Saiba mais sobre os filtros industriais

A indústria possui diversos equipamentos, por exemplo o compressor de ar, e ferramentas que auxiliam em todos os processos industriais, sejam eles de produção ou de operação de algum serviço.

Em empresas químicas, como as alimentícias, existe um conjunto de elementos que são de extrema importância para o desenvolvimento dos produtos.

Os filtros são importantíssimos dentro dos processos industriais, porque o seu serviço que é a filtragem, tem como objetivo a retenção de partículas que constam dentro do fluido. Essas partículas podem ser:

  • Areia;
  • Cascalho;
  • Óleo;
  • Pedras;
  • Entre outros.

Além do mais, o processo de filtragem tem também como objetivo fazer a absorção de contaminantes que podem estar presentes nos líquidos e que em algum momento podem atrapalhar no bom funcionamento do sistema.

Para que os processos de filtragem aconteçam de forma plena e agradável, quase sempre é utilizado a pressão para fazer com que a eficiência do processo aumente.

Para isso, existem diversos equipamentos que são usados para o processo de filtragem e suas funções são específicas e importantes para o desenvolvimento de diversos procedimentos que ocorrem dentro da indústria. São esses tipos de processos descritos melhor abaixo.

Tipos de processos de filtragem industrial

Um dos processos de filtragem conhecido que temos nos ramos industriais é o chamado skid de filtragem.

1. Skid de filtragem

O skid de filtragem nada mais é que um tipo de unidade de filtragem que é colocado sobre uma base e todo o seu comando é dado por um painel elétrico, fazendo com que o uso da ferramenta seja rápido e prático para seu operador.

Quase sempre o skid de filtragem tem sua aplicação mais precisa em usinas hidrelétricas, que se constituem nada mais, nada menos que filtros automáticos, separadores centrífugos e válvulas reguladoras.

O skid de filtragem é instalado em plataforma metálica e trabalha com elementos hidráulicos que permitem que haja circulação de líquidos dentro do sistema.

Dentro do skid acontece a remoção das partículas sólidas, fazendo uma eliminação do contaminante, além de permitir a filtragem do fluido.

O skid é composto por uma séria de sistemas, como bombas, válvulas, painéis e o filtro que pode ser tanto filtro de agua como um específico para determinado serviço.

2. Filtros absolutos hepa

Os filtros hepa tem grandes aplicações e são muito usados nas indústrias, principalmente, as farmacêuticas e alimentícias. A fabricação desse tipo de filtro é quase sempre composta por um papel filtrante feito com microfibra de vidro e também molduras produzidas com material galvanizado.

Sua utilização se da para realização de separação de partículas do ar, fazendo com que seja eliminado cerca de 99% das impurezas dele, incluindo a eliminação de ácaros, vírus e bactérias.

3. Filtro magnético

O filtro magnético tem um objetivo específico que é a eliminação ou a descontaminação ferrosa que pode ocorrer durante os processos de produção de materiais.

Assim, sua aplicação é variada, porém sua melhor aplicação é em tubulações de líquidos, como água, leite, soluções químicas, celulose e outros elementos.

Podem ser encontrados em litragens diferentes, cada um apropriada para um tipo de serviço.

4. Filtro declorador

O filtro declorador nada mais é que um filtro que tem como objetivo a retirada de cloros residuais e também alguns resquícios de matéria orgânica fazendo com que a água seja limpa de odores e também de sabores da água.

Assim, esse tipo de filtro é usado muito em indústrias, nas ETA – Estações de Tratamento de Água e também em clubes, parques aquáticos e outros, sempre relacionados às piscinas.

Outros tipos de filtro

Além desses tipos de sistemas de filtro, existem alguns outros que são de suma importância para os processos industriais:

Filtros multibolsas

Esses filtros são muito importantes e têm diversos benefícios, além de ser extremamente eficaz em seu processo de filtragem. Também possui grande capacidade de retenção das partículas, além de ter grande vida útil.

Sua composição é feita com microfibras sintéticas inertes, que não são tóxicas nem cancerígenas, que ajudam a promover a densidade progressiva das fibras.

Filtros de carvão ativado

São feitos por células de carvão ativado de maneira granulada, são importantes para realização de absorção de odores, gases nocivos ou então corrosivos ou irritantes.

Dessa forma, percebemos que os filtros industriais são importantes para a formação de um sistema industrial seguro e firme, e tornando os seus produtos mais qualificados e melhores.