A importância das unidades de medidas na indústria

As medidas e suas unidades acompanham a evolução humano e a formação das civilizações e sociedades. Ter padrões de medidas para conseguir quantificar sempre foi uma necessidade humana. Comparar distancias, tempo, medidas para localização de cidades e territórios e quantificar alimentos, são ações realizadas desde a formação da sociedade.

Atualmente, a necessidade de medir continua e diariamente são utilizadas diversas unidades de medida. Mas, como ocorre de forma automática, raramente é observado como as medidas estão presente no cotidiano dos seres humanos. As medidas e suas unidades estão presentes dentro das organizações, das residencias e atividades cotidianas como ir ao supermercado. Ou seja, desde do âmbito corporativo aos momento de descontração e lazer a medida está presente.

A exemplo dessa inserção, as pessoas medem o consumo da água, da energia elétrica, a quantidade de gasolina, a temperatura do ambiente, do dia ou até mesmo de pessoas para verificarem se estão bem.

Além disso, elas controlam a velocidade para não ultrapassarem o limite estabelecido por lei. Quantificam os alimentos a serem comprados e consumidos em uma refeição, a quantidade de calorias consumida e também medem as horas para realização de atividades.

Nesse amplo universo de medidas são utilizadas diversas unidades.

Tais unidades, se não fossem padronizadas, poderiam gerar muita confusão e ruídos na comunicação entre as pessoas.

Por isso, também foi desenvolvida uma ciência que tem como objetivo padronizar e realizar com exatidão uma medida, essa ciência ficou conhecida como metrologia e para que a padronização ocorra de forma correta e efetiva, são necessários diversos indicadores e parâmetros.

Tipos de Metrologia

Por ser uma necessidade da sociedade, há um órgão responsável por realizar os estudos e assegurar que certos produtos e serviços estão sendo medidos de forma correta.

No Brasil, o órgão regulador é o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e define essa ciência em três grandes áreas:

  1. Legal: utilizada para proteger os consumidores, por meio de inserção de padrões e exigências técnicas legais tanto para as unidades de medida aplicadas, bem como os métodos e instrumentos de medição.Essa exatidão e vigilância proporciona credibilidade e segurança nos campos da saúde, alimentação, meio ambiente, segurança e economia;
  2. Cientifica: área responsável pelos padrões de medição nacionais e internacionais na área da ciência, pesquisa e desenvolvimento;
  3. Industrial: área designada à aplicação de conceitos e fundamentos das unidades de medidas para controlar e qualificar os produtos e processos industriais, a fim de garantir a qualidade dos produtos e serviços ofertados nesse campo.

Aqui também é muito importante a checagem e manutenção dos equipamentos que são utilizados como medidores, a fim de assegurar que sempre estejam corretos e devidamente calibrados e ajustados.

Verificação

Normalmente os objetos responsáveis por realizarem a medição e pesagem dos produtos são as balanças, que por medirem diversos produtos e objetos estão presentes no mercado de diversas formas e tamanhos.

É possível encontrar as balanças em:

  • Consultórios médicos;
  • Farmácias;
  • Academias;
  • Laboratórios químicos e físicos,
  • Centros de pesquisas e desenvolvimento,
  • Instituições de ensino.

Entre muitos outros locais como a balança de pesagem rodoviária, aeroporto ou até mesmo rodovias. Cada balança é responsável por pesar um objeto ou produto e verificar se esta de acordo com o que foi estipulado ou acordado.

Assim, elas precisam sempre estar corretas para não passar a informações incorretas e prejudicar alguns processos ou procedimentos que precisam dessa exatidão.

Para evitar que isso ocorra é realizado um processo por meio de equipamentos e profissionais capacitados a fim de corrigir ou acompanhar a medição das balanças para garantir a sua medida correta.

Esse método é conhecido como aferição de balanças e, atualmente, é realizado por meio de empresas especializadas em balanças e suas manutenções.

Por isso, ao utilizar, comprar ou alugar uma balança é preciso certificar que ela está em condições de uso e que as manutenções preventivas e corretivas foram aplicadas e realizadas por uma equipe de profissionais devidamente treinados e capacitados.

Isso deve ser feito de modo a garantir que a operação não prejudique o desenvolvimento das atividades e projetos que dependem das medidas fornecidas por esse equipamento.

O mesmo se aplica para demais aparelhos e equipamentos que são responsáveis por fornecer medidas ou pesagem.

Aqui se enquadra inclusive a compra ou aluguel de climatizadores, por exemplo, pois eles são responsáveis por deixar o ar mais equilibrado e confortável a todos. Ou seja, em todos os âmbitos de medidas e suas funções a credibilidade, exatidão e seguranças são necessárias.