Bombas industriais: Como identificar cada uma delas

As bombas industriais são dispositivos que fazem a transferência de fluídos que são empregados em diversos segmentos nos seus processos.

A função das bombas é a transferência desses fluídos com o transporte para uma reserva própria, bem como lidar com o controle e bloqueio das vazões.

A bomba de diafragma possui um material alternativo em um dispositivo de líquido para realizar a ação de bombear e a transferência de produtos químicos.

Os mecanismos de funcionamento das bombas são idênticos em relação às válvulas.

Com os procedimentos ativados, o diafragma é projetado para a parte interna da câmara de líquido, assim, o volume da câmara torna-se superior e o da pressão inferior.

O diafragma não possui movimentação de fricção, visto que na motobomba não existe a necessidade de vedações ou proteção com forros.

Ademais, a maioria das bombas é criada para o manuseio a seco, com deslocamentos positivos feitos pelo ar comprimido.

As funcionalidades das bombas centrífugas

A bomba centrífuga é usada para realizar o transporte dos fluidos com a conversão de energia cinética da rotação para e energia hidrodinâmica de fluxo destes. A energia de rotação, comumente, origina-se do motor de eletricidade.

As utilizações mais comuns são os processos de sucção da água, bombeamentos, ventiladores, extração de petróleo e sistemas de trabalho petroquímicos.

Uma das funções da bomba da água é, através da turbina de água, converte a energia da pressão em mecanismo de manuseio de mecânica rotacional.

Confira, a seguir, uma lista com 4 benefícios do uso da bomba centrífuga:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Podem ser usadas em trabalhos secos ou não;
  • Baixo consumo de energia;
  • Ocupa pouco espaço.

Ademais, na maioria dos processos de transferência dos líquidos, em indústrias, casos de bombeamento necessitam de uma bomba específica, que deve ser dotada de características particulares para suprir às demandas das aplicações.

A bomba água para usos alternativos

Nas indústrias, os sistemas trabalham utilizando a água como forma de resfriamento, que precisa de vazões superiores em intervalos sistemáticos.

A bomba de água é essencial para realizar a transferência de água, seja por motivos de alagamento ou para o abastecimento de um espaço.

Outro benefício está na utilização como sistema de combate contra incêndios. Com seu uso, é possível trabalhar com as vazões desejadas e, portanto, atender ocorrências de incêndios, que precisam ter uma vazão superior.