Benefícios do uso do ímã de elevação na indústria

Há muitos benefícios em usar um ímã de elevação sobre guinchos, correntes e ganchos tradicionais para mover materiais ferromagnéticos. Os dois principais benefícios são os níveis de segurança e maior eficiência.

Para se ter uma ideia, um ímã de elevação com Barra de Imã pode ser acoplado à parte superior de sua carga, o que requer menos envolvimento prático e reduz os danos ao material.

Isso permite maior acessibilidade do que usar uma cinta ou corrente. A facilidade de uso, portabilidade e acesso fácil podem resultar em uma operação mais eficiente que requer tempo de manuseio reduzido.

Cargas pesadas

Para cargas muito pesadas, um dispositivo eletromagnético pode ser usado. Isso requer energia contínua na forma de corrente contínua para gerar um campo eletromagnético e manter a força atrativa.

Se a corrente elétrica for interrompida, qualquer carga sendo içada será liberada.

Um ímã de elevação desse tipo pode incorporar uma bateria para proteger contra comutação acidental (desligamento) em falta de energia.

Cabe ainda mencionar que esse tipo de equipamento pode receber até 5 toneladas de Juntas metálicas. Já o campo eletromagnético pode ser ajustado alterando a corrente para torná-la mais forte ou mais fraca.

Um ímã de elevação permanente típico possui uma carga de trabalho segura inferior a 2 toneladas. A força desses dispositivos é constante e eles só podem ser ligados ou desligados.

Esse tipo de equipamento é muito mais portátil que os mecanismos eletromagnéticos, pois são mais compactos e não requerem eletricidade.

Como eles não dependem de eletricidade, se a energia for perdida, eles não derrubarão uma carga devido à comutação acidental.

A troca é feita usando uma alavanca em dispositivos mais fracos, mas o equipamento mais forte é mais difícil de manusear ao tentar ativá-lo ou desativá-lo.

Assim, um ímã permanente mais poderoso pode incorporar um mecanismo eletromagnético que é responsável apenas por ativá-lo ou desativá-lo.

Eles têm a força do equipamento eletromagnético padrão, mas a segurança dos dispositivos permanentes. A perda de energia não resultará em comutação acidental. A eletricidade só precisará ser restaurada para liberar a carga.

O sistema levantador magnético depende de vários fatores, incluindo:

  • O próprio material;
  • A espessura;
  • O comprimento;
  • As condições da superfície;
  • A temperatura do material;
  • O contato completo entre o dispositivo e o material;
  • Se várias peças são recolhidas ao mesmo tempo.

Eles são mais eficazes quando usados ​​com ferramentas e materiais ferrosos, que geralmente contêm grandes quantidades de ferro, como aço ou níquel. Certifique-se de considerar esses fatores ao selecionar o equipamento.

Muitos fabricantes usam uma carga de teste de 3: 1 para uma taxa de carga de trabalho segura, de modo que o equipamento possui uma margem de erro relativamente grande para melhorar a segurança.

Para alguém que procura se afastar de guinchos e sistemas tradicionais, um ímã de elevação é uma opção atraente. Ao usar esse tipo de tecnologia, o risco de lesões corporais pode ser bastante reduzido e economiza tempo.

Além disso, sua portabilidade facilita o armazenamento e fornece uma ampla gama de flexibilidade ao usá-los.

Aumenta a produtividade

O levantador magnético pode ser uma opção atraente para qualidade e produtividade. Em muitas circunstâncias, não há necessidade de perfurar e fazer orifícios nos metais com furadeira para prender os olhais no transporte.

Após a conclusão do trabalho, esses furos geralmente precisam ser preenchidos novamente e as cargas precisam ser ressurgidas, o que aumentaria o custo do produto e prolongaria toda a operação.

Uma situação comum em muitas oficinas de máquinas (onde os ímãs de elevação podem ser uma vantagem sobre outros equipamentos de elevação), os operadores precisam retirar as peças de metal verticalmente do recipiente de armazenamento e movê-las para um cortador de plasma.

Se os operadores aplicassem tiras ou pulseira magnetica, precisariam levantar a carga de metal pesado para deslizar as lingas por baixo para cada peça de metal.

Observe que, neste caso, supõe-se que o peso do metal seja fisicamente gerenciável; no entanto, na maioria dos casos, as cargas podem facilmente chegar a 2 toneladas cada.

Para qualquer pessoa repetir o trabalho constantemente, pode ser cansativo e muito provavelmente causar ferimentos. Pelo contrário, um ímã de elevação pode ser baixado de um guindaste, colocado em cima da parte ferrosa.

Enfim, o levantador magnético também cria um dano potencial mínimo ao material do produto, sem riscos, se os ímãs forem manuseados adequadamente e com cuidado.