O gerador energia elétrica é fundamental na montagem industrial, que não pode ficar desabastecida de energia nem por um segundo. Ele transforma a energia mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza em energia elétrica para o uso.
O gerador mais comum, denominado dínamo, cria um campo magnético que gera corrente elétrica. Já um grupo gerador de energia, modelo utilizado nas indústrias, funciona com motor alimentado a combustível.
Já o transformador de energia é um dispositivo usado para transmitir a energia ou potência elétrica de um circuito a outro, induzindo tensões e modificando valores das impedâncias elétricas de um circuito.
O equipamento pode ser classificado de acordo com a finalidade, o tipo e o material de sua composição. Com relação a finalidade, pode estar focada na transformação de corrente, potência, distribuição ou força.
Outro equipamento útil para o fornecimento de energia é o controlador de demanda. De forma automática, o utensílio monitora a entrada e saída de cargas na rede elétrica.
O principal objetivo é evitar a ultrapassagem de consumo de uma demanda pré determinada, evitando gastos excessivos com energia elétrica. Por isso, é um equipamento essencial na gestão precisa e dinâmica de energia.
Por sua vez, o painel de comando é um item de extrema importância na montagem industrial, utilizado para alocar dispositivos eletrônicos e circuitos. Geralmente é um compartimento modular construído com uma estrutura em chapa metálica, com perfis de dobras e fechamento com porta e trancamento.
Com relação aos componentes eletrônicos, o principal é a placa PTH, com circuito impresso.
Quais os riscos envolvidos nas atividades?
Quando se pensa nos riscos envolvidos nos trabalhos com eletricidade, o primeiro que vem à cabeça é o risco de choque elétrico. Mas esse não é o único perigo para quem trabalha com instalações elétricas. É possível citar ainda:
- O arco voltaico de transmissão de corrente;
- As queimaduras, no contato direto com condutores de eletricidade;
- Risco de exposição a campos eletromagnéticos;
- Outros riscos, como a queda de altura durante atividade.
É de extrema urgência que a manutenção de geradores a diesel, assim como qualquer outra atividade industrial que envolva o manuseio de equipamentos e redes elétricas seja feito seguindo as normas de segurança, a fim de evitar os perigos.
Choque elétrico
O choque ocorre quando o corpo humano conduz determinada corrente elétrica para a terra ou para outro elemento condutor.
O resultado são contrações musculares, calor, queimaduras, até paradas cardíacas, dependendo da intensidade da corrente e do tempo de exposição.
Arcos elétricos
Arcos elétricos são a transmissão de corrente por um meio que a princípio seria isolante, como o ar. A principal causa é a conexão e desconexão de dispositivos elétricos e curto-circuitos.
Os arcos elétricos também são capazes de queimar a pele em segundo grau, ou até mesmo terceiro. Muitos têm energia suficiente para destruir roupas e provocar incêndios.
Queimaduras
A ocorrência de queimaduras é um risco comum nas atividades relacionadas à eletricidade. Nestes casos, a lesão externa não costuma representar a gravidade da lesão interna, que é bem maior.
Em caso de queimaduras por acidentes envolvendo a energia elétrica, a extensão e o aspecto da lesão vão depender do caminho realizado pela corrente pelo corpo.
Outros riscos
Uma diversidade de riscos envolvendo atividades elétricas envolve a exposição a campos eletromagnéticos, explosões, choques acústicos e outros efeitos negativos.
Diante de um choque em atividade realizada em altura, mesmo que leve, a queda pode ser uma das consequências.
Causas da falta de segurança em serviços elétricos
A negligência continua sendo a principal causa dos acidentes de trabalho, não só com eletricidade, mas de uma maneira geral. Muitos imprevistos ocorrem devido ao fato de as equipes não darem a devida importância às medidas de segurança.
Dentre os principais fatores que podem causar acidentes é preciso citar:
- Uso incorreto de equipamentos, por falta de qualificação e cuidado;
- Uso de equipamentos e ferramentas danificadas;
- Uso de equipamentos inadequados ou incompatíveis para as funções;
- Realização de tarefas de manutenção em aparelhos ligados a corrente;
- Uso incorreto dos EPIs, Equipamentos de Proteção Individual.
Com o objetivo de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores de serviços em eletricidade, a norma NR-10 estabelece medidas de proteção coletiva, individual e procedimentos de trabalho.
As medidas de segurança em questão são válidas para projetos na construção, montagem, operação e manutenção de maquinários industriais.