Um ambiente industrial é formado por diversos funcionários, com responsabilidades distintas, além de maquinários, ferramentas e equipamentos que são utilizados para as mais diferentes tarefas de transformação de matéria-prima em um produto finalizado, pronto para a distribuição.
Os projetos voltados para a montagem de um indústria preveem todos os processos, de acordo com a finalidade de uma empresa. Por isso, é preciso especificar de maneira precisa tudo que será necessário para que tudo funcione de forma adequada.
Assim, as instalações são preparadas de acordo com o que foi estabelecido, inclusive quanto às regras e normas regulamentadoras de órgãos fiscalizadores públicos e organizações não governamentais, incluindo os conselhos e sindicatos profissionais e as legislações vigentes e válidas para todo o território nacional.
Instrumentos de trabalho de pequeno porte
Os cenários industriais contam com máquinas e equipamentos de grande porte, como as esteiras de movimentação de peças dentro de uma linha de produção.
Os setores ainda contam com os veículos que transportam a matéria-prima para dentro dos galpões e armazéns dedicados, bem como caminhões de transporte para a logística de distribuição para o mercado consumidor.
Há diversos equipamentos utilizados em trabalhos diversos, como as máquinas de soldas que utilizam fontes 12v em processos que demandam cuidado, como placas e circuitos elétricos de equipamentos eletrônicos.
A automatização ainda não alcançou todos os processos de trabalho dentro dos espaços dedicados a tarefas simples, mas que precisam ser realizadas, como a manutenção preventiva e corretiva.
As oficinas construídas em conjunto com os galpões industriais contam com profissionais dedicados para esse tipo de trabalho, que utilizam a parafusadeira pneumática para apertar parafusos das máquinas, equipamentos e veículos presentes nestes espaços.
Tratamento de água promove sustentabilidade
As empresas precisam se preocupar com a natureza e o meio ambiente de uma forma geral, desde a extração de matéria-prima até o descarte de resíduos poluentes.
A instalação de estações de tratamento de água e esgoto nos ambientes industriais demonstram respeito e adequação à legislação ambiental vigente.
Os projetos devem ser desenvolvidos por empresas especializadas, com a instalação de uma bomba submersível para água suja nos pontos de captação e distribuição para as estações de tratamento, utilizando para reuso em resfriamento de máquinas, descargas sanitárias e lavagem de pátio e veículos.
Para garantir o funcionamento eficiente e com praticidade energética durante períodos prolongados, o investimento deve ser voltado a equipamentos duráveis e resistentes.
O mercado oferece modelos específicos, como a motobomba diesel para estações de tratamento, que permite a distribuição de água para caixas d’água elevadas e cisternas empregadas sob o solo.
Segurança patrimonial e prevenção de acidentes
A terceirização de serviços faz parte do dia a dia das fábricas e indústrias, permitindo que os empregados possam focar nos processos de trabalho, garantindo produtos com mais eficiência e praticidade. Isso também confere maior qualidade nas mercadorias destinadas ao público-alvo e mercado consumidor.
Dessa forma, a segurança patrimonial deve ser garantida, assim como dos profissionais que atuam no ambiente de trabalho de uma indústria.
Para isso, empresas especializadas oferecem um projeto de prevenção e combate a incêndio desenvolvido para a realidade da fábrica ou indústria.
A elaboração, desenvolvimento e aplicação em um ambiente industrial deve passar por uma vistoria com profissionais do Corpo de Bombeiros e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), identificando se todo o projeto se adequa às características ideais, como:
- Componentes de segurança;
- Demanda de água;
- Sinalização eficiente;
- Treinamento de equipe.
Com todos os equipamentos instalados de maneira correta em localizações de fácil acesso, há dois elementos que não podem faltar para proteção relacionados ao projeto de incendio, sendo o primeiro passivo e o segundo ativo.
No primeiro caso, ou seja, proteção ativa, devem ser empregadas ferramentas de contenção da propagação do fogo tanto no sentido vertical quanto no sentido horizontal.
Já na proteção ativa, trata-se dos equipamentos como mangueiras e extintores de incêndio, além de hidrantes e machados.
Há ainda a necessidade de instalação de saídas de emergência, sistemas de alarme sonoros e iluminação adequada, inclusive com baterias inclusas para funcionamento em caso de queda de energia.
Diversos procedimentos que ocorrem dentro de uma indústria não estão – necessariamente – relacionados com o objetivo final da empresa em questão.
Por isso, é preciso um planejamento administrativo e operacional, contando com diferentes equipes de atuação, para que os projetos tenham funcionamento adequado e os produtos sejam produzidos com qualidade e eficiência.
O respeito à legislação vigente, tanto à que se refere ao meio ambiente quanto aos processo de trabalho, garantem uma imagem positiva perante a sociedade. Isso vale para todos os segmentos industriais, em qualquer tempo de atuação e presença no mundo corporativo.