A segurança é um dos principais pontos que buscamos durante a nossa vida. É fundamental nos sentirmos seguros em casa, nas ruas e nos nossos trabalhos, para que possamos desempenhar as tarefas cotidianas com tranquilidade e da melhor maneira possível.
Nas indústrias, a segurança é um fator ainda mais primordial para a qualidade da produção. Como sabemos, as indústrias tem o objetivo principal de produzir itens de consumo populacional, ou seja, todas as atividades que ocorrem nesses ambientes são voltadas para a produção intensiva de itens que serão distribuídos em diferentes mercados comerciais.
Os ambientes industriais são repletos de elementos que podem ser prejudiciais para a saúde dos trabalhadores. Além disso, são espaços com máquinas e itens valiosos, por isso é fundamental que existam composições que protejam esses itens e que melhorem a qualidade do trabalho dos profissionais.
Aqui, falaremos de algumas dessas composições de proteção, como elas são inseridas e quais as suas funções. Portanto, continue conosco e venha conferir.
Controle dos materiais
Primeiramente, é importante e necessário entender que cada tipo de indústria tem seu próprio modus operandi. Como as atividades se divergem de indústria em indústria, é natural que as ações de proteção também sejam diferentes.
No entanto, existem algumas composições que são intrínsecas e independem do tipo de indústria, mas falaremos sobre isso mais tarde.
As indústrias químicas, por exemplo, que trabalham com uma gama variada de gases e líquidos, precisam de recipientes que armazenam esses elementos, tanto por uma questão de preservação do conteúdo, mas também pela segurança dos trabalhadores.
Um dos principais itens de proteção de elementos como os mencionados, é a caixa termica de isopor.
As mesmas caixas térmicas que são utilizadas alguma vezes para manter alguma bebida gelada, são bem usufruídas nesses tipos de setores, pois são capazes de manter a temperatura dos gases e dos líquidos, e ao mesmo tempo preservando sua composição.
O isopor caixa termica é utilizado em outros setores industriais, mas achamos interessante observar esse exemplo para explicar que isso pode ocorrer em um setor, e pode não ser tão usual em outros.
Proteção em cozinhas industriais
Nas indústrias alimentícias, por exemplo, os tratos e os equipamentos são diferentes. Esse tipo de setor, de modo geral, precisa de uma cozinha industrial de qualidade, e esses são os principais espaços desse segmento.
Dessa maneira, a composição das cozinhas industriais precisa ser formada por elementos modernos e de qualidade, que ao mesmo tempo sejam interessantes para a produção e o processamento dos alimentos, mas garantindo a segurança dos profissionais que atuam nessa área.
Os fornos industriais são os principais equipamentos das cozinhas industriais. Eles são os mais utilizados, e operam em altas temperaturas, visto que é necessário o fogo para cozimento, fritura e para assar de alimentos.
Para garantir a segurança de todos no local, é preciso verificar constantemente se a resistência para forno elétrico está adequada.
A resistencia forno é um apetrecho imprescindível do funcionamento dos fornos elétricos industriais, visto que são elas que possibilitam que a energia elétrica chegue até seu interior.
A falta de qualidade da resistência, ou a ausência dela pode acarretar em alguns problemas para o espaço, tais como:
-
Não funcionamento dos fornos;
-
Queima de outros aparatos;
-
Explosões;
-
Perda de alimentos;
-
Quebra de processos.
Normas e segurança
Estar atento com esses pequenos detalhes é tarefa primordial dos responsáveis pela área de segurança das indústrias.
O acerto nessas composição e a garantia da presença desses elementos é fundamental para que a indústria esteja dentro do que chamamos de adequação NR12, que é uma norma que atribui que a indústria possui os requisitos básicos de segurança para operarem.
Essa e outras normas de segurança são obrigatórias para as operações industriais. Atributos como os que mencionamos ao longo do artigo são fundamentais para a proteção dos trabalhadores durante as atividades.
No entanto, também é importante que a segurança na industria tenha relação com o controle do espaço, vigilância, proteção contra incêndios e seguro contra perda de materiais.
Dessa maneira, fica mais fácil identificar possíveis problemas nos arredores da linha de produção e se torna possível realizar o controle imediato da situação.
Entre alguns desses aparatos podemos citar as câmeras de segurança, alarmes de incêndio, contratação de profissionais de segurança e entre outros.