Saiba como investir na melhor placa para o seu negócio

O que são e quais as utilidades da placa de ímã?

A Placa de imã é um equipamento que serve para captar e reter materiais de ferro. Essas placas em geral, são colocadas próximo à boca de alimentação de uma máquina em uma indústria, com o objetivo de separar os resíduos ferrosos de produtos, como plástico, grãos, produtos alimentícios, óleo, além de outros produtos que não podem conter nenhum tipo de contaminação por esses resíduos.
Elas geralmente são utilizadas, também, no fundo de reservatório das indústrias, para captar os restos de resíduos de ferros que provém dos desgastes das máquinas ou que ficam ao final do processo industrial. Dessa forma, todo o processo de produção industrial é agilizado com o uso da placa de imã, dando mais velocidade ao setor em que a placa está sendo utilizada e, assim, trazendo vantagens para a empresa, aumentando sua produção e usando menos tempo para isso.
Em produtos que não podem ter qualquer tipo de resíduo de ferro, é essencial o uso dessas placas, já que seria, praticamente, impossível que esses pequenos resíduos fossem separados por mãos humanas, e, sem a separação, a empresa corre o risco de ter grandes prejuízos. O princípio básico das placas de imã é a atração desses materiais de ferro a partir de seu campo eletromagnético.
Ela pode ser fabricada com ímãs convencionais, de baixa potência magnética, ou com ímãs especiais, de alta potência magnética. As placas de baixa potência são mais adequadas para captar pequenos resíduos como pregos, parafusos, pedaços de arame, porcas etc. Enquanto isso, as placas de maior força, embora tenham um custo mais alto, podem gerar uma força dez vezes maior do que o imã magnético de baixa potência, possuindo capacidade para captar resíduos de ferro de baixa força magnética, impossíveis de serem atraídas por placas convencionais.
São construídas, totalmente, a partir de aço inoxidável, com tamanhos entre 100mm e 200mm. Também tem mecanismos bem simples de remoção e instalação, facilitando, dessa forma, o processo de limpeza na placa.

Quais outro tipos de placa presente em indústrias?

Outro tipo de placa, que também é extremamente útil para as indústrias, são as placas de poliuretano. Elas são muito utilizadas em diversos segmentos, como a indústria aeronáutica, a indústria de autopeças, além, também, de setores como a construção civil.
As placas de poliuretano podem ser cortadas ou dobradas em vários sentidos. Nas indústrias, elas são usadas como amortecedor, suporte, revestimento de molas, etc. São muito úteis por serem leves, mas também por terem uma resistência muito alta.
O poliuretano é formado por polímeros que contém uretano, sendo os polímeros macromoléculas que surgem da junção de várias moléculas menores. O poliuretano é considerado um ótimo isolante térmico, muito usado nas construções civis.
As telhas, por exemplo, tem sua parte externa constituída a partir de aço galvanizado e seu miolo é feito de uma espuma de poliuretano, servindo assim como um isolante térmico. Outra característica interessante das placas de poliuretano, para a construção civil, é que elas retardam as chamas, dessa forma, reduzindo as chances da propagação de um incêndio no local. Além disso, por ser um material oferecido sob medida, faz com que o desperdício de materiais seja bastante reduzido. Normalmente a construção civil costuma ter um índice de perda em torno de 30%, e com o uso das placas de poliuretano você pode evitar esse custo de perda.
As placas de poliuretano se mostraram muito vantajosas por causa de seu baixo peso, por uma facilidade de manuseio, por sua baixa absorção de água, além de não ser um material que atrai o ataque de insetos e roedores.
O poliuretano é muito versátil e existem vários tipos dele. Ele pode ser encontrado em forma de espumas rígidas, usadas como isolamento térmico e acústico, para modelação ou proteção de transportes de peças e equipamentos. E podem ser, ao contrário, espumas flexíveis, muito utilizadas em colchões, almofadas, brinquedos etc.

Confira abaixo algumas vantagens de utilizar placa de poliuretano em sua obra

  • Tem uma operação silenciosa;
  • São muito flexíveis, podendo assim se adaptar a qualquer formato;
  • Possuem um peso muito mais leve em relação às placas metálicas;
  • Não deixam marcas ou danos nas peças;
  • Absorvem vibrações e impactos reduzindo assim o desgaste do operador e dos equipamentos;
  • Tracionam peças leves com mais eficiência.