Garantindo o funcionamento adequado das tubulações

O setor industrial é repleto de demandas que podem oferecer soluções práticas e eficientes em serviços variados que são parte do cotidiano de produção e montagem.

Por isso, é importante estar por dentro de todo o maquinário utilizado, bem como dos componentes que fazem parte das edificações industriais, garantindo o mais elevado desempenho em produtividade.

Nesse contexto, as tubulações são fundamentais, já que uma grande variedade de operações dentro das fábricas e indústrias, depende diretamente do bom funcionamento das instalações hidráulicas.

Mas como garantir que elas estejam em dia com as normas regulamentadoras vigentes no setor e de acordo com as demandas de cada ciclo produtivo? Além disso, quais são os itens mais importantes de sua composição?

No artigo que você acompanha a seguir, confira as respostas para essas e outras perguntas sobre o tema, além de entender um pouco mais sobre o funcionamento de alguns dos itens que podem e devem ser empregados nas instalações hidráulicas e pneumáticas com o objetivo de gerar resultados mais precisos, eficientes e, claro, seguros.

Manutenção industrial

Os serviços de manutenção que são aplicados no contexto industrial têm como objetivo zelar pelo mais elevado desempenho de cada componente que faz parte da composição de um espaço destinado à produção ou à montagem, independente do segmento de atuação.

Por isso, a manutenção preditiva é realizada de modo a considerar o histórico de funcionamento de todos os itens e observar o rendimento oferecido de acordo com as exigências de cada ciclo de produção.

Existem diferentes tipos de manutenção e elas podem ser direcionadas a categorias de equipamentos e componentes prediais diferentes.

No caso das instalações hidráulicas e também pneumáticas, que lidam todos os dias com fluidos e gases dos mais diversos tipos, é importante sempre observar a proeminência e os riscos de vazamentos e situações similares, que podem desencadear grandes acidentes ou prejuízos fabris.

Por isso, a Manutenção preventiva industrial é a mais indicada em qualquer situação.

Isso porque, através dos conhecimentos técnicos de um profissional devidamente capacitado para a realização desse serviço, é possível determinar com base na observação do funcionamento e levando em conta os dados sobre seu históricos de atuação, quais são os problemas mais suscetíveis em determinados momentos.

Assim, a possibilidade de evitar que acidentes e danos ocorram é maior, pois os profissionais da manutenção irão executar ações efetivas e especializadas de reparo que impedirão a ocorrência do problema previsto.

Mais qualidade e resistência nas instalações hidráulicas

Existem, ainda, algumas recomendações para a garantia de maior eficiência quando estamos falando da composição hidráulica de um espaço industrial, sendo uma delas a utilização de itens, como tubos de aço galvanizado, que são reforçados e asseguram uma resistência acima da média por conta da galvanização.

A galvanização é um procedimento simples, mas que faz toda a diferença no revestimento especial de tubulações diversas, bem como de outros itens que são empregados nas instalações hidráulicas, como as válvulas.

Por meio de um banho em metal nobre, geralmente o zinco, os itens são reforçados e podem resistir, de forma muito mais duradoura, a procedimentos de desgaste como a abrasão e a corrosão.

As Conexões Galvanizadas, por exemplo, oferecem um desempenho muito mais seguro na hora de ligar os componentes hidráulicos como as tubulações e as válvulas, fornecendo vantagens como:

  • Garantia de durabilidade acima da média;
  • Aumento da resistência contra corrosão;
  • Aumento da resistência contra abrasão;
  • Reforço estrutural significativo.

Válvulas

As válvulas são fundamentais para o controle da passagem de fluidos e gases nos sistemas hidráulicos e pneumáticos dentro das fábricas e indústrias dos mais diversos segmentos.

Válvula Redutora de Pressão, por exemplo, como sugere seu próprio nome, é empregada para que seja possível utilizar fluidos em níveis de pressão mais baixos do que aqueles para os quais o sistema foi projetado.

Um exemplo muito comum de seu desempenho é quando esse tipo de válvula é empregado em caldeiras, que trabalham com níveis muito elevados de pressão.

No entanto, sabe-se que é possível obter um aproveitamento maior do calor latente quando essa pressão é reduzida, o que pode ser feito com o uso de uma valvula de retenção como essa.

O mais importante é que todas as aplicações voltadas para as instalações hidráulicas sejam supervisionadas por profissionais especialistas nessa área e que possam determinar de forma segura e eficaz as melhores medidas e soluções para cada contexto produtivo.