Conheça máquinas e procedimentos recorrentes nas indústrias

Os principais componentes de uma indústria são as máquinas e os profissionais que operam essas máquinas. Existem uma série de outros itens e funcionários que, também, trabalham para que a produção industrial seja a melhor possível.

O cuidado com esses dois pontos mencionados devem ser prioridades dos responsáveis pela indústria. Portanto, as empresas que comandam as fábricas devem dispor de planejamentos e ferramentas que protejam máquinas e trabalhadores, e também que auxiliem-os na execução dos processos fabris.

Nesse texto, apontaremos algumas dessas ações, bem como apresentaremos tipos de máquinas e processos muito presentes em diversos segmentos industriais, fazendo com que as fábricas operam a todo vapor.

Continue conosco e confira tudo isso!

Produção de itens base

Primeiramente, abordaremos um tipo de indústria fundamental para o abastecimento da população e também para o funcionamento de outros segmentos industriais.

Essas são as industria de base, que é um segmento industrial próprio para a produção com foco voltado para levar alternativas para as demais indústrias.

Esse tipo de indústria trabalha com a montagem de peças e obtenção de matérias-primas, que são usados tanto na montagem de edificações industriais, como na construção de máquinas usuais nas fábricas espalhadas pelos países.

As principais indústrias de base que encontramos no mercado são:

  • Industrias metalúrgicas;
  • Indústria de cimento;
  • Indústrias petroquímicas;
  • Indústrias siderúrgicas.

Práticas nas indústrias

Podemos citar alguns esquemas que ocorrem nesses tipos de indústria tão importantes para a montagem de outros segmentos.

A caldeiraria, por exemplo, é um setor imprescindível nas indústrias siderúrgicas e petroquímicas. Esse sistema tem como objetivo a produção de vapor que será utilizado para a execução de processos de diversas máquinas nas indústrias de base.

A composição dos sistemas de caldeiraria é formada por alguns componentes, e principalmente, por máquinas, como a caldeira a lenha, que tem como objetivo a produção de vapor por meio do aquecimento d’água.

Ela leva esse nome, pois possui uma composição com fornalhas e grelhas, para que ocorra a queima das lenhas e as etapas subsequentes.

Outro prática que podemos citar que vem das indústrias de base é a criação de itens para a marmoraria, ou seja, criação de estruturas usadas na edificação de espaços feitos a base de mármore, como os abrasivos de poliborda.

Elaboração dos sistemas

Independente do tipo de indústria, os processos só são possibilitados pela montagem de sistemas que são indispensáveis para qualquer edificação, como os elétricos e os hidráulicos.

Esses dois sistemas têm função importantíssima na distribuição de elementos como a energia e a água, respectivamente.

A composição desses sistemas passa pela proporção da instalação, ou seja, de acordo com o tamanho da edificação são usados mais ou menos componentes, de tamanhos e formatos variados.

Nos sistemas elétricos podemos encontrar componentes como os fios, os cabos e os painéis de controle. Já nos sistemas hidráulicos encontramos itens como as tubulações, encanamento, caixas d’água, bombas centrífugas, além de diversos pequenos itens que auxiliam na sustentação e na proteção do sistema.

Alguns exemplos desses itens de menor tamanho são os as válvulas, os anéis de vedação e o selo mecânico tipo 21, que é um elemento muito usado também para a vedação em equipamentos como as bombas, os compressores e outros dispositivos.

A montagem desses sistemas deve ser feita de maneira correta e eficiente, por isso é exigência que os industriais contratem empresas especializadas na instalação, já que esses são elementos imprescindíveis para as nossas vidas e também para o funcionamento industrial.

É inconcebível pensarmos hoje em dia um espaço industrial que não tenha energia elétrica e muito menos água. Além disso, a instalação incorreta desses sistemas pode trazer vários problemas de segurança estrutural e também para a saúde dos trabalhadores, como vazamentos, choques e curto circuitos.

Preocupação com os trabalhadores

Finalizaremos nosso artigo com um ponto importante mencionado logo no início da nossa argumentação. As indústrias são ambientes que dependem das máquinas e dos funcionários, e por isso o cuidado com esses atores industriais é fundamental.

As indústrias podem, por exemplo, promover diversos cursos para os trabalhadores, práticas que melhorem o desempenho dos funcionários e também disponibilizar alternativas que mantenham total foco do profissionais, como a promoção de dias comemorativos e festivos, por exemplo no dia da indústria, comemorado no dia 25 de maio.

Dessa forma, os profissionais se sentem acolhidos e diminuem os desgastes decorrentes do incessante trabalho industrial, mantendo os trabalhadores seguros, focados e empenhados.