O ambiente industrial existe há anos e com isso participou de diversas evoluções tecnológicas e as acompanhou de perto, sempre tentando trazer o melhor delas para todos os seus feitos, de forma a otimizar a sua rotina produtiva e a melhorar os produtos para sociedade como um todo.
Outro motivo que também evidencia essa evolução e necessidade é que é impossível um ramo tão grandioso não crescer junto e se desenvolver com a sociedade em que está implantado. Afinal, pode-se dizer que, inclusive, ele é que ajuda diversos segmentos a crescerem.
Um dos maiores pontos que ajudou não só o mundo, mas também a alavancar as produções e aumentar todas as vendas do meio da indústria foi a automação industrial, que é uma aplicação moderna e relacionada a implementação da tecnologia nas linhas de produção.
Ela existe há muitos anos, porém foi se desenvolvendo e se rebuscando conforme já era utilizada e cada vez mais faz com que fábricas e locais semelhantes possam melhorar seu desempenho. Saiba mais sobre isso no artigo a seguir.
Automação industrial e seus processos
Esse nome nos soa muito comum aos ouvidos, mas você realmente sabe o que é a automação e como ela funciona na indústria e em nossa rotina? Pois ela está em todos os lugares.
Para começar, ela é uma aplicação de softwares, hardwares e outros elementos bem específicos e eletrônicos nos processos.
Seu objetivo, quando aplicada, é aumentar a produção, desenvolver mais trabalhos no local, fazer com que a produção não decaia nunca, aumentar as horas de trabalho e ainda diminuir o desgaste físico de funcionários.
Isso ocorre porque os funcionários realizarão menos esforços que podem causar exaustão, como faziam antes, mexendo em máquinas e manuseando de forma manual. Agora basta uma programação e eles já podem trabalhar tranquilamente.
Alguns dos benefícios deste tipo de aplicação são:
- Redução de custos;
- Aumento de produção;
- Modernização industrial;
- Necessita de pouca manutenção;
- Suporte completo.
É claro que é possível utilizar diversos outros tipos de funcionamentos, como a forma pneumática.
Esse sistema também pode ser aplicado na automação, pois é possível que haja uma programação para ligar um compressor, que necessita de seu funcionamento.
Não pense que esse tipo de aplicação está longe de seu alcance, pois há muitos tipos de elementos diários que possuem a mesma função, como um metrô. Sim, o metrô, principalmente os mais modernos, tem tudo digitalizado.
Ou seja, não é necessário que um profissional conduza mais o vagão principal, porque é possível deixar um projeto computadorizado fazendo este trabalho. Cada dia que passa a automação industrial está mais perto do que imaginamos e mais inteligente também.
Elementos e ferramentas
Para que seja possível entender mais um pouco sobre toda essa tecnologia, iremos falar sobre a importância dos fabricantes de máquinas industriais e também sobre alguns elementos importantes em sua montagem.
Essas fábricas são importantes para o processo de modernização, pois são elas quem montam todos os elementos e conhecem cada modelo de maquinário e o que cada um necessita em seu interior.
Elas podem fazer desde o mais rebuscado equipamento, com todas as opções existentes, até uma opção mais simples com muita qualidade. Isso depende muito da necessidade do cliente e seu segmento.
As palavras-chave destas fábricas são: projetar, desenvolver e entregar. Ou seja, é possível montar máquinas personalizadas e gerenciar seu processo juntamente com os desenvolvedores, o que ajuda muito a alavancar a empresa em questão, com algo único em seu interior.
É necessário destacar neste ponto que há alguns tipos de elementos que devem ser colocados nesses sistemas e um deles é a válvula de segurança e alívio.
Isso porque essa é uma peça que ajuda a atuar na segurança de sobrepressão e em máquinas que utilizam fluídos viscosos e químicos em geral.
Assim, ela necessita ser feita de forma especial e possuir todos os equipamentos e matérias-primas adaptados para aguentar todos os elementos que serão armazenados e, por isso, deve seguir normas técnicas.
Por fim, há também o cabo coaxial blindado, que é o cabo que irá conduzir todas as transmissões de sinais que devem ser emitidas para o funcionamento de todas as máquinas com a automação.
Ele possui variadas camadas concêntricas, cheias de condutores e de isolantes. Mais ainda, ele se forma por um fio de cobre e materiais isolantes, rodeados por uma blindagem especial. Ou seja, é seguro e muito necessário.
Esses são os pontos principais sobre a automação e como ela age no meio industrial. Hoje, é possível escolher o nível de modernidade que deseja em sua empresa e montar seus próprios maquinários personalizados.