Em indústrias e empresas de engenharia, a montagem de tubulações industriais são essenciais nos processos de produção. Afinal, são aplicadas em praticamente todas as tarefas cotidianas.
As tubulações são muito utilizadas nas indústrias, pois auxiliam no transporte de elementos como fluídos, água, pó, gás, vapor e muitos outros.
Por isso, a montagem de tubulações deve ser confeccionada de forma eficiente, por empresas especializadas e aplicadas nos processos produtivos, a fim de utilizá-los por completo.
Montagem de tubulação industrial: Como funciona
Para realizar montagens de tubulações industriais, antes é preciso compreender que elas podem ser feitas de diversas maneiras, englobando inúmeras técnicas, como a aplicação de conexões de Engate rapido hidraulico e outros.
As técnicas aplicadas nas montagens de tubulações, podem variar de acordo com o recipiente que se encontra nos tubos, assim como a finalidade desse transporte.
Assim, as tubulações podem ser feitas de aço inox, aço carbono, aço galvanizado, polipropileno, cloreto de polivinila, alumínio, cobre e muitos outros.
No processo de Montagem de tubulação industrial são necessárias conexões, que podem ser roscadas, soldadas, coladas, ranhuradas ou feitas por meio de polifusão (com solda soquete). Sendo que, cada tipo de material pode ter uma conexão específica.
Para se ter uma ideia da necessidade de adaptação das peças às necessidades de cada tubulação está a resistência aos materiais diversos que podem ser aplicados ou ser transportados.
Assim, as tubulações de cobre e tubulações de aço inox podem ser soldadas, as tubulações de aço carbono e aço galvanizado podem ser roscadas e as tubulações de polipropileno podem ser polifusão, entre outros.
Para isso, é preciso que as indústrias possuam profissionais especializados em tubulações industriais, assim, vão analisar os tubos e saberão as melhores conexões para cada um.
Ao montar tubulações industriais, é importante que elas sejam revestidas por itens de isolação térmica e conexões eficientes, como é o caso da Válvula borboleta. Afinal, os resíduos que serão transportados não podem, em hipótese alguma, serem alojados em tubos com temperaturas altas ou baixas.
Isso deve ser feito de modo a preservar os recipientes, sem prejudicá-los, para o transporte ideal.
Por isso, recomenda-se a utilização de isolantes, que podem variar de acordo com o conteúdo da tubulação. De modo geral, eles podem ser feitos de:
- Isopor;
- Poliuretano;
- Lã de rocha;
- Espuma elastomérica.
Como são montadas as tubulações industriais: Processos e instalações
As tubulações fazem parte dos processos industriais, são muito utilizadas para o transporte de resíduos, que podem ser aplicados em vários modelos de indústria, como: Indústrias químicas, alimentícias e petroquímicas.
Quando fabricados, os tubos tem o objetivo de transportar resíduos, que podem ser líquidos (e demandar uma bomba hidraulica), assim como químicos e gasosos, além de outras fabricações.
Para realizar o transporte desses fluídos até os ambientes corretos, seja para o reaproveitamento ou o descarte, é preciso utilizar tubos resistentes. Por isso, as indústrias utilizam as tubulações industriais.
Quando são utilizadas as tubulações, são feitos dois processos: A instalação e montagem dos tubos nos devidos locais em que serão utilizadas, podendo ser inseridas na parte interna da indústria ou na parte externa, .
A instalação interna de tubos de aço é inserida em ambientes que podem ser de drenagem de fluídos ou transmissão.
Já na parte externa, normalmente são utilizadas as tubulações utilizadas para distribuição de resíduos e transporte dos fluidos.
Tubos galvanizados
O aço galvanizado é o material mais utilizado para montagem de tubulações. Afinal, o aço galvanizado passou pelo processo de galvanização, ou seja, foi revestido por uma camada fina de zinco, tornando-se amplamente resistente e anticorrosivo.
Por conta disso, o aço galvanizado é o preferido para montagens de tubulações industriais.
As tubulações de aço galvanizado podem ser aplicadas em inúmeras atribuições e projetos, justamente por conta de sua resistência e durabilidade, que o permite ser utilizado em indústrias e obras, por exemplo.
Para serem instalados de forma correta, é preciso realizar alguns procedimentos como:
- Treinamento de profissionais para montagem e instalação;
- Manutenção preventiva de máquinas e tubos;
- Inspeção dos ambientes em que serão aplicados;
- Testes de líquidos, rugosidade, radiografia e hidrostática.
Os tubos que passaram pelo processo de galvanização são excelentes condutores de fluidos, seja para grandes obras ou para o transporte de recipientes utilizados em indústrias, independente de suas formas físicas.
Fabricado com ferro e carbono, passando posteriormente com galvanização de aço e zinco, esse modelo de tubulações são eficazes e indicadas para o transporte de recipientes industriais. Além disso, por serem anticorrosivos, protegem os conteúdos, além de serem ótimos vedadores, impedindo a ocorrência de vazamentos e eventualidades.
Assim, pode-se concluir, que as tubulações industriais são muito importantes nas indústrias, consideradas fundamentais para o transporte seguro de fluidos que podem ser químicos, líquidos, sólidos ou gasosos.
Por fim, é preciso atentar-se na contratação de bons especialistas em tubulações, assim como ter o cuidado na hora de adquirir os tubos, pois é preciso fornecedores de boa qualidade, que assegurem o material adquirido.
Dessa forma, com a instalação de tubulações industriais, as indústrias ficam mais seguras e realizam o transporte ou descarte de resíduos da forma correta, sem prejudicar o meio ambiente.