Esferas industriais: o que são e para que servem

As esferas industriais são encontradas em muitos tipos de fábricas, incluindo as que trabalham com metais e vidro.

Maciças e resistentes, esses materiais servem como base de inúmeros produtos e, ainda, podem ser usados em aplicações diversas, como em linhas de produção, máquinas e equipamentos.

Uma das principais características das esferas industriais é a versatilidade. Elas podem ser fabricadas com diversos tipos de matérias-prima, para a composição de uma infinita variedade de produtos na indústria.

Sendo assim, é possível encontrar esfera de ferro, aço baixo, alto carbono, inox 304, 316 e 420, aço cromo, latão, alumínio, entre outros. Vale lembrar a presença de esferas em vidro, que são usadas na fabricação de aparelhos medicinais e em outros processos industriais.

A vantagem do trabalho com esferas está na facilidade de conformação e na praticidade de transformação desses materiais em bens de consumo.

Além disso, o preço de investimento nas esferas é bastante atrativo, por isso, muitas fábricas preferem trabalhar com elas, ao invés de outros materiais. Desse modo, cresce a procura por esferas industriais em diferentes segmentos.

Por que trabalhar com esferas industriais: principais vantagens e benefícios

Fora a facilidade de transformação e o baixo preço de investimento, muitos outros fatores contribuem para que as indústrias prefiram a utilização das esferas, seja para a produção de componentes metálicos ou para fábricas de vidraçaria.

Desse modo, é possível ressaltar os seguintes aspectos positivos das esferas industriais:

  • Disponibilidade de esferas em diversas dimensões;
  • Facilidade de transporte dos materiais;
  • Alta resistência e durabilidade das esferas;
  • Praticidade de aplicação na indústria.

Como exemplo, temos a esfera de latão, que pode ser usada na produção de engates, rodízio, além de processos de polimento.

Ela pode ser encontrada em medidas que variam de Ø 2,0 mm à Ø 10,0 mm, dependendo do tipo de aplicação. Já as esferas de aço inox podem ser vistas em rolamentos, válvulas e na fabricação de peças automobilísticas, servindo como base de moldes para rotomoldagem, entre outras pelas.

Em geral, o inox utilizado é o AISI (304 | 316 | 420), nas medidas Ø 2,0 mm à Ø 19,0 m.

É importante que todas as esferas industriais sejam qualificadas conforme as normas técnicas vigentes, para que não haja problemas durante a fabricação de peças e aplicação na indústria.

Por esse motivo, o material deve ser adquirido em fabricantes de renome, que tenham competência no desenvolvimento de esferas em muitos materiais.

A aplicação de esferas de vidro nas indústrias

Conforme observado, as esferas industriais metálicas podem servir de base para a aplicação em diversos processos, desde a fabricação de componentes, até o desenvolvimento de moldes para injetora de plastico.

No entanto, não só o metal é visto na composição das esferas, mas também o vidro, que aparece como uma das principais matérias-primas do segmento industrial.

Apesar de muitas pessoas imaginarem que o vidro é fácil de quebrar, o material possui uma boa resistência, ainda mais quando misturado a outros aditivos.

Dessa maneira, é possível conformar uma ampla diversidade de peças, como objetos decorativos, itens laboratoriais, entre outros. Além disso, o vidro é aplicado em processos de jateamento e polimento especial, com ótima aderência e acabamento.

É o caso, por exemplo, da microesfera de vidro para jateamento, que realiza o acabamento de peças metálicas delicadas, com baixo poder de dureza (como alumínio e inox).

No processo, utiliza-se um jateamento abrasivo para tratar superfícies, por meio da aplicação de um material escaldante, que muda a textura e acabamento. Dessa forma, o objeto tratado fica livre de possíveis contaminantes, sujidades e outras imperfeições.

Ademais, por não ter materiais pesados na composição, as microesferas de vidro proporcionam um acabamento de alto brilho e muito mais fino, em comparação com outros métodos de tratamento abrasivo.

Além disso, não há nenhuma substância tóxica nas microesferas e, por esse motivo, a aplicação é muito mais segura. Vale ressaltar que elas são quimicamente inertes e, por isso, oferecem um acabamento único e uniforme.

Devido a todas essas qualidades, o jateamento é aplicado em muitos materiais, inclusive em barra de ferro com baixo poder de dureza.

A vantagem está não só no tratamento perfeito e no brilho diferenciado, mas na qualidade de todo o processo abrasivo, na facilidade de aplicação e na excelente relação custo-benefício.