Áreas industriais e seus principais componentes

Para que os processos industriais possam funcionar adequadamente, as estruturas recebem o suporte e a consultoria de um outro conjunto de empresas, como uma empresa de usinagem CNC que com todos os seus conhecimentos em tecnologia permite que trabalhos bem elaborados e precisos sejam feitos com tecnologia e que atuam na gestão da indústria.

No chão da fábrica, muitos equipamentos são usados, desde aqueles que estão diretamente ligado ao transporte de mercadorias, como as empilhadeiras e as esteiras de movimentação, até outras ferramentas que atuam na produção, como é o caso do compressor de ar comprimido.

Além desses equipamentos, é preciso contar com outros sistemas que atuam na infraestrutura, como o plano elétrico industrial e o hidráulico.

Estes planos permitem que toda a estrutura seja organizada e que todos os processos sejam seguros, evitando acidentes de trabalho e protegendo o colaborador, com o funcionamento adequado.

Neste artigo abordaremos sobre os equipamentos de compressão de ar e sobre a importância de um plano elétrico industrial e o uso de dispositivos de segurança, como o relé de segurança.

O plano elétrico industrial

Uma indústria é composta por um conjunto de máquinas e ferramentas de grande potência e que são alimentadas pela energia elétrica.

Por conta do alto nível de potência que ela exige, é preciso que toda a fiação, os condutores e os cabos de rede elétrica estejam de acordo com um plano elétrico.

Este plano elétrico consiste em um planejamento do sistema levando em consideração alguns aspectos como:

  • Arquitetura do local;
  • Tipos de máquinas;
  • Layout do chão de fábrica;
  • Potência mínima e máxima necessária.

Com tudo isso em mãos, é possível definir uma instalação elétrica de alta potência e que suporta o acionamento de múltiplos motores de forma simultânea sem que hajam curtos-circuitos e queimas de reservatorio de ar comprimido, compressores, esteiras, seladoras e demais sistemas e máquinas.

Lembre-se, todo o plano elétrico industrial precisa ser feito por um profissional habilitado e qualificado, como um engenheiro elétrico.

Os compressores de ar e seu uso

Um dos equipamentos que são usados dentro da indústria são os chamados compressores de ar. Eles, por meio de um motor elétrico ou movido por algum tipo de combustível, convertem energia em energia potencial armazenada em ar comprimido ou pressurizado.

Assim, o compressor força o ar em um tanque de armazenamento, aumentando a sua pressão. Esse ar sob pressão pode ser aplicado em muitas situações, como a pintura de paredes, carros e outros componentes.

A classificação do compressor de ar pode ser definida de acordo com pressão que este entrega. Existem portanto:

  • Compressores de ar de baixa pressão, que entrega uma pressão entre 150 psi para menos. São conhecidos como LPACs;
  • Compressores de ar de pressão média, com descarga que varia de 151 psi até 1000 psi;
  • Compressores de ar de alta pressão, com a pressão de descarga acima de 1000 psi. São conhecidos como HPACs.

Os compressores são usados para preencher cilindros de gás, fornecer ar limpo para os mergulhadores, realizar o controle de sistema de válvulas pneumáticas, movimento de ferramentas pneumáticas como os martelos de pressão e, até, realizar o enchimento de pneus.

Deste modo, os compressores de ar são de alta importância para a indústria.

Rele de segurança: protegendo sua indústria

O relé de segurança é muito importante para as indústrias que querem se sentir seguras.

Esse equipamento é um dispositivo que monitora as funções de muitas máquinas e equipamentos, fornecendo o parâmetro de parada em casos de avarias.

Assim, quando há algum risco, esse dispositivo atua no controle indicando uma resposta segura, como o desligamento da máquina.

Cada relé de segurança pode monitorar uma função específica ou conectá-los a outros relés, criando uma rede de segurança.

Algumas funções desse dispositivo que também é conhecido como rele de emergencia são:

  • Parada de um movimento de maneira controlada;
  • Monitoração da posição das portas;
  • Interromper movimentos quando houver pessoas;
  • Desligamento automático de máquinas (emergências).

Além dessas funções, o relé é usado por atender todas as normas reguladoras, promovendo uma alta segurança e qualidade em seu sistema.

O uso dos relés deve estar disposto no plano elétrico industrial, já que este dispositivo é instalado em conjunto com os sistemas elétricos.

Portanto, para uma indústria segura, é necessário um ambiente controlado e que tenha um bom sistema elétrico.