O uso de componentes e gases na indústria e na saúde

Setores da saúde como hospitais, consultórios, pronto-socorro e até mesmo em ambulâncias, é possível notar a presença de alguns componentes básicos para primeiro-socorros e um atendimento rápido ao paciente.

Engana-se quem pensa que a área da medicina é voltada apenas para remédios e operações cirúrgicas. Os gases têm um papel fundamental no setor, ajudando muito em procedimentos cirúrgicos ou em situações de o paciente sentir falta de ar, por exemplo.

Devido à importância desses gases, esse artigo versará sobre os principais gases medicinais.

Os gases na medicina: quais são e qual é sua importância?

Os gases na medicina são importantes durante a realização de alguns procedimentos médicos.

Sua importância é tão grande, que esse material não é visto somente com um gás, mas como um remédio.

Para que esses gases sejam utilizados, eles precisam apresentar algumas características, como:

  • Não ser nocivo à saúde;
  • Ter elevado grau de pureza;
  • Ser regulamentado por órgãos no seu país de produção (como a ANVISA);
  • Ter recomendação médica para o uso.

Os principais gases utilizados na medicina são o oxigênio, que geralmente é colocado em um cilindro de oxigenio e é utilizado para tratar doenças respiratórias e eventuais problemas no coração.

Além dele, existe o chamado “ar sintético”. Provavelmente, a maioria das pessoas já teve acesso a ele ao ir para o hospital com o nariz congestionado e fazer inalação.

O Óxido Nitroso, por sua vez, também é fundamental, principalmente em procedimentos cirúrgicos, ou na realização de exames mais complexos, pois eles podem atuar acalmando, anestesiando e, ainda, reduzindo a dor do paciente.

Geralmente, esses gases apresentam-se como ar comprimido, que é um processo mecânico de colocar o ar dentro de um cilindro, balão ou outro elemento, que consiga armazená-lo de forma segura.

Quem produz e comercializa esses gases?

Como citamos, esses gases são regulamentados pela ANVISA, mas são produzidos por Empresas de gases medicinais que atuam de forma específica nesse tipo de mercado.

É fundamental que a empresa seja regulamentada pela ANVISA e siga as normas de segurança já estabelecidas para a produção desse material e sua comercialização/ manuseio.

O Cilindro de gases medicinais é altamente requisitado no ambiente hospitalar e eles são postos em cilindros como uma forma de comprimir o ar, fazendo com que caiba uma “maior quantidade”.

A empresa produtora dos Cilindro de gases medicinais fica responsável por trabalhar com as propriedades químicas e físicas desses gases, assim como verificar qual é a melhor forma de armazenamento e do seu transporte até a indústria.

Os gases presentes nos cilindros são adquiridos por hospitais porque apresenta um excelente custo-benefício e muita usabilidade.

Geralmente, os cilindros são feitos com metais, como é o caso do aço, aumentando ainda sua resistência e durabilidade.

Vale ressaltar também que esses cilindros são produzidos em vários tamanhos, porque sua aplicação varia e seu tamanho muda a depender do local em que ele será posto.

Você já ouviu falar em Lavador de gases?

Já que estamos trabalhando com o uso e importância dos gases no setor hospitalar e industrial, vale a pena destacar a questão dos lavadores de gases.

Esse processo geralmente ocorre na indústria, de forma rígida, seguindo as normas e a legislação vigente, tornando o processo muito limpo e seguro.

Vale destacar que o Lavador de gases, nada mais é que um sistema que trata os gases da atmosfera, realizando sua retenção e trabalhando para deixá-lo puro, ou seja, sem componentes químicos poluidores e perigosos.

Esse material é importante por ajudar no controle da poluição do ar, removendo partículas, tanto da indústria, como de outros segmentos que precisam de descontaminação.

Basicamente, esse lavador funciona como um exaustor industrial, que é um equipamento que atua removendo o ar contaminado do local, ajudando em sua purificação e em uma melhor ventilação para o ambiente.

Esse material é super indicado para locais com grande aglomeração de pessoas, ambientes industriais e áreas que precisem da circulação do ar de forma mais intensa.

Na lavagem, os compostos tratados geralmente são gases ácidos, como:

  • Ácido Fluorídrico (HF);
  • Ácido Sulfúrico (H2SO4);
  • Ácido Clorídrico (HCl).

Esse procedimento é importante por apresentar bastante eficiência, ajudando até no controle da pressão e da temperatura do local. Ou seja, existem elementos que atuam na limpeza desse ar e outros que atuam salvando vidas.