Profissionais que trabalham em indústrias e usinas sabem que a principal causa de falha no sistema hidráulico é a contaminação. Dessa forma, a função dos filtros hidráulicos é de extrema importância, pois ajudam a capturar a contaminação antes que ela possa seguir para o sistema. Porém, vale ressaltar que um filtro negligenciado pode ser pior do que não ter filtro.
Filtro entupido
Um filtro entupido não apenas pode liberar contaminantes para o sistema hidráulico, mas também pode resultar em falhas de outros equipamentos ao longo da linha que geram estragos e podem ocasionar um extenso tempo de inatividade.
É por isso que a troca regular de filtros hidráulicos é essencial para um equipamento hidráulico.
O que acontece quando um filtro fica obstruído
Quando um filtro fica entupido com contaminantes, uma queda de pressão se desenvolve através do filtro, pois o fluido não pode mais passar livremente por ele.
Quando a queda de pressão atingir um valor crítico, uma das duas coisas acontecerá.
Se a configuração do filtro incluir uma válvula de desvio, o fluido passará pelo filtro assim que a queda de pressão atingir um ponto crítico. Isso significa que o fluido não está mais sendo filtrado e que novos contaminantes podem passar sem impedimentos.
Agora se o filtro não tiver uma válvula de desvio, a queda de pressão resultante do filtro entupido aumentará até que o elemento do filtro imploda e todos os contaminantes estejam livres para continuar seu caminho.
Não apenas a contaminação filtrada entrou no sistema, mas também contaminou o próprio filtro.
Em alguns sistemas, a queda de pressão pode causar um aumento extremo na pressão montante do filtro. Se essa pressão atingir níveis altos o suficiente e se o filtro não entrar em colapso, outros componentes do sistema podem ser seriamente danificados.
Equipamento contaminado: inatividade e custos
As consequências de um filtro contaminado podem ser muito graves, tanto em termos de danos quanto de custos do equipamento.
Haverá tempo de inatividade à medida que a causa da falha resultante for investigada. Uma vez descoberto, o sistema hidráulico precisará ser lavado para se livrar da contaminação.
Componentes danificados, como bombas ou motores, precisarão ser reparados ou substituídos. Em seguida, o sistema precisará ter todos os novos filtros instalados antes de poder ser iniciado novamente.
O tempo de inatividade associado a esse processo é extremamente caro, especialmente quando se observa que o processo de troca de filtros hidráulicos custa apenas uma fração dessa quantidade de tempo.
Obviamente, existem os custos envolvidos na reparação de componentes danificados e na limpeza de um filtro com falha.
Manutenção dos filtros hidráulicos
É muito mais econômico estabelecer um cronograma proativo e rotineiro para a troca de filtros hidráulicos em um sistema do que deixá-los falhar.
A manutenção preventiva de filtros hidráulicos permite que as máquinas funcionem com um nível de eficiência muito mais alto. Além disso, minimiza o tempo de inatividade e coloca a empresa de manutenção hidráulica no controle do tempo.
A manutenção preventiva dos filtros resolve o problema do filtro entupido antes mesmo de começar, o que, por sua vez, promove a limpeza do sistema hidráulico.
Isso por si só é motivo suficiente quando se lembra de que a contaminação hidráulica é a principal causa de falha do sistema. Manter o sistema limpo também ajuda a manter o valor e a permanecer em serviço por mais tempo.
Hora certa para trocá-los
Quando é a hora certa de trocar os filtros hidráulicos? Existem duas linhas de pensamento sobre esse assunto.
O primeiro diz que os filtros devem ser trocados de acordo com as diretrizes do fabricante do equipamento, que normalmente são baseadas nas horas de serviço. A desvantagem dessa abordagem é que os filtros podem (ou não) precisar ser alterados naquele momento.
Em alguns casos, a manutenção utilizará a própria experiência com o equipamento para desenvolver um cronograma para a troca dos filtros que faça melhor uso da vida útil geral do filtro.
A outra abordagem é usar um indicador de condição do elemento. Um indicador mede a queda de pressão no filtro. Quando atingir um nível crítico, o indicador revela que você precisa trocar o filtro.
Os filtros são alterados quando os indicadores do elemento revelam que o filtro está quase chegando à capacidade.
Alguns departamentos e empresas de manutenção dão um passo adiante e monitoram continuamente as quedas de pressão nos filtros, o que não apenas indica quando um filtro precisa ser trocado, mas também pode revelar falhas iminentes no sistema e permitir que os técnicos localizem a causa.
Isso requer um investimento inicial significativo, mas que será de grande importância para o funcionamento esperado dos filtros hidráulicos.