Sistemas para captação e aproveitamento de água

A água é um bem valioso que precisa de cuidado especial para que não falte, pois sem ela não sobrevivemos. Com isso, é importante entender e procurar formas de economizar, além de procurar meios de reutilizá-la de forma saudável.

O uso correto desse item valioso pode trazer inúmeros benefícios, já utilizar pensando somente no individual pode trazer diversos efeitos negativos.

Mudar hábitos para melhor pensando no futuro pode ser o início de melhorias de forma indireta, gerando eficiência, economia e praticidade. Isso pode ocorrer de diversas formas.

Esse artigo vai te ajudar a conhecer os sistemas para captação, como fazer o reuso e aproveitar melhor a água.

Captação de água da chuva

O processo de captação de água de chuva é realizado por meio de uma cisterna, um depósito que armazena parte da água da chuva, seja para uso doméstico quanto empresarial. Nele, é feito o aproveitamento a baixo custo.

A captação da água tem sido muito acessível por trazer resultados na economia de água de uma forma diferenciada do mercado.

Vale ainda mencionar que esse sistema pode ser encontrado em diversos formatos, podendo ser aplicado em diversos ambientes.

Dependendo do modelo da cisterna que você adquirir, é possível que seja necessário realizar o aterramento do material, para evitar que se danifique devido às mudanças climáticas, como muito sol ou chuva.

Isso porque o contato direto e contante com as mudanças climáticas pode facilitar o acesso de microorganismos ou fungos na estrutura. Contudo, é possível encontrar modelos que não necessitem desse processo, diminuindo custos como o de obra ou instalação.

Reuso de água

O sistema de reuso de água tem sido a solução mais eficaz para diminuir os impactos negativos na sociedade como alagamento, enchentes e ainda auxiliar empresas, residências e comércios a reutilizar a água em visão de preservar o meio ambiente e economizar na conta de água.

O reuso acontece por meio da cisterna. Um sistema no qual, a partir do momento que a água chega e passa pelas calhas, elas passam pelo filtro que foi instalado e lá é feita toda a limpeza e retirada de impurezas é feito. Assim, é separado o que pode ou não ser utilizado.

Os principais objetivos de um projeto de reuso são:

  • Incentivar a população a aproveitar água da chuva;

  • Servir de instrumento didático;

  • Minimizar escoamento durante chuvas fortes;

  • Direcionar a água para ambientes externos, preservando o meio ambiente.

Depois desse processo a água é enviada para um reservatório final, local em que são aplicados os produtos químicos. Em seguida o material é enviada para o depósito, lá a água é armazenada e, dependendo do filtro, considerada não potável.

Neste ponto cabe ressaltar que a água que fica armazenada no depósito pode ser utilizada para o consumo humano, porém existem diversos meios de usá-las gerando economia, como lavagens de áreas, jardins, veículos, entre outros.

Caixa d’água em concreto

O reservatório elevado é um dos materiais mais procurado por ser uma das caixas d’água mais vantajosas do mercado.

Este produto possui versatilidade por ser capaz de armazenar de 5.000 a 40.000 litros de água, além disso é uma caixa que possui uma instalação prática, exigindo menos tempo de instalação ao levar em conta o tempo de abastecimento da água no produto.

Isso ocorre porque a caixa d água de concreto possui um menor preço no mercado, sendo vendidas por capacidade de armazenamento.

Assim, ela contribui com qualquer uso do concreto e gastos de obra, gerando o melhor aproveitamento da água com baixo custo por litro.

Sistema de recalque

Esse sistema possui a função de transportar a água diretamente para o reservatório por meio de um processo feito por meios mecânicos, exigindo uma quantidade alta de energia elétrica.

O sistema de recalque funciona a partir da canalização, em que se encontram as bombas responsáveis por atender situações de emergências.

Em determinados casos as bombas são ativadas por meio de motores elétricos. Quando ativada, ela conduz todo o líquido diretamente ao reservatório inferior.

Esse sistema pode ser aplicado em diversos locais, como residências, empresas, prédios comerciais, construções e até ambientes agrícolas.

Pressurizadora de água

O pressurizador é um equipamento feito para aumentar a pressão da água gerando um maior impacto ao sair do reservatório pronto para consumo, seja por torneiras, mangueiras, chuveiros e etc.

A bomba pressurizadora de água tem sido muito importante para casos em que acaba a pressão da água, assim ela chega em todos os pontos por meio da bomba.

Esse produto possui algumas características especiais, entre elas é o controlador que faz o acionamento automático caso seja necessário.

Em muitos casos é possível encontrar a bomba centrífuga por um preço acessível no mercado, vendida de acordo com a necessidade do ambiente do cliente.

Por esse motivo é muito importante procurar um profissional e entender passo a passo desse processo.