Máquinas usadas na indústria

Para que uma indústria consiga se mover de forma plena e bem adequada, de modo a manter sua operação eficiente, é importante notar que é necessário o uso de máquinas e ferramentas. Muito dessas máquinas são grandes e que precisam de operadores.

Mas são essas máquinas (que são tidas por meio de locação, a exemplo, locação de guindaste) que geralmente fazem a parte mais pesada de uma indústria, como levar produtos de um lugar a outro da fábrica, levantar blocos de concreto e assim por diante.

Essas grandes máquinas quase sempre tem uma grande utilidade nos serviços de construção civil ou então em locais de estoque, como galpões e armazéns, além de reservatórios.

Este texto falará um pouco dessas máquinas que podem ser usadas na indústria e também dentro da indústria da construção civil.

Máquinas com maior aplicação na indústria da construção

As máquinas que serão tratadas aqui geralmente são feitas de diferentes materiais, a seguir:

  • Ferro;
  • Aço;
  • Titânio;
  • Cobre e bronze.

E na maioria das vezes são necessárias para o levantamento e o movimento dos materiais, já que esses precisam as vezes levantar inúmeras toneladas.

Para que todas as máquinas que trataremos aqui funcionem de forma plena e segura é importante que sua manutenção esteja em dia, pois só assim, se garantirá uma produtividade crescente.

1. Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma das máquinas mais usadas na indústria da construção, e o fato é simples, possui grande potência e sua função é abrir valas, redes e principalmente fazer a carga de materiais em caminhões.

2. Escavadeira hidráulica

Assim como a retroescavadeira possui grande potência, porém, é mais versátil. É formada por uma plataforma móvel e um braço hidráulico.

Ajuda a fazer aterro e desaterro, além de conformação de taludes, carregamento de caminhões. Tem altos níveis de rendimento e produtividade.

3. Pá-carregadeira

Usada para fazer diversos serviços de estocagem, carregamento, terraplanagem. Atua de grande forma em movimentação de produtos de um armazém para outro.

4. Caminhão munck

Esse é um dos equipamentos mais versáteis na indústria e em qualquer situação em que é preciso muita força e movimento.

O caminhão muck geralmente é encontrado em empresa de içamento por possuir um braço hidráulico de extrema versatilidade.

A exemplo temos que o munck pode:

  • Fazer a distribuição de grandes pesos como blocos de concreto;
  • Fazer o assentamento de manilhas de concreto;
  • Faz transporte de outros equipamentos como mini pá carregadeira, além de compressor de ar, gerador e outros;
  • Pode ser usado também como gaiolo de serviços em altura;
  • Participa ativamente do içamento de equipamentos e peças.

Empilhadeiras: outro equipamento indispensável

Outro equipamento de suma importância para a indústria são as empilhadeiras. Elas são usadas para ajudar na movimentação de cargas, em diversos sentidos, como no recebimento, armazenagem e também carregamento.

Existem alguns tipos dessas máquinas presentes no mercado, a exemplo:

Empilhadeira elétrica

Essa empilhadeira é movida a bateria, ou seja, tem uma grande autonomia fora da rede elétrica. Geralmente possui uma torre de elevação, podendo buscar equipamentos mais no alto.

Um equipamento que deriva da empilhadeira elétrica é a paleteira, mas esta é apenas usada para fazer a descarga dos produtos.

Empilhadeira manual

É uma empilhadeira que por meio de roldanas e sistemas de elevação garante a subida do produto. Nota-se que toda força usada será provinda da tração humana.

Empilhadeira a combustão

Essas empilhadeiras são aquelas que não são movidas eletricamente, mas sim por combustíveis, são dois tipos principais dessas empilhadeiras:

Empilhadeira a gás

As empilhadeiras a gás são movidas pelo gás liquefeito. A grande diferença para uma empilhadeira elétrica, é que esta possui uma resistência maior e uma capacidade de carga aumentada.

Entretanto, sua desvantagem consiste na grande emissão de fumaça, que pode ser muito prejudicial a saúde.

Empilhadeira a diesel

São movidas pelo diesel, são muito fortes. Sua principal utilização é em empilhadeiras portuárias, que trabalham com carga e descarga de grandes volumes, pesando toneladas.

As empilhadeiras portuárias geralmente são compradas, por serem grandes, as outras citadas, tem um mercado de locação de empilhadeiras muito aquecido.

Vemos então que existem muitas máquinas que são importantes para o desenvolvimento da indústria, pois ajudam na construção, no transporte e em outros trabalhos a serem realizados.