3 tipos de sistemas transportadores por gravidade

Os transportadores industriais são equipamentos de manuseio mecânico que movem materiais de um local para outro.

Os sistemas de transporte são utilizados como um método eficiente no transporte de mercadorias físicas, tornando os transportadores particularmente úteis nas indústrias de manuseio e embalagem de materiais.

Um transportador por gravidade move uma carga sem utilizar fontes de energia do motor. Os sistemas de transporte por gravidade são transportadores não energizados, usando a força da gravidade para operá-los.

Com a ajuda de uma força inclinada ou manual, tal como uma pessoa empurrando fisicamente a carga, os materiais movem-se para baixo da linha transportadora ao longo de uma série de rolos ou rodas de metal uniformemente espaçados.

Esses rolos ou rodas transportam produtos de uma área de trabalho designada para um segundo local de trabalho.

Transportadores por gravidade são uma escolha popular devido à sua simplicidade de design. Esses sistemas costumam ser usados ​​para operações que exigem:

  • Manuseio de embalagens;
  • Manuseio de paletes;
  • Montagem de kits;
  • Transporte para locais de descarregamento de caminhões.

São amplamente utilizados em várias indústrias devido aos benefícios que oferecem.

Eles auxiliam no transporte seguro de materiais de um nível para outro, o que minimiza os custos associados ao uso de mão de obra humana para operar empilhadeiras ou caminhão para transportar materiais por todo o depósito.

Os sistemas de transporte por gravidade são práticos, pois podem ser instalados em muitos locais, podem movimentar cargas de várias formas, tamanhos e pesos, além de terem recursos de segurança avançados que ajudam a evitar acidentes no local de trabalho.

Você deve estar se perguntando quanto custa içamento de materiais por transportadores por gravidade. Pois saiba que os transportadores por gravidade permitem otimizar suas operações enquanto mantém as despesas baixas.

Um transportador por gravidade consiste em diferentes tipos, incluindo rodas, rolos ou calhas. Vem em várias larguras e comprimentos padrão, que fornecem flexibilidade para praticamente qualquer carga de trabalho.

Indústrias que podem se beneficiar com sistemas de transporte

Sistemas de transporte são comumente usados ​​nas seguintes indústrias:

  • Mineração;
  • Fretes e mudanças;
  • Automotiva;
  • Agrícola;
  • Informática;
  • Eletrônica;
  • Processamento de alimentos;
  • Aeroespacia;
  • Farmacêutica;
  • Química;
  • Engarrafamento;
  • Conservas;
  • Impressão e embalagem.

Alguns dos produtos mais comuns que usam essa tecnologia incluem itens alimentícios, como feijões e nozes, suprimentos de embalagens, como garrafas e latas, componentes automotivos, sucata de metal, pílulas, madeira, grãos e alimentos para animais.

Ao decidir qual sistema de transporte por gravidade escolher para atender às necessidades de sua empresa, é importante levar em conta como o sistema de transporte será usado principalmente, como um Guincho plataforma ou de outra maneira.

Mais especificamente, você deve considerar as operações específicas necessárias, os tamanhos de material, os pesos e as formas, além da localização dos pontos de carregamento e de coleta.

1. Sistemas transportadores de rolos por gravidade

Os materiais são transportados diretamente em rodas ou rolos. Os sistemas de transporte de roletes com gravidade são projetados em quatro tipos diferentes de estilos: reto, curvo, curvo e mesclar.

Os sistemas de transporte por gravidade são construídos a partir de uma série de tubos metálicos com rolamentos ou rolos montados nos eixos e afixados na estrutura do transportador.

A maioria das cargas com uma superfície firme e de fundo plano pode ser manuseada em um transportador por gravidade — seja em uma linha de pressão nivelada ou em uma linha por gravidade.

2. Sistemas transportadores de rodas por gravidade

Os sistemas de transporte de rodas por gravidade são muito semelhantes aos transportadores por gravidade, exceto pelo fato de usarem rodas individuais em vez de rolos uniformemente espaçados para mover os materiais de um local para outro.

Eles são construídos de uma série de “rodas de skate” montadas em eixos afixados na estrutura do transportador que impede que as rodas se movam de um lado para o outro.

Semelhante aos transportadores de roletes, os transportadores de rodas são projetados para manter o objeto em sua orientação inicial.

A diferença é que os transportadores de rodas de skate reduzem o trabalho manual necessário para lidar com itens leves em distâncias curtas. Esses sistemas podem ser fixos ou projetados em um estilo flexível de acordeão.

3. Sistemas transportadores de calha

Os sistemas transportadores de calha são construídos a partir de uma superfície sólida de metal ou plástico que é inclinada para baixo. Esses sistemas podem ser retos ou em espiral.

As calhas se assemelham a um escorregador e não usam nada além de gravidade e uma superfície de baixa fricção para mover o objeto de um lugar para outro. Quando o produto entra na rampa, a gravidade o guia com segurança até o nível mais baixo.

Esses sistemas são amplamente utilizados para o transporte tanto de grãos grosseiros (cereais, minério mineral e carvão) como pós-finos (como em indústrias químicas e farmacêuticas).

Eles são ideais para produtos leves com uma variedade de tipos de embalagem, incluindo papelão, bolsas, embalagens flexíveis e caixas de papelão ondulado.

Enfim, existem muitas opções quando se trata de sistemas de transporte por gravidade, que podem atualizar o seu fluxo de trabalho. Pense nisso!