Benefícios e aplicações dos ventiladores industriais

Os ventiladores fornecem soluções para vários processos industriais em uma vasta gama de indústrias, incluindo mineração, produção de energia elétrica, aquecimento e ventilação de edifícios, produção e processamento de metais, produção de cimento com betoneira, petroquímica e muito mais.

Os ventiladores industriais são mais comumente usados ​​para fornecer ar para processos de combustão ou refrigeração. Ele pode, ainda, ser usado para extrair gases residuais ou calor residual de um processo ou de um galpão.

Do resfriamento e exaustão do calor, à coleta de poeira, manuseio de materiais, ar condicionado e processamento químico, os ventiladores são a espinha dorsal de muitos processos industriais.

Não importa a indústria ou o processo, a principal função de um ventilador industrial é fornecer e acomodar um fluxo de ar ou gás nas operações industriais, principalmente aquelas que tem compressor de ar.

Geralmente, a maioria dos ventiladores ou sopradores industriais pode ser categorizada em um dos quatro tipos fundamentais, que são nomeados em relação à direção do fluxo através do impulsor. São os modelos:

  • Ventiladores de fluxo axial;
  • Ventiladores centrífugos;
  • Ventiladores de fluxo misto;
  • Ventiladores de fluxo cruzado.

Esses tipos de ventiladores se diferem em design e funcionalidade e, por fim, são selecionados com base na quantidade de fluxo de ar, pressão e eficiência necessárias para o processo.

Isso, juntamente com considerações específicas relacionadas às condições do processo pretendidas, como temperaturas do gás ou elementos erosivos/corrosivos contidos no gás.

Ventiladores axiais

Um ventilador com hélice axial tem um fluxo que é predominantemente paralelo ao eixo de rotação do impulsor.

Em aplicações industriais ou galpões — que tem fluxo de tratores, como escavadeira — o impulsor geralmente está contido em um alojamento circular que envolve de perto o impulsor.

As pás circulantes aspiram o ar para o ventilador a partir de um processo ou sistema industrial e expelem o ar no mesmo eixo paralelo.

Os ventiladores axiais geralmente são máquinas eficientes, que requerem entradas de baixa potência e produzem taxas de fluxo relativamente altas a pressões baixas e médias.

Os usos variam de pequenas aplicações em sistemas de ventilação a grandes processos, como ventilação em túneis e suporte à troca de calor em torres de resfriamento. Devido à vastidão dos aparelhos, os ventiladores axiais podem variar em tamanho e dimensão.

O ventilador axial de inclinação ajustável, por exemplo, possui um impulsor no qual as pás são presas ao cubo do impulsor de uma maneira que permite que sejam trocadas quando ele não está girando.

Isso geralmente é alcançado removendo um grampo ou parafusos em cada lâmina individual e ajustando manualmente para definir todas as lâminas no ângulo de inclinação necessário.

Ventiladores centrífugos

Um ventilador centrífugo, também conhecido como ventilador radial, é aquele em que o fluxo predominante é principalmente axial. Depois, ele muda para uma direção predominantemente radial na saída do impulsor, devido à ação da força centrífuga na massa do gás.

O ventilador centrífugo com hélice de exaustor é utilizado frequentemente em correntes de ar altamente contaminadas, em aplicações de manuseio de materiais e em sistemas que exigem fluxo de ar ou gás a altas temperaturas.

Portanto, os ventiladores centrífugos são amplamente utilizados em várias plantas de processo, como aço, produtos químicos, energia térmica, cimento e muito mais.

Na maioria dos ventiladores centrífugos, o impulsor é fechado dentro de um alojamento ou invólucro para permitir que o fluxo do ventilador seja direcionado ou conectado a um sistema de dutos.

Ventiladores axiais x ventiladores centrífugos

Por fim, os ventiladores axiais têm altas taxas de fluxo de ar e baixas pressões. A vazão é paralela ao eixo do ventilador e esses ventiladores são frequentemente usados ​​para resfriamento e ventilação.

Há um grande número de permutações no tamanho e nos detalhes do projeto dos ventiladores axiais, permitindo uma ampla gama de aplicações no manuseio de ar ambiente ou gases relativamente limpos e frios.

Os ventiladores centrífugas têm vazões médias em capacidades de média a alta pressão. O fluxo de ar muda de direção à medida que passa pelo impulsor.

Esses ventiladores são ideais para aplicações mais árduas que os ventiladores axiais, como processos industriais que envolvem transporte de gás quente ou gás com partículas sólidas arrastadas, ou ainda em aplicações em que os requisitos de pressão são maiores do que os que podem ser satisfeitos por um ventilador axial.

Deste modo, decidir sobre o tipo correto de ventilador e os recursos de design para qualquer aplicativo de ventilador é um processo complexo e que requer pesquisa de mercado.

Para isso, faça uma busca por empresas que vendem ou locam equipamentos de ventilação e iluminação, como Locação de Torre de iluminação e conte com profissionais especializados.