Usinagem: características, máquinas e história

Para que uma indústria funcione de maneira correta e eficaz, são necessárias diversas questões, que passam por profissionais qualificados e vão até máquinas de qualidade. Assim, todos os detalhes importam. Um desses detalhes, é a usinagem.

Mas afinal, o que é usinagem?

A usinagem é um método de fabricação de determinadas peças de metal que compõem outras máquinas. Assim, empresas de usinagem em SP atuam nessa área.

Uma das características dessa forma de trabalho é a precisão e a atuação com peças pequenas e complexas. Por meio das máquinas utilizadas, objetos com muitos detalhes são facilmente feitos.

Hoje, com o aumento da tecnologia, existem máquinas que atuam conforme desenhos computadorizados. Dessa forma, conseguem fabricar peças em série. Existe uma infinidade de peças que podem ser feitas por meio de usinagem. Algumas delas são:

  • Parafusos;
  • Engrenagens;
  • Porcas;
  • Válvulas;
  • Polias;
  • Roscas.

Máquinas de usinagem

Assim como existem diversas peças que podem ser produzidas, existem também vários tipos de máquinas utilizadas pela usinagem. Vamos detalhar algumas delas.

1. Retífica de engrenagens

Retíficas, de um modo geral, são máquinas que atuam polindo e corrigindo peças metálicas.

Normalmente, o ato de retificar vem após a fabricação de uma peça. No caso da retífica de engrenagens, ela atua ajustando os dentes da engrenagem, que se desgastam ao longo do uso.

Dessa forma, o objetivo dessa máquina é fazer com que a eficiência da engrenagem volte a ser como era: com qualidade.

Existem diversos modelos dessa retífica, uma para cada tamanho ou tipo de engrenagem. É uma máquina extremamente fundamental para o setor de usinagem.

2. Retífica cilíndrica

Já a retífica cilíndrica tem a mesma função básica da de engrenagens: corrigir determinadas peças. Porém, nesse caso, ao invés de se limitar à engrenagens, essa retífica atua com diversas outras peças.

O nome “cilíndrica” vem de sua própria forma de atuação: girando em torno de seu próprio eixo.

Essa máquina é composta por:

  • Mesa;
  • Cabeçote porta-peças;
  • Cabeçote contraponta;
  • Cabeçote porta-rebolo.

3. Torno mecânico

O torno mecânico foi a primeira máquina de usinagem criada. Diferente das retíficas, que atuam em peças já prontas, o torno é quem fabrica grande parte desses materiais.

Assim, é ele um dos principais equipamentos desse setor. Normalmente, são peças circulares, que podem ou não ser feitas em série.

Quando são feitas em grande quantidade, utiliza-se o torno CNC, que significa Controle Numérico Computadorizado. Assim, ele é ligado à um computador, que fornece os dados específicos da peça a ser fabricada.

O surgimento da usinagem

A história da usinagem é muito antiga. Isso porque usinagem é o conceito de tudo que é fabricado à partir de uma matéria-prima.

Sendo assim, ela está presente desde a pré-história, quando o homem fabricava lanças a partir de pedras. Porém, usinagem como conhecemos hoje, mecanizada, surgiu muito tempo depois: no século XIX.

Como o ferro, o aço e o metal eram utilizados em grande quantidade, pedia-se muito do ferreiro. Porém, a mão de obra era cara e o trabalho era demorado.

Foi então que surgiu o torno mecânico, juntamente com a Revolução Industrial e a máquina a vapor.

Com a Revolução, surge também as produções em série e o aço se torna a ferramenta principal em todas as indústrias e fábricas.

Assim, o terro para o crescimento da usinagem era vasto. Com a chegada do século XX, a usinagem e o torneamento não desaparecera. Muito pelo contrário. Eles foram adaptados para a modernidade e a tecnologia.

Importância da usinagem

Portanto, podemos compreender que a usinagem está presente no nosso dia a dia desde o início da história do homem. Sem ela, muitos dos avanços e conquistas não teriam sido feitos. Por isso, a importância de melhorar e modernizar é enorme quando o assunto é esse.

Isso porque a usinagem permanece sendo sinônimo de melhorias e desenvolvimento. Sem ela, muitas das peças não seriam criadas, pelo menos não de forma tão rápida e com qualidade.

Assim, as máquinas e equipamentos que conhecemos também não estariam presentes e acabariam afetando toda a nossa vida.

Investir em processos de usinagem de qualidade, com empresas de qualidade, é investir no funcionamento correto e eficaz das máquinas de uma indústria e na montagem de diversos aparelhos.

Conhecer sobre esse assunto é compreender, também, a história da humanidade e saber a real importância que a usinagem tem nos nossos dias.