É sempre bom relembrar a importância das fábricas para o desenvolvimento dos países em nossa sociedade. Desde a sua criação, os setores industriais vem evoluindo os seus métodos, as tecnologias aplicadas, às relações de trabalho, a variedade de processos, os componentes complementares.
Todas as evoluções que as fábricas passaram ao longo dos últimos séculos, possibilitaram a modernização das indústrias, fazendo com que esse seja o principal meio de produção das empresas.
Qualquer empresa de grande porte, que trabalhe com a produção de itens compatíveis com a necessidade de uma indústria, a possuem, pois dessa maneira garante a fabricação de produtos em alta escala e em menos tempo.
Dito isso, é importante conhecer alguns aspectos dos setores industriais, e é para isso que estamos aqui. Esse texto é para você, leigo ou para você que tem algum conhecimento sobre o assunto, mas quer entender ainda mais das ferramentas, sistemas e máquinas industriais, que são pontos essenciais para a linha de produção.
Automação Industrial
Primeiramente, para começar a introduzir nosso assunto principal do texto, que é apresentar algumas ferramentas utilizadas nas indústrias, é importante destacarmos a automação industrial.
Esse campo de estudo está ligado diretamente à evolução das práticas industriais, já que é por conta de pesquisas e conhecimentos de trabalhadores dessa área (técnicos em automação industrial), que foram implementadas diversas tecnologias nas fábricas, revolucionando o modo de trabalho.
A inserção de tecnologias aplicadas pelos técnicos de automação industrial são voltadas principalmente para diminuir a mecanização da linha de produção, através da criação de dispositivos computadorizados, que permitem que os processos sejam controlados por softwares e hardwares por um sistema de controle numérico computadorizado (CNC).
Muitas máquinas, nos diversos segmentos industriais, passaram a adotar esse método como controle das atividades. Essa mudança trouxe uma série de benefícios para as indústrias, tais como:
- Otimização dos processos;
- Menor necessidade do trabalho humano;
- Maior precisão da execução;
- Repetição contínua de operações;
- Modernização das indústrias.
Usinagem de peças
Como falamos na nossa introdução, os processos industriais são bastante amplos. Cada setor industrial tem seus próprios métodos e equipamentos.
Mas citaremos alguns dos mais essenciais em setores industriais importantes aqui no Brasil e em qualquer lugar do mundo. Por exemplo, um processo que se beneficiou bastante com a inserção das práticas de automação industrial, foi a usinagem.
Esse procedimento tem como objetivo o trato em matérias-primas metálicas, como o Tarugo de bronze ou bucha bronze, que são objetos de ligas metálicas do bronze de forma cilíndrica, muito usados na usinagem.
Esses objetos são posicionados nas máquinas específicas, como os centros de usinagem, e através de um controle CNC, as máquinas fazem os movimentos para moldar a peça da maneira pré-estabelecida, realizando cortes e dando os acabamentos finais para as peças.
Sistemas e processos pneumáticos
Um sistema fundamental para uma série de atividades industriais, é o sistema pneumático. Esse conjunto funciona a base de equipamentos que trabalham com o ar comprimido.
Para isso, é necessário que existam equipamentos que transformem o ar atmosférico em ar comprimido. O principal dispositivo dessa função é o compressor de ar, que é formado por peças de compressor.
Os acessorios para compressor de ar são variados, como mangueiras pneumáticas, filtros de ar, pressurizadores, bico de ar e outros componentes.
As indústrias ou as pessoas no dia dia podem adquirir esse tipo de ferramenta através da compra ou Aluguel de compressor de ar, já que esse é um aparelho que tem bastante utilidade cotidiana, como para encher pneus de veículos automotivos.
Proteção, segurança e conforto dos profissionais
Por fim, é imprescindível citar os componentes que são montados para garantir a segurança, tanto das máquinas industriais como principalmente de todas as pessoas presentes nos ambientes das fábricas.
Por conta das atividades que ocorrem nas fábricas, esses espaços costumam ser mantidos em locais isolados, em ambientes praticamente fechados e muito abafados, já que muitas atividades envolvem substâncias tóxicas, altas temperaturas, vapor e poluentes.
Dessa maneira, é indispensável a montagem de sistemas e apetrechos de proteção, em todo o ambiente das fábricas. Isto envolve câmeras de segurança, vestimentas adequadas para os trabalhadores, sistema de alarmes, equipamentos de filtragem de ar e também Sistema fixo de combate a incêndio, que engloba uma série de componentes como alarmes de incêndio, extintores e sensores de incêndio.
Tudo isso e as demais aplicações são fundamentais para garantir a segurança e a preservação da saúde dos trabalhadores, bem como o pleno funcionamento das operações industriais.