A indústria de engrenagens vem tendo um crescimento gradual, fazendo com que várias outras indústrias também tenham uma boa linha de crescimento. Isso tudo se deve a função vital que as engrenagens tem dentro de diversos ramos, desde a aplicação em motores simples até na operação de maquinários pesados.
Durante este artigo iremos observar os detalhes dessa indústria, entender suas aplicações e – principalmente – os outros equipamentos que funcionam como suporte dessa indústria.
Polias: Equipamento fundamental
Existem diversos tipos de polias no mercado. Basicamente, sua função principal é para a transferência de forças cinéticas e certos tipos de energia para esse equipamento, aliviando assim a carga da corda ou da corrente que faz a transição entre a polia.
Vamos dar atenção a dois tipos de polias que são mais comuns no mercado:
1. Polias sincronizadas
As polias sincronizadas são conectadas as correias, que também podem ter diversos modelos. Mas, de modo geral, sua instalação e modelo irá depender muito de qual função e quanta energia ela irá suportar.
Esse tipo de polia trabalha de modo sincronizado possui a função de realizar a transferência de energia em conjunto com algum outro sistema ou engrenagem, procedimento muito comum em motores automotivos e máquinas de tração.
2. Polia em V
A polia em V tem a função de trabalhar em um circuito em paralelo, realizando a troca de potência entre 2 ou mais sistemas distintos para que, a partir da polia, seus esforços possam ter função conjunta.
É muito aplicada em caminhões que possuem vários sistemas de ignição funcionando ao mesmo tempo e a polia realiza a captação e a troca de energia entre elas simultaneamente.
Entendendo mais sobre as esteiras na indústria
Muitas indústrias dependem das esteiras. Exatamente por esse motivo, é importante entender mais sobre como elas funcionam e quais são as funcionalidades que cada indústria pode aproveitar deste item.
Primeiramente, é importante deixar claro que as esteiras transportadoras são equipamentos que contam com polias e engrenagens no seu interior para fazer o transporte adequado dos materiais.
Apesar de ser um equipamento simples, elas contam com um sistema bem robusto de engrenagens, que muitas vezes podem ter acionamento automático, por algum sensor, ou manual, por algum botão.
Normalmente, as esteiras são compostas pelos seguintes itens:
-
Uma cobertura superior de borracha;
-
Uma carcaça têxtil, normalmente feita de poliéster ou de nylon;
-
A borracha de ligação;
-
Uma cobertura inferior, também fabricada em borracha.
Podendo contar com algumas edições que deixam o aparelho mais adaptado para certa função.
O principal equipamento que é inserido na fabricação da esteira industrial são motores, que auxiliam na movimentação das engrenagens e da polia, deixando o processo de transporte mais fácil e rápido.
Equipamentos utilizados em fábricas de engrenagens
Fabricar essas engrenagens nos modelos corretos para cada aplicação pode ser um desafio e tanto, algo que exige uma combinação de diversos equipamentos e maquinários.
Iremos entender um pouco melhor quais são os equipamentos presentes em uma fabrica de engrenagens.
Retífica plana
Antes de falarmos deste equipamento em especial, vamos entender o que é a retificação.
O procedimento é, basicamente, uma operação que visa desfazer qualquer tipo de irregularidade em alguma peça, seja ela de metal, aço ou demais materiais.
Esse modelo de equipamento realiza a retificação de superfícies planas, ou seja, trabalha em peças que já são planas e realiza a correção das superfícies por meio de chapas de metal que realizam uma fina “raspagem” no material.
Os fabricante de engrenagens necessitam desse tipo de equipamento para testar polias e outros tipos de materiais chapados que eles produzem.
Retífica cilíndrica
Esse modelo já é voltado para superfícies arredondadas e trabalha por uma placa que fixa a peça e realiza a sua rotação de forma lenta. Assim, as chapas de metal conseguem realizar a raspagem.
A retífica cilíndrica é muito utilizada na produção das engrenagens, pois elas precisam ter encaixes e superfícies perfeitamente lisas, para não comprometer o seu funcionamento.
Durante este artigo pudemos verificar várias peças que fazem parte dos equipamentos industriais e de produção de engrenagens. Com isso, conseguimos observar o processo de fabricação dessas peças tão fundamentais para diversos ramos.
Vale ressaltar que os ramos que trabalham com essa peça acham alguma nova aplicação quase todo dia, fazendo com que as empresas que fabricam essas peças tenham mais trabalho para emitir esses produtos, inovando constantemente o seu maquinário.