Tudo o que você precisa saber sobre instalações hidráulicas

Dentro das construções e reformas é perceptível que existem inúmeros sistemas presentes, para que a casa ou ambiente comercial seja um lugar agradável e seguro. Um dos sistemas mais importantes dentro de uma construção consiste nas instalações hidráulicas.

A hidráulica é todo sistema e subsistema de uma construção que age no:

  • Planejamento;
  • Captação (de um poço artesiano ou de uma fonte);
  • Transporte;
  • Armazenagem de fluídos.

Assim, estão dentro de uma instalação hidráulica, as que são chamadas de instalações de água fria, instalações de água quente, esgoto sanitário, água pluvial e também de combate a incêndio.

Uma instalação hidráulica pode ser composta por diversos equipamentos, como a caixa de agua, canos e etc.

Equipamentos de instalações hidráulicas

Existem alguns equipamentos que compõem as instalações hidráulicas que precisam ser entendidos. Confira abaixo.

Sistema de pressurização predial

Um sistema de pressurização predial é composto por um equipamento de altíssimo rendimento, que é constituído propriamente para uso em imóveis que precisam de eficiência e agilidade na distribuição e transporte de água.

Um sistema de pressurização predial atua por meio de um conjunto de bombeamentos de líquidos. De modo geral, é muito requisitado em lugares como apartamentos e coberturas que estão muito próximos a caixas d’água e que possuem uma baixa pressão e desnível.

Essa instalação assegura que todos os pontos de residência tenham uma pressão constante em todos os pontos de consumo, trazendo conforto a todos.

Há algumas vantagens com a instalação desse sistema como:

  • Melhor controle de vazão;
  • Mantém a durabilidade do sistema de pressurização;
  • Opera com diversos inversores para o acionamento individual de cada bomba de água;
  • Bombas de água.

O sistema de pressurização e outros tipos, como estação elevatória de esgoto compacta, agem sempre em conjunto com bombas de água. Nesse sentido, existem diversos tipos de bombas de água.

Uma bomba de água nada mais é que um sistema mecânico que auxiliam no transporte de grandes volumes de água ou de outros fluidos de um lugar para outro.

Essas bombas de água, quase sempre, são ligadas por canos que auxiliam na passagem e também ajudam na pressurização da água.

Há vários modelos de bombas de água, atendendo diferentes propostas e as necessidades de cada consumidor. Por exemplo, há bombas específicas para levar a água de um poço para um reservatório, ou então para uma caixa d’água.

Também são importantes para o processo de drenagem de água da chuva em situações de inundações ou então para irrigação, além do funcionamento de piscinas e de hidromassagens.

Modelos de bombas hidráulicas

Conheça abaixo os modelos de bombas mais utilizados no mercado.

Bomba submersa e submersível

Esses dois tipos consistem nos mais usados constantemente, classificados em submersa e a submersível. A submersa é aquela instalada abaixo do nível da água, sendo muito utilizada em poços artesianos e semi artesianos.

Esse modelo de bomba deve ser colocado dentro do poço, abaixo do nível chamado dinâmico. Não precisa de manutenção periódica caso seja instalada de maneira correta.

As bombas submersíveis, por sua vez, trabalham dentro d’água por um tempo e depois precisam ser levadas a superfície, lavadas. secas e armazenadas. São mais indicadas para o esgotamento de água pluvial.

Bomba centrífuga

São usadas para transferir um grande volume de água para reservatórios utilizados em grandes alturas. Esse modelo de bomba deve ser usado em regiões secas, ou seja acima do solo. É recomendado que seja colocado junto à essa bomba uma válvula de retenção.

Bomba autoaspirante

Esse tipo de bomba é também um tipo centrífuga. Entretanto, dispensa a instalação das válvulas de retenção, e isso porque tem a capacidade de encher a tubulação de sucção e ter sido criada para realizar a transferência das águas e fluidos, de modo que ela não retorne.

Bomba injetora

São indicadas para trabalhos em alta pressão, sendo necessários dois tipos de tubos para sua instalação, sucção e injetor. Basicamente, no final do tubo de sucção é instalado um injetor, que expele a água para fora do poço.

Todas essas bombas podem ser usadas para piscinas também (lembrando que todas devem passar por manutenção e conserto de bomba de piscina), de forma que ela será capaz de desenvolver um ótimo funcionamento.

Qualquer tipo de sistema hidráulico necessita de atenção e o devido cuidado, garantindo sua utilização de modo adequado e seguro.