Para auxiliar em grandes obras industriais, foram desenvolvidas as pontes rolantes, considerada a principal ferramenta sobre trilhos, para transporte e movimentação de cargas e materiais pesados.
Elas têm maior destaque no setor siderúrgico, pois este, além de lidar com a produção direta de aço, utiliza a ponte rolante para carga e descarga de materiais em regiões portuárias.
Por que adquirir uma ponte rolante?
O investimento nessa aquisição, representa um grande custo-benefício, com inúmeras vantagens para empresas.
Adquirindo uma ponte rolante, a empresa vai contar com a possibilidade de combiná-la com outra.
Formando uma monovia e precisando apenas de um único mecanismo de elevação e translação das cargas. Assim, terá grande facilidade de movimentação com um serviço que envolve precisão, rapidez e segurança.
Existem três tipos de ponte rolante
- A ponte rolante comum: que necessita de um espaço fixo pré-determinado para movimentação de materiais;
- A ponte rolante pequena ou leve: que apresenta uma capacidade de cento e vinte quilogramas a uma tonelada e meia, não necessita de solda em sua operação, pois os componentes de sua estrutura são parafusados
- A ponte rolante empilhadeira: que tem como foco transportar materiais cilíndricos, moldes e materiais de alta pesagem.
Contudo, é necessário analisar todos os seus modelos, características e vantagens, para definir a que mais se enquadra no perfil e necessidade da empresa.
As vantagens que a ponte rolante apresenta são:
- Alta durabilidade;
- Redução de energia;
- Alta resistência à torção;
- Baixa manutenção;
- Resistência;
- Precisão de movimentos com um sistema compacto e organizado.
Para que a ponte rolante funcione adequadamente, é preciso que suas peças internas estejam em ordem, principalmente o motor.
Entenda a importância do motor
Controlado eletricamente, o motor para ponte rolante tem seu princípio funcional baseado em um campo magnético.
Esse campo aparece por conta da diferença existente no sistema de correntes alternadas.
Além disso, é considerado robusto e de baixo custo, de forma que garante uma eficiência superior na atuação das pontes rolantes.
O motor para ponte rolante, é utilizado no mercado por conta de suas características relativas ao funcionamento e respectiva eficiência.
Uma delas é a velocidade de atuação constante do motor, variando de acordo com a carga que está na ponte rolante.
A resistência é uma das vantagens que o motor proporciona, pois é feito de materiais capazes de suportar fortes impactos, além de alguns elementos abrasivos e corrosivos.
Como já foi mencionado acima, esse equipamento gera baixos custos pois, por conta de sua resistência, faz com que os gastos com manutenção sejam reduzidos.
Além dessas duas peças, existem outras que podem ser igualmente importantes, como, por exemplo, o servo motor pequeno.
A principal diferença entre um servo motor e os outros motores, é que os servos possuem neles um encoder incorporado (dispositivo eletromecânico, que transforma posição em sinal elétrico digital) e um controlador.
Um servo motor, é um atuador rotativo ou linear que garante o controle, velocidade e precisão em aplicações de controle de posição em malha fechada.
Também é projetado com pequeno diâmetro e longo comprimento do motor, se diferenciando dos motores convencionais. Outro tipo de motor é o trifásico.
Muito encontrado em indústrias, o motor trifásico é caracterizado por cumprir uma demanda de maior potência elétrica, é mais leve e compacto, possui tamanho reduzido em relação a um motor monofásico.
A grossura de um cabo necessário em um sistema trifásico, é metade do que o sistema monofásico necessita. O motor trifásico depende de um dispositivo eletrônico.
Capaz de variar sua velocidade, que transforma corrente elétrica alternada fixa, em corrente elétrica variável, controlando a potência consumida pela carga, através da variação da frequência entregue pela rede.
Este dispositivo se chama inversor de frequência e possui este nome, pela maneira que ele faz esta variação de giro do motor trifásico.
O inversor funciona da seguinte maneira: a frequência de entrada no motor determina a velocidade do campo elétrico, com a qual o motor trabalha.
Dessa forma, o inversor atua mudando esta frequência de entrada e, consequentemente, a velocidade do motor será maior, caso a frequência seja menor a velocidade também é menor.
Uma das vantagens de utilizar o inversor de frequência, é a de explorar o funcionamento do motor trifásico. Dentre outras vantagens, é possível destacar as substituições de variadores mecânicos e eletromagnéticos.
Além da instalação simples e a redução de choques mecânicos, quando dada a partida do motor. O custo-benefício também é vantajoso, pois o inversor proporciona economia de energia elétrica, maior durabilidade de engrenagens e polias.