Entendendo a indústria e seus processos

A indústria é um setor responsável pelo desenvolvimento de muitos outros tipos de empreendimentos, afinal, seja uma indústria de bens de consumo, seja uma indústria de base, elas são fundamentais para construção de bens, produtos e elaboração de serviços diferenciados.

O setor fabril utiliza muitos métodos e esquemas para tornar sua produção mais eficiente e dinâmica, como o uso de locação de empilhadeiras para transporte de materiais dentro do galpão até a linha de produção, esteiras transportadoras, ventosas, e outros elementos.

Cada setor industrial possui elementos e processos diferentes. Ao longo desse artigo abordaremos alguns componentes e serviços que podem ser encontrados na indústria e que são fundamentais para o bom desempenho industrial.

As manutenções industriais

Existem indústrias que optam pela locação de paleteira e outras ferramentas para economizar com a guarda dos equipamentos e sua manutenção.

No entanto, para as indústrias que precisam ter máquinas e ferramentas como propriedade, é fundamental que se adote uma estratégia de manutenções industriais.

As manutenções industriais são fundamentais para que as indústrias gastem menos, produza mais e que sua operação sempre seja contínua, sem grandes interrupções. Essas ações tem como objetivo fazer com que a máquina volte a ter uma condição operacional adequada.

Existem variados tipos de manutenção, que vão das realizadas em máquina de lavar piso industrial, nas esteiras, nas paleteiras e possuem duas modalidades principais, as chamadas manutenções corretivas e as manutenções preventivas.

As manutenções corretivas são aquelas que ocorrem em caráter de emergência, quase sempre sem planejamento. Assim, uma máquina durante sua operação quebra e paralisa a produção, esta precisa de reparo imediato, e após o reestabelecimento do funcionamento, no fim do expediente é encaminhada para avaliação completa.

Já as manutenções preventivas são as que estão dentro da estratégia de gestão industrial. Aqui são feitas revisões periódicas que variam conforme a máquina e ferramenta. Podem ser feitas de:

  • 3 em 3 meses;
  • 6 em 6 meses;
  • Mensal;
  • Anual.

Utilizar as manutenções preventivas permite que a indústria economize e invista em novos processos, busque novos preço de ventosa para seus procedimentos, entre outros aspectos.

Limpeza industrial: compreenda melhor

Para que as indústrias mantenham seu bom desempenho, é importante cuidar de todos os aspectos. Um ambiente limpo e higienizado é fundamental para que os funcionários e os empresários mantenham sua saúde e que os equipamentos sejam mais eficientes.

Assim, a higiene ocupacional da indústria é muito importante para esses ambientes, assim como as mangas de silicona são utilizadas em muitos processos na indústria alimentícia.

As limpezas industriais não são destinadas apenas às grandes empresas, ao contrário, esse serviço pode ser feito nas cozinhas de restaurantes, já que a higienização precisa ser mais efetiva para retirada de gorduras e a sanitização do ambiente, pois se trata de um espaço onde há a livre manipulação dos alimentos.

Para que a higiene ocorra nos locais certos, como nas engrenagens, nas ventosas de silicone é preciso que a empresa especializada neste tipo de serviço aja fazendo um estudo completo das necessidades do espaço.

Desse modo se compreenderá quais os produtos, profissionais, equipamentos e o tempo são necessários para a limpeza. Esse estudo também permite a manutenção da limpeza após o serviço.

O serviço das empresas de higienização industrial é fundamental para que esses espaços tragam segurança para os clientes e fornecedores.

Há variados tipos de limpeza industrial disponíveis no mercado e falaremos sobre algumas delas nos tópicos abaixo:

1. Limpeza com hidrojateamento

Esse tipo de limpeza é feito com água que pode ser de baixa, média ou alta tensão, e ajuda na remoção de incrustações, e resíduos de diferentes naturezas, como líquidos, pastosos ou oleosos. Para isso, o equipamento de jateamento de água é fundamental e é usado para limpeza de tanques, reservatórios e fachadas.

2. Tratamento e impermeabilização de pisos

Como a indústria possui um alto grau de movimentação é comum que produtos, tintas e graxas penetrem na superfície dos pisos. Assim é possível recorrer à impermeabilização desses espaços, aplicando selantes que dão brilho e aumentam a vida útil do piso.

Deste modo, compreendemos que a indústria é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade e esta só consegue efetivar seus objetivos se investir em manutenções constantes de suas máquinas e ferramentas e tornar o ambiente livre de agentes infecciosos e hostis.