Hoje em dia, existem vários equipamentos industriais que são muito úteis para os diversos tipos de funções na construção civil, facilitando os processos no canteiro de obras.
Tipos de equipamentos
Um desses equipamentos é o martelete, também conhecido como martelo demolidor.
Por sua vez, os marteletes são ferramentas usadas para perfurar paredes de concreto maciço, permitindo furos com mais rapidez, eficiência e menos esforço.
O martelete perfurador é mais indicado para os casos em que há a necessidade de perfuração de colunas e vigas, por exemplo, e para quebra de pisos ou realização de trabalhos de demolição.
Os marteletes possuem a perfuração profunda, pois assim o rompimento do concreto e cerâmica, em obras, torna-se possível.
Existem diversos modelos de marteletes disponíveis no mercado. Por isso, para escolher o melhor, analise a relação entre a energia obtida e a frequência de impacto, necessidade de aplicação, relação entre o rendimento de percussão e o peso do martelo.
Outros equipamentos essenciais são: furadeira e parafusadeira. A furadeira, por exemplo, é um item básico de todas as caixas de ferramentas, já que elas são grandes auxiliares na manutenção que são realizadas em casa.
É preciso atentar-se, porém, ao fato de que existem vários modelos de furadeira, cada um para um tipo de material e de superfície.
Também é necessário atentar-se à velocidade a qual será utilizada, pois cada uma serve para uma finalidade diferente de uso.
Já a parafusadeira, é ideal para os trabalhos em que é necessário apertar ou retirar um parafuso.
Com o equipamento, esse processo é feito com muito mais facilidade, praticidade e sem a necessidade do esforço físico, diferente do demandado para realizar esse trabalho de forma manual, por exemplo.
As parafusadeiras têm aparência muito semelhante às furadeiras, porém, a diferença está no modo de aplicação que cada ferramenta tem.
A esmerilhadeira é um equipamento utilizado para lixar e proporcionar acabamento em estruturas metálicas, peças automotivas e de aço de modo geral.
Além disso, elas podem ser utilizadas para polir ou desbastar peças de concreto aparente.
Devido à sua função de lixar, as esmerilhadeiras costumam ser muito confundidas com lixadeiras, sendo que não é incomum o pensamento equivocado de que as duas ferramentas são a mesma coisa.
A diferença entre uma esmerilhadeira e uma lixadeira, consiste principalmente, na rotação. As lixadeiras costumam ter rotações menores, enquanto as esmerilhadeiras, por sua vez, possuem rotações maiores.
As esmerilhadeiras costumam ser utilizadas na indústria. É possível encontrá-las em departamentos de manutenção industrial, funilarias, metalúrgicas e, também, na reforma de latarias ou serralherias.
Elas são ideais principalmente para os serviços de desbastes e cortes de materiais metálicos, enquanto as lixadeiras consistem na melhor opção para preparar superfícies como resinas, plásticos, fibras, madeira, metal, entre outros.
Por último, as hélices de ventilador também são ferramentas muito úteis para uso industrial, já que originalmente essas hélices são utilizadas em máquinas, e têm diversas aplicações.
As hélices de ventilador possuem um material resistente para serem utilizadas nas mais diversas condições, como exposição a raios ultravioleta, altas temperaturas e pressões estáticas, e ambientes com presença de óleo e poeira.
Ao comprar hélice de ventilador recebe uma grande diversidade de benefícios, tais como:
- Baixo ruído;
- Alta eficiência, já que é possível operar até mesmo com baixo consumo de potência;
- Custo-benefício;
- Praticidade;
- As hélices resistem a altas rotações, tornando-as mecanicamente resistentes;
- Também é quimicamente resistente, o que permite o uso em ambientes nas mais variadas situações, como na presença de gases, umidade alta, presença de poeira e outras sujidades, e até mesmo na presença de materiais químicos corrosivos (quando se trata de um nível leve de corrosão).
Funcionamento dos equipamentos de maneira segura
Para a utilização deste e de outros equipamentos industriais, na maioria das vezes, é necessário a utilização de transformadores, que são aparelhos capazes de transmitir energia de um circuito a outro, de forma a adequar os níveis de tensão de uma carga elétrica.
Os transformadores garantem a segurança da construção e a eficiência da operação de todas as máquinas utilizadas.
A locação de transformadores para o uso em obras pode ser um caminho muito mais econômico do que comprá-los.