Tipos de peneiras industriais

A indústria é uma ramificação profissional que possui variados segmentos, e faz com que eles sejam totalmente úteis para a sociedade. Eles todos, em conjunto, produzem tudo o que necessitam, desde celulares até móveis.

No entanto, fazem todos os tipos de serviços, até para eles mesmos, montando maquinários para agilizar as fábricas e todos os outros tipos de necessidades. E, para que essas produções sejam possíveis, há suas iniciativas e preparações.

Um desses métodos que são utilizados para variadas finalidades é a peneiração, que possui muitas funções, porém a mais básica é a separação partículas sólidas, grandes e pequenas, para que elementos possam ser peneirados.

Enfim, hoje iremos falar um pouco mais sobre todos esses aspectos sobre peneiras, como isso funciona no meio industrial e como é possível fazer com que seja um tipo de trabalho procurado diariamente. Acompanhe e confira.

Peneirar

Como explicamos de maneira breve, as peneiras estão presentes em fábricas e outros locais, e isso faz com que possamos enxergar sua necessidade com mais facilidade. Isso porque é um método muito comum e necessário.

O ato de separar misturas heterogêneas com tamanhos diferentes de partículas pode tomar exemplo na construção civil.

Quando a areia é peneirada, separam-se resíduos que não podem estar na preparação do concreto, por exemplo, pois pode prejudicá-lo.

Ou seja, é algo realmente muito importante, e o ambiente industrial precisa disso por variados motivos. A seguir falaremos um pouco mais sobre as peneiras e todos os seus tipos, explicando também todas as utilizações possíveis.

Vibratória

Uma das mais utilizadas é a peneira vibratória, que é um tipo de material que pode ser circular ou linear.

Entre os dois modelos, suas utilizações são diferentes, pois a linear é mais indicada para materiais a granel, dos mais pesados aos menos e secos ou com baixa umidade. Isso possibilita a separação em 5 granulometrias e aumenta a qualidade do processo.

Já a circular atente mais elementos líquidos e granulações mais específicas, dispondo de maior exigência na hora da separação dos produtos. Além disso, possuem 4 tipos de triagens e 5 granulometrias diferenciadas.

Alguns dos benefícios dessas peneiras são:

  • Baixo índice de ruído;
  • Menor consumo de energia;
  • Variedade de opções;
  • Simples instalação;
  • Manutenção minimizada;
  • Substituição rápida das telas;
  • Baixo custo;
  • Praticidade.

Enfim, seja qual for a peneira Vibratória Inclinada, lembre-se de que ela elimina corpos estranhos de todos os produtos e ainda possui variadas classificações e instalações elementares.

Molecular

Há outro tipo de peneira, chamado molecular. Elas possuem poros que não deixam que grandes moléculas passem por elas ou sejam absorvidas em todos seu interior. Ou seja, elas peneiram essas moléculas.

peneira molecular foi descoberta após a observação de alguns minerais como os zeólitos, que são microporosos, e necessitavam de processos como esse. Ela não introduz substâncias tóxicas e ainda possuem um baixo custo operacional.

Além disso, ela possui um trabalho extremamente seletivo que removem de uma maneira rápida e eficiente todos os tipos umidade, contaminantes e correntes de gás que podem existir.

Elétrica

Já a peneira eletrica é um tipo de solução de separação rápida e totalmente prática. Como sabemos, existem os manuais, porém as elétricas chegaram no mercado para agilizar todos os processos.

Ao invés de necessitar de esforço físico peneirando diversas vezes materiais, hoje é totalmente possível ter peneiras elétricas, que vibram e fazem também esse papel necessário e muito mais ágil.

Ela é compacta e muito tecnológica, pois foi feita com materiais modernos e ainda é fácil de usar, além de sua mobilidade e tamanho proporcionais e compacto. Seu trabalho se torna mais rápido e concreto.

Seu motor faz com que sua movimentação possa gerar mais 500 movimentos por minuto, além de não necessitar de fixação no chão e ser mais inteligente e balanceada. Ou seja, é uma grande aliada.

Granulométrica

E, para finalizar, iremos falar sobre a peneira granulometrica, que é uma das ferramentas que mais conseguem determinar dimensões de partículas agregadas em todas as porcentagens possíveis de ocorrência.

Ela é conhecida também como peneira para laboratório e ajuda na classificação de produtos para determinar seu grau e também determinação granulométrica. Assim, ela faz análise e controle de cada elemento relacionado a esse papel.

Enfim, esses são os tipos de peneiras industriais mais utilizadas em todo esse meio, para que seja possível facilitar todos os trabalhos.