Equipamentos industriais: Tudo o que você precisa saber

Os equipamentos industriais são símbolos da produção fabril no imaginário coletivo da sociedade. As pessoas, ao pensarem em indústria, naturalmente pensam em maquinário pesado.

E nada mais natural que se arremeter a essa ligação de ideias, já que a diferença entre a produção industrial e a manufatura é exatamente a produção em larga escala, possibilitada por esses mesmos maquinários.

Maquinário de fábrica, comprar ou alugar?

Sendo assim, para a instalação de uma fábrica, a presença dos equipamentos é fundamental. Porém, muitos dos equipamentos utilizados em qualquer fábrica podem ser alugados e não precisam ser adquiridos definitivamente.

Embora pareça certa desvantagem, a locação de equipamentos, para empresas pequenas, com pouco capital inicial, pode ser uma solução boa.

Outra vantagem é que na locação, a empresa locadora é quem se responsabiliza para arcar com os custos de manutenção dos equipamentos, garantindo equipamentos de qualidade superior na sua linha de produção.

Outra opção, mais barata do que adquirir maquinário novo, é adquirir alguns equipamentos usados.

Todavia não é muito indicado, pois pode gerar problemas e custos adicionais. Se for possível, e o equipamento for ser usado por longo período de tempo, a compra de equipamentos novos é a mais indicada.

Quais os equipamentos industriais que se destacam?

Em se tratando de indústria, alguns equipamentos merecem destaque, pois se fazem presentes em vários setores dela.

Iremos conhecer alguns dos itens muito usados em diversos setores industriais. São eles:

  • Balancim manual;
  • Botoeira;
  • Empacotadora;
  • Esteira;
  • Freezer;
  • Empilhadeira;
  • Alarmes.

1. Balancim

O balancim é um equipamento de prensa (fixação) manual de botões, rebites, ilhoses, colchetes e outros tipos de enfeite.

Pode ser manual, automático, ou pneumático, que é controlado manualmente, mas utiliza a força de um compressor para prensar.

O balancim é necessário, não apenas, na indústria têxtil, mas em vários outros ramos, como, por exemplo, em gráfica, onde é usado para colocar ilhoses nas bordas dos banners e faixas, para que possam ser presos.

2. Alarmes

Os alarmes de segurança, como alarme de fumaça, são muito importantes no ambiente da fábrica. Uma situação de perigo, sem um alarme, pode ser identificada tardiamente, causando perdas e riscos à vida dos profissionais.

Seja para fiscalizar o funcionamento dos equipamentos, seja para fiscalizar situações de risco, ou para identificar invasores, o Alarme esta sempre presente na indústria.

3. Botoeira

A botoeira é especialmente usada na indústria por possuir design mais robusto, o que é importante em um ambiente onde, muitas vezes, as pessoas usam luvas, carregam materiais pesados e podem estar sujas de óleo.

Principalmente a Botoeira liga desliga, que serve para ligar e parar máquinas e processos, assim como esteiras, elevadores de carga, portões automáticos e diversas outras coisas – na prática, tudo que possa ter um botão de liga e desliga.

4. Empilhadeira

É um equipamento usado para carregar pesos e fazer manejo de produtos em estoque. Ela ajuda nos processos de descarregar e carregar caminhões e agiliza muito o transporte de cargas dentro da própria empresa.

Os tamanhos e modelos variam, mas elas podem ser bem altas e facilitar o armazenamento vertical do estoque também.

5. Esteira

A Esteira serve para facilitar o transporte de produtos e materiais. Muitas vezes ela é usada em linhas de produção para passar os materiais de um funcionário ao outro, ou de uma máquina para a outra, durante os ciclos de fabricação.

Fora as fábricas, as esteiras são amplamente utilizadas no setor de transporte. Empresas de entregas e aeroportos usam as esteiras para selecionar e triar os objetos.

6. Empacotadora

As máquinas empacotadoras estão presentes na maior parte das fábricas, seus tipos mudam de acordo com o produto, mas a Empacotadora vertical se faz presente na maioria das fábricas da indústria alimentícia.

Ela funciona baseada na gravidade; um despejador leva o produto até o topo, em seguida ele cai na embalagem, que é imediatamente lacrada e, por ação da gravidade, cai em uma bandeja recolhedora.

7. Freezer

Muito presente na indústria alimentícia, os freezers servem para manter os alimentos conservados. O freezer normal é disposto na horizontal, com portas que abrem para cima, mas, em lugares muito pequenos encaixar o freezer no espaço pode ser um problema.

O Freezer vertical é de grande ajuda para locais com pouco espaço porque ocupa menos área no chão. Uma opção, também, é a instalação de uma câmara frigorífica.