Desperdício pode ser combatido com troca de peças

O setor industrial precisa planejar, de maneira adequada, todos os projetos de captação de energia, para alimentação de máquinas e equipamentos que são utilizados em uma linha de produção, com variadas peças.

Para isso, todos os setores devem ser contemplados com um planejamento estratégico, para que a distribuição seja feita de maneira ordenada, e todos os ambientes recebam o devido suporte, para operar com alta produtividade, fazendo produtos com qualidade.

Para não acontecer nenhum tipo de desperdício, é preciso verificar se o material utilizado nos sistemas hidráulicos são desenvolvidos para tal função, com especial atenção às áreas que atendem os maquinários, que precisam do resfriamento para o funcionamento durante um longo período, sem sofrer com o aquecimento.

Economia com equipamentos corretos

Com equipamentos que contam com braços mecânicos, que precisam funcionar de forma automática, fazendo trabalhos na linha de produção, são empregados diferentes modelos de dispositivos, que fazem a movimentação conforme a programação projetada, em cada linha de produção.

A automação tem permitido que engenheiros utilizem diversos modelos de movimentação mecânica e hidráulica, conforme a necessidade se apresenta. São diferentes dispositivo, que agregam valor à empresa e ao trabalho realizado de forma limpa e sustentável.

Um dos dispositivos que converte ar comprimido em movimento e força, são os cilindros pneumáticos, que possuem uma variedade grande, podendo atender diversos setores da indústria, sem precisar da atuação de água ou outros fluídos, e dependendo somente do ar comprimido que tem origem nos gases que ficam sobre pressão.

Como pode ser encontrado em tamanhos e formatos diferentes, seu emprego pode ser feito desde usos domésticos, como no porta malas do veículos, até grandes indústrias, dos mais diferentes setores.

Neste mesmo segmento, grandes máquinas, principalmente as que realizam diversas tarefas na construção civil, utilizam o motor hidráulico para movimentar a caçamba em caminhões, escavadeiras e tratores, por exemplo. O mercado oferece diferentes tipos de motor hidráulico, como:

  • Motor de engrenagem, com duas engrenagens em uma caixa;
  • Motor de aleta, com um único roto e pá;
  • Motor de pistão, em formato de tambor cilíndrico;
  • Motor misto, que agrega diferentes características hidráulicas.

No sistema hidráulico de fornecimento de água, para o arrefecimento das máquinas, é preciso ter uma atenção em vazamentos, e buscar uma solução o mais rápido possível. Água desperdiçada pode render multas, por parte das fornecedoras e ainda pode estar em desacordo com as leis ambientais.

O melhor, nestes casos, é encontrar o ponto de vazamento, selar com produtos desenvolvidos para estes casos e colocar um adaptador hidráulico em terminações como torneiras e mangueiras, com roscas e anilhas que favorecem a passagem de água, sem desperdício.

Quando há a necessidade de fazer emendas, este tipo de equipamento também tem uma função importante, pois é possível realizar adaptação em todo o sistema, unindo diferentes partes, sem prejudicar o funcionamento da estrutura já montada.

Peças importantes do dia a dia

Ao caminhar por uma cidade, é possível observar que diversos equipamentos que são utilizados na indústria, também estão presentes em equipamentos que são utilizados no dia a dia.

Assim como o cilindro pneumático está presente no porta malas dos carros, outras peças se mostram úteis, mesmo comuns, mas que muitas pessoas não percebem.

Esta conexão pode ser visualizada quando a porta de um ônibus se abre, e o motorista aciona um botão para abri-la. Ali está presente um o sistema pneumático, que utiliza gases do próprio ônibus, para que o movimento de abertura seja realizado.

O mesmo acontece com as portas de trens e metros, e as portas automáticas de shopping centers, prédios comerciais e residenciais.

Este sistema relacionado à pneumatica é eficiente, tem uma vida útil longa e a manutenção preventiva contribui para que isso ocorra.

Como não utiliza nenhum abastecimento poluente, seu uso é estimulado tanto na indústria quanto em outros setores da sociedade civil. Podendo, ainda, ser encontrado em hospitais, parques de diversão, toda a indústria de mineração e automotiva.

Já as indústrias que utilizam a força hidraulica em suas máquinas e equipamentos, procuram utilizar os variados tipos de fluidos, para manter o funcionamento destes equipamentos.

Vale relembrar, que há muito tempo, os moinhos que eram adaptados em regiões ribeirinhas, utilizavam as águas dos rios para movimentar um sistema hidráulico e para moer os grãos que eram colhidos no campo.