A indústria é um setor fundamental para o desenvolvimento econômico no país. Esse setor é integrado com vários outros, incluindo o hidráulico. Basicamente, o segmento hidráulico é o setor responsável por um sistema que fornece a energia por meio de líquidos e gases, também chamados de fluidos.
Esses fluidos funcionam sob pressão. É fundamental que esse setor funcione corretamente para que a máquina tenha seu melhor desempenho.
Ainda, o sistema hidráulico funciona no transporte de líquidos de um local para outro, dentro da máquina, contribuindo para sua lubrificação. Sem isso, provavelmente a máquina quebraria.
De um modo geral, o sistema hidráulico é composto por:
- Reservatório: responsável pelo armazenamento do liquido;
- Bomba hidráulica: converte a energia mecânica em energia hidráulica;
- Integração de válvulas, incluindo, de pressão e de controle;
- Integração de vários cilindros;
- Motor.
As tubulações também estão integradas a esse sistema e é sobre elas e seus componentes que esse artigo versará. Confira!
Tubos e conexões dentro da indústria
Todo o setor industrial é composto pela integração de tubos e conexões. Eles são responsáveis por transportar líquidos ou gases de uma máquina para outra. Estes tubos estão interligados e precisam ser eficientes e feitos com material resistente para suportar a pressão e a intensidade que existe dentro do processo industrial.
Para que o sistema seja eficiente, as instalações precisam ser seguras, suportando impactos e temperaturas elevadas.
O grande objetivo de instalações bem-feitas é garantir a redução dos custos e de modo a não perder material ou carga, trazendo benefícios para a empresa.
Esse processo irá atuar em conjunto com vários tubos, conexões e cilindros.
Um material bastante importante nessa integração da tubulação que também faz parte do sistema hidráulico é o Anel raspador.
Esse anel é importante por atuar na limpeza ou remoção de algumas partículas de sujeiras. Elas podem estar em cilindros hidráulicos e até nos pneumáticos (que trabalham com a compressão do ar).
Esse anel é importante por evitar que a peça seja danificada, aumentando sua durabilidade e performance. Outra função do anel raspador é vedar ou atuar na raspagem de material. Sua usabilidade vai depender do tipo de local em que ele será instalado.
Outros materiais importantes também se destacam nesse processo, como é o caso da valvula de retenção. Esse material é importante porque atua na proteção e instalação hidráulica, no que se refere à água ou esgoto.
Esse material é feito com PVC e tem um diâmetro considerado largo. Esse sistema se apresenta como seguro, eficiente e ajuda nas tubulações do transporte desses fluidos.
Outro material interessante é chamado de Redução excêntrica. Esse tipo de material atua na ligação de dois tipos de tubos, de forma excêntrica.
Esse material é formado de aço inox ou aço carbono, o que confere ao material muita resistência e durabilidade.
Além disso, ele se torna resistente à ferrugem, apresenta um excelente custo-benefício para a indústria. Geralmente, esse material é utilizado em usinas, principalmente de álcool ou açúcar, assim como a indústria do papel, químicas, alimentícias e até na siderurgia.
Ou seja, esse material está presente em diversos segmentos e são de extrema importância para o funcionamento industrial.
A atuação de retentores industriais
Os retentores atuam com a capacidade de reter a lubrificação e até bloquear algum contaminante que esteja indo para o rolamento ou para o sistema maquinário.
Dentro de uma indústria, vários produtos são gerados como reagentes ou estão em excesso e, por isso, é importante ter um retentor para não afetar o desempenho das máquinas e o do setor industrial.
Por isso, o ideal é buscar por Fabricantes de retentores industriais que possuam qualidade em seus processos e que ofereçam garantia pelo serviço desempenhado.
Esse material será importante por atuar também na vedação industrial, oferecendo diversos benefícios à indústria.
Além disso, esses materiais são resistentes a temperaturas elevadas, a pressão e até aos contaminantes que, geralmente, são produtos químicos.
Ou seja, em uma indústria vale a pena investir em bons materiais. Na tubulação, um bom material para se investir são os tubos de aço.
Isso porque esses itens apresentam resistência e durabilidade, combatendo ainda à ferrugem.
Além disso, os gastos com manutenção e troca desses produtos são menores, trazendo vantagens financeiras para empresa.
A consolidação desse sistema e uma boa atuação entre o sistema hidráulico, pneumático e as tubulações, garante o desempenho de um serviço eficiente.