A indústria possui diversos setores, sendo a indústria metalúrgica uma das responsáveis pela fabricação de peças importantes para diversos outros seguimentos industriais.
Por trabalhar com o uso de metal como sua principal matéria-prima, a indústria metalúrgica em seus mais variados segmentos faz uso de procedimentos, ferramentas e máquinas que facilitam o trabalho diário.
Por meio dessas peças milimetricamente fabricadas, é possível a fabricação de outra máquinas, ferramentas, automóveis, dentre outros.
No entanto, apesar de tão comum, importante e presente em nosso dia a dia, muitas pessoas mão têm ideia de como essas peças são fabricadas.
Neste artigo vamos falar um pouco sobre esses processos e alguns equipamentos utilizados.
Os centros de usinagem e sua importância
A usinagem é um segmento da indústria metalúrgica que lida com a fabricação de peças. Tais peças são desenvolvidas com altíssima qualidade e atende a diversos setores industriais.
Trata-se de um processo que pode ser efetuado de diversas formas, sendo o tornamento um dos principais. O torno mecânico é uma das máquinas mais antigas da usinagem, e até hoje é fundamental para a fabricação das peças que podem se dar por diversos materiais além de metal, como plástico e até madeira.
Além disso, o torno também deu origem a diversos outros equipamentos utilizados pela indústria. Existem diversos tipos, como:
- Torno CNC;
- Torno revólver;
- Torno vertical;
- Torno horizontal universal;
- Torno de platô.
Um centro de usinagem vertical, também conhecido como CNC, é uma máquina-ferramenta corte de haste como brocas, fresa de topo, alargador, macho de roscar, cabeçote fresador dentre outras ferramentas.
Além disso, esse equipamento também realiza operações como furação, aplainamento, fresagem, entre outros.
É um equipamento muito utilizado pela indústria, porque é extremamente versátil, permitindo realizar diversos tipos de atividades. Por conta disso, é indispensável na indústria, sendo utilizado de maneira automatizada.
Já o centro de usinagem horizontal é um processo que utiliza uma ferramenta de corte rotativa em um cabeçote com orientação horizontal.
O cabeçote rotativo possui eixo paralelo ao chão que se aproxima da peça pelos lados, escoando melhor os cavacos.
Além disso, esse centro de usinagem também permite trabalho com duplo pallet, o que dá uma melhor viabilidade nos processos, reduzindo o tempo de trabalho.
Mas, além desses equipamentos, a usinagem faz uso de diversos outros, que proporcionam uma fabricação de peças com cortes preciso, algo fundamental para a composição dos mais variados itens.
Confira no tópico a seguir outros equipamentos utilizados.
Outros equipamentos importantes
É claro que a usinagem faz uso de diversos equipamentos e ferramentas, mas neste artigo, nosso intuito é falar sobre os principais deles.
E um dos principais é a micro retifica, uma ferramente versátil que pode realizar diversos trabalhos como cortar, lixar, polir, desbastar e amolar.
Pelo fato de os processos de usinagem necessitarem de peças fabricadas com medidas exatas e bem confeccionadas, esta ferramenta não poderia ficar de fora.
Ela é muito usada para dar acabamento em peças, pois é muito precisa e capaz de realizar peritamente trabalhos como cortes, furos, gravações, além de retificar.
Outra ferramenta bastante utilizada é a solda. Esta ferramenta visa unir duas peças de maneira permanente e é muito importante em trabalhos que visam a perfeita funcionalidade de qualquer produto eletrônico.
É possível regular a temperatura desta ferramenta, além de poder escolher o tipo de solda que será aplicado em cada procedimento.
Um tipo de serviço relacionado a essa ferramenta é a solda em aço inox. Esse serviço é muito requisita por empresas, indústrias, entre outros.
Para a fabricação de pelas, equipamentos e estruturas. Entre os produtos provindos desse procedimento podemos citar:
- Utensílios domésticos;
- Produtos para indústria automotiva;
- Eletrodomésticos;
- Construção civil.
Além desses, diversos outros produtos e fabricações necessitam da solda de aço inox para garantir a qualidade e a eficiência na fabricação.
Mas, ao realizar esse procedimento, a empresa precisar contar com profissionais especializados em soldas, garantindo a segurança.
Além de garantir a segurança, esses profissionais conseguem um melhor acabamento, entregando um produto de excelente qualidade.
Como você pôde ver, os diversos equipamentos utilizados pela indústria, bem como seus processos, visam qualificar melhor o produto final, pois essas peças serão partes de diversos outros equipamentos e produtos essenciais para pessoas, empresas e para a própria indústria.
Desta maneira, é indispensável adotar esses equipamentos nos processos de fabricação.