permite que a peça volte a moldagem e recebe o acabamento final.

Como limpar peças de metal?

Durante todo esse processo e de outros na indústria como soldagem, moldagem ou cisalhamento é muito comum ter rebarbas ou bordas irregulares que podem afetar o desenvolvimento da peça.

Além disso é possível encontrar vestígios de fluido dos metais. Para que isso não aconteça essas peças precisam passar por um processo de acabamento.

A rebarba pode influenciar no custo final dos produtos, pois causa um mal-estar, como se a produtora não ligasse para detalhes, deixando claro como que a peça foi pensada e elaborada, ou seja, de maneira não tão profissional. Por isso é importante usar cinta de lixa para acabamento e polimento.

Retirar as rebarbas que estão nessas peças também auxiliam as pessoas a terem menos riscos a cortes na mão ou em outras partes do corpo, e evita problemas na montagem de máquinas e outros elementos.

Limpeza das peças metálicas

Os fluidos lubrificantes são importantes para que a usinagem ocorra, principalmente, porque as máquinas como o torno e as serras, por exemplo trabalham com óleo solúvel recirculante.

Assim, um dos elementos para ajudar na limpeza dessas rebarbas são os solventes de óleos, que ajudam a retiram os vestígios de fluidos existentes que foram empregados desde o começo do processo de usinagem. Esse mesmo procedimento de limpeza é usado nos serviços de micro retifica.

Além da limpeza manual, há algumas indústrias que possuem máquinas de lavagem, que ajudam na remoção de graxas e óleos, que também lavam e secam.

Por fim o próximo passo é o da rebarbação, que é o processo de retirada das rebarbas metálicas utilizando-se de diversos métodos, para que a peça não fique com extremidades ásperas e também com aparas, que podem causar acidentes.

Há diversas formas existentes para realizar o chamado rebarbamento. O primeiro é o modo manual em que é usado algumas ferramentas como limas, lixadeiras manual com alguns tipos de discos, abrasivos com pano, escovas de aço e outros.

É um processo demorado e que incide em um custo bastante significativo.

Há também os processos automáticos como o jateamento e o tamboreamento. Sendo o jateamento a peça sendo submetida a um jato abrasivo, fazendo com que as rebarbas sendo limpas e o tamboreamento as peças são colocadas no interior de um tambor rotativo para receberem o acabamento.

Dessa forma, as peças são limpas e prontas para atuarem nas suas posições, gerando plenitude no funcionamento dos processos.