O vidro é material que foi descoberto ao acaso na sociedade e é composto por uma mistura de matérias-primas naturais – areia, calcário, barrilha, alumina, corantes e descorantes.
Desenvolveu-se junto com a sociedade. Atualmente é um elemento comum no cotidiano das pessoas, tanto na área profissional como na pessoal.
Atualmente o vidro está presente em portas, janelas, assessórios de culinária – como panelas, copos, pratos e travessas -, espelhos, porta de box e muitos outros objetos e acessórios.
Dessa forma, a sua presença na indústria também é constante, visto que precisam ser produzidos e, por vezes, aplicados em processos, uma vez que são:
- Resistentes;
- Versáteis;
- Fáceis de limpar;
- Sustentáveis;
- Seguros.
Mesmo sendo um material frágil, o vidro pode ser produzido de forma que seja seguro e posa ser aplicado em passarelas e demais locais.
Isso faz com que sua versatilidade permita que se fabriquem desde produtos finos e delicados aos mais robustos e funcionais.
Tipos de vidro
Por possuir essa característica, esse produto pode ser produzido agregando características diversas, com aplicações e funcionalidades bem diferentes. Podemos Classificá-los como:
1. Embalagens
Esses vidros servem para armazenar e expor produtos desde os líquidos aos sólidos. São vidros mais comuns e que já fazem parte do dia a dia da população como as embalagens para refrigerantes, potes e afins, conferindo mais delicadeza, elegância e classe ao produto.
Normalmente estão disponíveis nas cores branco, verde e âmber, mas há em outras cores e tons.
2. Planos
São vidros que não possuem curvas e são retos, presentes em janelas, sacadas, portas – como a do banheiro -, fogões espelhos e outros.
Aqui é valido ressaltar a importância dos vidros de segurança que são produtos para não espalharem quando atingidos e são bem mais resistentes que os usados no cotidiano, pois precisam atribuir segurança e conforto às pessoas.
3. Fibras
A fibra de vidro é composta por filamentos de vidro que são extremamente finos e flexíveis produzidos por meio de vidro e resina. Essa composição resulta em um produto com diversas aplicações na indústria.
As principais vantagens são sua leveza, nesse sentido são melhores que os aços, pois possuem propriedades térmicas e mecânicas semelhantes, sendo muito útil para isolar, apresentando baixa condutividade elétrica.
Na construção civil a fibra ou lã de vidro é utilizada em forros, pois além do isolamento acústico e térmico elas são econômicas e muito seguras. Além disso, esse material está presente no mercado com diversos formatos, dimensões e espessuras.
Por meio das fibras é possível ter outros produtos que estão presentes nos mais diversos locais das empresas como a indústria naval na hélice do motor e no casco da embarcação, na viação, na construção civil, produção de telhas entre outros objetos e setores.
Assim a manta de fibra de vidro onde comprar pode ser localizada e adquirida com facilidade é importante antes, apenas definir onde o produto será aplicado para recorrer aos fabricantes e fornecedores corretos.
4. Técnicos
Os vidros técnicos são aqueles utilizados em lâmpadas, televisões, ampolas de remédios, garrafas térmicas e isoladores elétricos. Além disso, há os de segurança que são os temperados, blindados e laminado.
Todos esses vidros precisam ser produzidos seguindo normas, regulamentos e regras que definem e elevam a qualidade dos produtos, fornecendo estabilidade, segurança e conforto aos seus usuários. Esses vidros também estão presentes em kit box, guarda-corpos, sacadas, janelas e portas.
Em algumas situações para que sua aplicação ocorra, os materiais que precisam ser instalados nas peças necessitam respeitar e conversar com as característica e propriedades dos vidros
A de fim de que nenhum erro ou dano ocorra durante o processo são desenvolvidos produtos específicos para cada cenário, como roldana para box colocadas para permitir e facilitar o movimento de correr ou de abrir necessários ao objeto.
Além desse modelo de roldana há outros, visto que, precisam de modelos específicos para serem colocados em portas, janelas e demais produtos que são desenvolvidos por meio do vidro.
Com o intuito de atender a todas as demandas e necessidades desses produtos são desenvolvidas roldana concava e afins.
Combinações
Na área do design e arquitetura o vidro também é bem utilizado, além de ser possível moldar e criar vários objetos, dando personalidade e beleza ao ambiente, eles são materiais que podem e são combinados com outros materiais, e também permitem que o local fique mais iluminado e com uma amplitude maior, sendo muito utilizado para aumentar locais pequenos também.