Conheça os tipos de chapas metálicas

As indústrias possuem diversos processos, e tais processos necessitam de elementos e matérias-primas para seu desenvolvimento.

Dessa maneira, temos que os elementos mais usados para a formação de etapas e produtos são: a chapa de aço e outros tipos, por exemplo:

  • Chapa expandida;
  • Chapa fina quente;
  • Galvanizada;
  • inox.

Esses tipos são os mais usados. Suas aplicações são variadas, por exemplo, na produção de calhas. A chapa preferida é a chapa expandida, dado a sua qualidade e também versatilidade.

Os diversos tipos de Chapas de aço

Cada tipo de chapa possui qualidades e aplicações únicas, é por isso, que é essencial saber os detalhes de cada uma. Elas são elementos essenciais dentro da indústria, pois são práticas e eficiente. Seu mercado está em crescimento, devido a crise que atingiu todos os demais segmentos.

Há diversos tipos de aços disponíveis no mercado, e cada um tipo de projeto possui características específicas que o coloca na frente dos demais. Os principais tipos são:

Chapa expandida

Esse tipo de chapa é do tipo de malha rígida e possui diversas espessuras, sendo usada para aplicações diversas, por exemplo, divisória de pisos, de indústrias, suporte para portões, telas de proteção, sendo usadas até mesmo na decoração.

Fina quente

Possui um tipo de resistência mecânica e contra a corrosão, e é formado por uma liga de grande resistência. São utilizadas em diversos locais, mas usadas nas estampagens e tubulações, fazendo com aguente diferentes situações.

Galvanizada

É uma chapa bastante flexível, e usada largamente em calhas e tubulações. Podem ter muitas espessuras e tem uma grande maleabilidade. É muito usado em projetos com estruturas externas.

Inox

É muito versátil, e por isso, é usada em diferentes segmentos, principalmente nos setores de construção civil, do alimentício, e também do farmacêutico. Elas também possuem diversas espessuras e acabamentos, tornando a sua utilização mais prática.

Chapa expandida e seus diferenciais

A chapa expandida, com toda certeza, é uma ótima opção para quem está em dúvida de qual chapa usar. E seu uso é requerido dado a sua versatilidade, e por isso, é muito usado dentro do mercado.

Esse tipo de material tem diversas espessuras, que começam em 0,45 mm e podem chegar em até 9,5 mm. Assim, é possível escolher chapas menos espessas para fazer projetos, ou mais espessas.

Por isso que a chapa expandida de aço ou aço inox é usado para feitura de tubo inox e outras conexões. Podem também ser encontradas para aplicação longitudinal ou então transversal, sendo adaptados para vários projetos.

A chapa de aço expandida sempre terá como base uma placa de metal que é processada mecanicamente, sendo expandida e cortada, sempre essa última etapa feita de acordo com a necessidade do cliente. Importante lembrar que não é necessário o uso da solda.

Por esse motivo a chapa de aço expandida tem um agradável custo benefício, pois consegue evitar ao máximo o desperdício de material.

Tipos de aço inox

Um dos materiais mais usados para fabricação de chapas é o aço inox, que nada mais é que uma liga metálica que tem em sua composição cromo, permitindo que ele seja mais resistente mecanicamente e a corrosão.

São usadas para fazer chapa perfurada inox e outros tipos de produtos, por exemplo, tubos e conexões. A diferença do aço inox é que ele pode ser adicionado a outros metais, criando as famílias do aço inox, por exemplo, os austeníticos.

Os austeníticos são peças de aço compostas por ferro, cromo e níquel, com características de resistência a corrosão e com trabalhos a frio. Tem alguns tipos de aço da família dos austeníticos:

Aço 304

É um aço extremamente resistente a corrosão, sendo indicado para criação de chapa perfuradas, equipamentos médicos e outros.

Aço 316

Esse aço tem molibdênio sem sua fórmula, sendo superior em algumas características do 304. São usados para diversas aplicações na indústria.

Já na família dos ferríticos o aço é feito sem níquel, e por isso seu preço é reduzido. Dessa forma, a chapa de inox 430 é mais barata que as feitas com o aço austenítico.

Dessa maneira vimos que as chapas de aço são importantes para o desenvolvimento de diversos equipamentos, máquinas e produtos do cotidiano, tornando os processos mais qualitativos e fluidos.