As empresas industriais precisam atender a demanda para as quais se propõem no quesito atendimento ao mercado consumidor. Suas linhas de produção são montadas de acordo com as finalidades e a transformação empregada nas matérias-primas utilizadas.
Com um planejamento estratégico traçado, contratação de mão de obra capacitada e instalação de máquinas e equipamentos adequados, os produtos devem ser de qualidade e fabricados com eficiência.
O controle de qualidade é essencial para qualquer serviço oferecido para o mercado, e no caso do setor industrial, há organizações fiscalizadoras que acompanham toda a produção, do início ao fim.
Tudo isso ocorre para que os clientes finais possam consumir os produtos com segurança e praticidade.
Por isso, o trabalho de órgãos fiscalizadores como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é muito importante.
Montagem industrial passa por conferência
Os projetos de montagem industrial visam atender às necessidades de cada empresa, em seu segmento atendido.
Os processo de transformação estão relacionados a muitas áreas, entre as quais se destacam as indústrias:
- Alimentícias;
- Farmacêuticas;
- Automobilísticas;
- Têxteis.
Cada montagem industrial recebe um protocolo de qualificação de instalação de máquinas e equipamentos, visando a eficiência na manufatura e a qualidade do produto final.
Esse documento é disponibilizado após a verificação de ambiente, presença de equipes de segurança laboral e atendimento à legislação trabalhista vigente.
As normas regulamentadoras que regem os ambientes industriais também são identificados, de acordo com as finalidades de cada empresa. Portanto, é comum exigir procedimentos de esterilização em setores laboratoriais e no trato com produtos alimentícios.
A automatização de processos também é identificada e regulamentada, seguindo protocolos de segurança que envolvem desde a torre de empilhadeira utilizada dentro de um depósito de estocagem até o planejamento de logística que engloba máquinas e profissionais.
Vale mencionar que as empresas que prezam pela qualidade dos produtos e pela segurança de seus colaboradores mantém toda a instalação industrial devidamente adequada.
O controle do ambiente deve ser acompanhado a todo instante, mesmo que todo o espaço seja completamente automatizado.
Segurança do trabalho em qualquer situação
Para todo cenário industrial, a questão da proteção laboral deve ser tratada com afinco e responsabilidade.
Os profissionais que atuam em ambientes de risco, seja ele baixo, moderado ou de alto grau de ocorrência, precisam receber equipamentos de segurança individual, como botina de segurança, capacete, luvas e vestimenta adequada para o local.
A comunicação visual também faz parte do projeto de montagem industrial, levando em consideração que alguns espaços precisam de uma autorização formal para que possam ser acessados.
A preocupação é válida em todos os sentidos, pois muitas máquinas possuem características precisas para trituração, corte, além de trabalhar com temperaturas elevadas e que podem ser fatais se não forem operadas de maneira correta.
Dentro dos ambientes de trabalho é comum encontrar um serviço de serralheria grades de ferro servindo como limitador de espaço, para que as pessoas não ultrapassem as linhas de segurança, correndo o risco de se acidentar.
Esteiras de rolagem agilizam processos
As linhas de produção estão presentes em diferentes segmentos industriais, atendendo a necessidade de agilidade nos processos de manufatura.
Esses locais contam com esteiras de rolagem, com superfícies específicas para suportar os produtos fabricados dentro da rotina industrial.
Para que funcionem de maneira eficiente, os rolamentos de esferas estão presentes na estrutura, em tamanhos variáveis conforme a finalidade de uso.
As pistas, como também são conhecidas as linhas de produção, podem ser montadas com esteiras metalizadas ou emborrachadas.
Dos pequenos detalhes até as grandes resoluções relacionadas à linha de produção e distribuição para o mercado consumidor, a empresa deve ser responsável por todos os atos aos quais está ligada, mesmo que seja a escolha dos materiais de composição dos equipamentos utilizados.
Mesmo a escolha da esfera de rolamento de aço deve ser discutida durante a montagem industrial, refletindo em menor necessidade de manutenção, por ser um material mais resistente à corrosão.
O reconhecimento quanto ao tratamento direcionado aos colaboradores e o atendimento ao consumidor são favoráveis quando lembrados pela qualidade e eficiência.
A montagem industrial e o acompanhamento constante da produção, com serviços específicos para a manutenção preventiva e corretiva, servem como referência.
Dessa forma é possível atender a demanda, sempre crescente, de produtos que recebem selos de honraria por meio de instituições públicas e privadas, e também pelo público consumidor, o mais importante em toda razão de existência industrial.