Você conhece uma fábrica de tubos de aço?

Entre as empresas do ramo industrial, uma Fábrica de tubos de aço, sem dúvidas é uma opção muito procurada pelos fornecedores.

Afinal, imagine a relevância desses acessórios industriais usados na tubulação e na conexão de sistemas complexos em refinarias, hidrelétricas e redes de saneamento de esgoto.

Se a procura por esse tipo de empresa é grande, a responsabilidade técnica e o controle de qualidade da fábrica também.

Não é à toa que um tubo de aço mal feito pode causar sérios problema como vazamentos, perda financeira e até riscos maiores na operação das indústrias e nas vidas humanas.

Mas como funciona uma Fábrica de tubos de aço e quais os critérios que ela deve seguir na linha de produção?

O que deve ser considerado antes de escolher uma empresa para comprar os tubos para uma obra ou indústria? Se você também tem essas dúvidas, esse conteúdo pode te ajudar!

Tubo galvanizado: fabricação cautelosa

Todo tubo de aço tem suas particularidades e aplicações específicas, por isso a fabricação deve atender esses critérios.

No caso do Tubo galvanizado preço, por exemplo, a cautela e a precisão dos detalhes é muito importante para garantir a eficiência do material.

Na prática esse tipo de tubo se destaca entre os outros, pois passa por um processo chamado galvanização, ou seja:

Além do aço e do ferro, é recoberto com zinco metálico que serve para proteger o material dos efeitos oxidantes, como a ferrugem. Mas como encontrar um bom fabricante de aço galvanizado?

A primeira dica é encontrar uma empresa que atenda todas as normas de segurança exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ou seja, a empresa deve ter uma estrutura com processos industriais que garantam a alta performance desse material, de forma que o tubo seja fabricado com todas as propriedades necessárias.

Em resumo não só neste modelo, mas em todo tubo de ferro, alguns detalhes por parte da fábrica são fundamentais:

  • O fabricante precisa ter os equipamentos ideais para a galvanização;

  • O revestimento do tubo deve ser resistente às variações climáticas;

  • O zinco, o aço/ ferro do tubo devem ser puros;

  • A fábrica deve testar o produto antes da revenda;

Tubo schedule inox

Versátil e usado em segmentos variados como a construção civil, o Tubo schedule inox é um material com utilidade bastante versátil.

Nessa área, ele serve para compor a edificação de várias estruturas, porém, esse tipo de tudo também pode ser usado na condução de fluidos.

Nos dois casos, o tubo é requisitado pela resistência do inox aos processos de oxidação e pela variedade de espessuras , tamanhos e modelos.

Além da construção civil, um exemplo prático para explicar a utilidade do Tubo schedule inox é as saídas de oxigênio dos hospitais.

Geralmente, essa área é composta por uma tubulação por onde passam ar comprimido, vácuo e oxigênio e contar com um material de má qualidade pode causar muitos danos, desde vazamentos até explosões.

Diante disso, fica mais fácil perceber a importância de uma fábrica certificada na produção desse tubo de ferro, certo?

Por isso, uma fábrica deve garantir que o processo de fabricação tenha cuidados como:

  • Equipe capacitada para fabricação e finalização dos tubos;

  • Equipamentos para fabricar tubos com diversas espessuras;

  • Testes que qualidade do tubo à situações de alta pressão;

  • Fabricação dentro dos padrões de qualidade e segurança;

Tubo de cobre

O tubo de cobre é um dos mais conhecidos no mercado quando o assunto é tubulação. Esse material é usado desde etapas da construção civil até sistemas que integram a distribuição de linhas de gás.

Por isso, exigem qualidade de fabricação, já que são isolantes térmicos eficientes, portanto, resistentes à pressão, além de serem flexíveis e seguros ao mesmo tempo na condução de fluidos.

No caso de projetos envolvendo rede de esgoto e água, outra vantagem do cobre é poder bactericida dessa substância. Mais do que qualquer outro material, o tubo de cobre ajuda na esterilização da água e na qualidade do processo.

Assim como os tubos anteriores, para que esse produto seja eficiente e proporcione todas as vantagens, um controle de qualidade é fundamental. Por isso, optar por fábricas específicas nesse tipo de material é uma vantagem.

Agora que você conhece um pouco mais dos tubos de ferro, fica mais fácil escolher as fábricas de tubo, prezando pela qualidade na produção e nos processos industriais!