Conheça curiosidades na fabricação dos fones de ouvido

Os fones de ouvido eram utilizados por operadores em centrais de telefonia no final do século XVIV, mas a patente dos headphones só iria ser feita anos depois, pelo engenheiro francês Ernest Jules Pierre Mercadier.

Mas, foi a partir da aceitação do walkman pelas pessoas que os fones de ouvidos, pesados e obsoletos – mas que eram super modernos para a época – caiu no gosto popular.

Diferentemente dos modelos modernos, que possuem bluetooth e conexões wireless com o aparelho celular, que é vendido atualmente no mercado.

Os fones antigos eram compostos por materiais artesanais e revestidos com borracha, couro, cobre e cerâmica. Os modelos modernos, ainda possuem os mesmos padrões.

Mas, atualmente são produzidos em massa e com materiais mais modernos, como a espuma para fone de ouvido e outros materiais como o silicone, plástico e couro artificial.

No mercado popular, há muitos tipos de fones, como os em torno da orelha, o broto de orelha (Buds Ear), onde o fone fica parcialmente inserido na orelha, são alguns exemplos.

Cada estilo de fone possui preços e funcionalidades diferentes

Fones de ouvido Circumaural (ao redor da orelha): Esse tipo de fone permite que, através dos grandes fones de ouvidos, haja o abafamento completo de ambas as orelhas.

Além disso, há uma grande variação de elementos usados em sua fabricação. O uso de alguns determinados elementos utilizados no dia-a-dia, como o plush e o veludo, empregados em itens como a almofada, por exemplo.

Podem ser usados neste tipo de fone ao redor da orelha. Outros elementos como poliuretano, falso couro cheio de espuma e couro real, também podem ser usados nesta variação de headphone.

Os fones utilizados na orelha, são os mais comuns vendidos no comércio popular, possuem um par de cabos finos com bulbos de plásticos com alto-falantes nos terminais.

Os quais, normalmente, são revestidos por borracha natural, sintética ou silicone hipoalérgico. Os contra o ouvido, possuem um arco de plástico.

Este que envolve a parte posterior da cabeça, chamado de supra-aural. Normalmente, são revestidos de borracha, couro artificial, espuma, etc.

Conheça as peças utilizadas na fabricação

Os alto-falantes dos fones de ouvido, são chamados tecnicamente de transdutores. Cada fone de ouvido possui um transdutor diferente.

Ou seja, cada tipo de headphone possui uma bobina e um método de fabricação diferenciado. Os imãs são os componentes vitais das bobinas.

Pois, são eles que geram as respostas aos campos magnéticos estáticos ou alternados. Na região sudeste, é onde se concentra a maior quantidade de fabrica de imãs SP.

Este material ferromagnético, é responsável pela tradução do som e é acoplado em estruturas plásticas, que são fabricadas, através de máquinas injetoras de plástico, em moldes de aço em grande escala.

Essa estrutura é chamada de invólucro, além das máquinas, este processo utiliza em seu processo de montagem, mãos humanas para a colagem das estruturas pré-moldadas pelas máquinas com a utilização da cola anaeróbica.

Que veda as peças evitando, assim, a entrada de qualquer fluido que possa danificar a bobina. As máquinas também produzem os filamentos e os seus revestimentos emborrachados, que unem o aparelho eletrônico aos invólucros.

Depois dos pares de fones serem completamente montados, estes são testados na fábrica antes da distribuição para as lojas e distribuidoras.

Os testes são feitos pelas próprias máquinas, através de softwares que emitem pulsos eletromagnéticos aos headphones, para testar sua assiduidade.

Os alto-falantes podem ser divididos entre os principais tipos:

  • Bobina móvel: é o tipo de alto-falante mais usado nos fones de ouvidos, é composto por um Imã que, normalmente, apresenta neodímio ou ferrita em sua estrutura, onde se mantém imóvel na estrutura do fone produzindo um campo magnético;
  • Eletreto: Produz a tradução do som, através da realização de uma carga interna permanente, essas cápsulas de eletreto são compostas por um tipo diferente de bobina, pois seu diafragma é fabricado a partir de uma membrana de plástico especial denominada politetrafluoretileno;
  • Eletrostática: Este tipo de headphone é composto por um tradutor eletrostático, onde há um diafragma elétrico. Esse sinal sonoro cria uma força magnética, então, o ar é forçado a sair pelos orifícios. Há uma grande variedade de materiais em sua composição e sua frequência possui mais variações do que as demais bobinas, por esses dois fatores, seu custo pode ser mais elevado em relação aos demais fones.

Uma dica para o leitor, seria manter seus fones de ouvido sempre no volume indicado para não precisar trocar os mesmos com frequência ou até mesmo precisar de um otorrino após muito tempo exposto ao volume alto.