Os procedimentos industriais aplicados nas empresas começam desde a instalação do maquinário, com a disponibilidade do espaço para a fácil circulação entre matéria-prima e produtos confeccionados, até o setor de logística, em que as peças são encaminhadas para o mercado consumidor.
Nesta cadeia produtiva, o desenvolvimento de instrumentos que são utilizados no dia a dia para a fabricação de produtos devem ser devidamente instalados, com eficiência e profissionalismo.
Assim, desde a fundação inicial que conta com a aplicação de diferentes piso até a estrutura que cobre todo o empreendimento imobiliário devem ser pensados e estruturados.
Isso porque eles são os responsáveis por oferecer aos trabalhadores um espaço com um conforto térmico e iluminação suficiente para trabalhar com produtividade em alta.
Eficiência passa por equipamentos
Por isso, durante o investimento inicial, é preciso procurar empresas que fornecem os melhores produtos e serviços, construindo uma base sólida no setor industrial e que terá reflexo por todo o andamento de fabricação.
Durante este processo, é preciso que seja feito de forma primorosa a caldeiraria e montagem industrial, principalmente no setor alimentício.
Isso porque seus produtos serão disponibilizados para o consumo humano, na maioria dos casos. Deste modo, um controle de qualidade deve ser aplicado para que nenhum procedimento de fabricação seja prejudicado após a instalação dos equipamentos de fabricação.
Como cada empresa tem um objetivo diferenciado, é preciso destacar que há diferentes aplicações para a caldeiraria, que podem ser muito úteis em uma empresa, mas que não fazem sentido em outra.
Por isso, é importante destacar os diferentes tipos que estão disponíveis para o setor industrial, todos com montagem eletromecânica:
- Reatores de processo;
- Sistemas de fluídos térmicos;
- Casa de caldeiras;
- Tratamento de efluentes.
Apesar de diferentes aplicações, algumas montagens de caldeiraria podem trabalhar de diferentes formas, conforme a necessidade.
A exemplo temos a casa de caldeiras, que oferece energia por queima de material e, em uma mesma empresa, ter à disposição uma caldeira para tratamento de efluentes que utiliza a caldeira para a fabricação de gás metano.
Tal gás pode ser utilizado como fonte de energia para maquinários, conforme a queima, produzido pela própria indústria.
Em conjunto com estes equipamentos, pode ser necessário a disponibilidade de silos, que mantém a matéria-prima vinda do campo direto para a fábrica e o processo de fabricação pode precisar passar por uma montagem de ambientes devidamente preparados para receber toda a carga disponibilizada nestes locais.
Os silos podem ficar à disposição também para que funcionem como um processo de triagem da matéria-prima, dividindo por classes, como acontece no setor alimentício.
Ao mesmo tempo que as estruturas de captação e transformação deve ser de responsabilidade de profissionais gabaritados neste setor, o escoamento dos produtos deve ser preparada em outros lugares.
Basicamente, o escoamento ocorre em cisternas desenvolvidas para o seu preparo e ocorre a fermentação e destilação dos ingredientes.
Para isso, é preciso contratar uma empresa de montagem de tubulação industrial que faça a ligação de todos os sistemas envolvidos na fabricação dos produtos.
Esse sistema terá passagem por todos os processos de preparo, definição de destinos, tanto na área interna, quanto na área externa das fábricas.
Aplicações no setor civil
Além das caldeiras, é possível encontrar equipamentos eficientes que podem ajudar na produção de alimentos, mas de uma forma mais direta à área civil.
Muito empregado em cozinhas, mesmo as industriais, é possível encontrar o elevador monta carga para restaurante, que facilita o transporte de alimentos entre pisos.
Esse tipo de instalação economiza tempo, pois não é preciso ter uma logística de trilha dedicada para o fornecimento de alimentos entre a cozinha e o refeitório, propriamente dito.
No setor industrial também é comum o uso deste tipo de equipamento, principalmente em espaços que contam com pisos inferiores e pisos superiores, no qual é preciso transportar cargas pesadas e não há a disponibilidade de guindastes dedicados.
O elevador monta carga suporta até trezentos quilos de material e pode ser muito útil no setor de armazenamento. Nele, são instalados grandes estantes de ferro que recebem os mais diferentes produtos, desde matéria-prima até os objetos já destinados a chegar ao consumidor.
O ideal é que este tipo de equipamento esteja no projeto desde o início, facilitando assim a disposição do espaço com a colocação das peças em lugares estratégicos.
Já para fazer montagem é preciso conhecer a planta do local, com a logística devidamente instalada, atendendo os diferentes setores da indústria com maestria sempre perspicaz dos profissionais que trabalham exclusivamente nesta área.