Usinagem: tipos, características e uso dos metais

Trabalhar com metais possibilitou que a humanidade pudesse dar um grande salto tecnológico, como também fez com que o ser humano construíssem suas maiores obras. Hoje, as empresas de fundição em SP são empresas fundamentais para produção de diversas peças industriais e que são utilizadas nos mais diversos setores.

Para a produção de peças para as mais diferentes indústrias, deve ser utilizado um processo conhecido como usinagem. A usinagem consiste no uso de técnicas para moldar materiais metálicos para criação das mais diferentes peças.

Hoje, inclusive, existem empresas de usinagem em diadema que trabalham apenas com a produção de peças para os mais variados setores.

Para que as peças sejam feitas com qualidade e eficiências, existem processos clássicos de usinagem e os mais recentes, que se apropriam da tecnologia para otimizar as etapas..

No decorrer deste texto falaremos dos procedimentos clássicos de usinagem e os mais recentes, que pouco a pouco vem ganhando espaço nessa atividade que é tão importante para a indústria.

Tipos de usinagem clássicas

A empresa usinagem utiliza, em sua maioria, os processos de usinagem clássicas que podem ser categorizados em 3: torneamento, perfuração e fresamento.

Abaixo falaremos mais detalhadamente sobre cada um desses processos.

1. Usinagem por torneamento

O torneamento é um tipo de usinagem de peças industriais que é realizado com ajuda de um equipamento chamado torno mecânico.

O torno mecânico pode ser manual ou controlado por Controle Numérico Computadorizado, CNC. Já existem empresa de usinagem cnc especializadas.

Esse processo acontece da seguinte forma: o torno trabalha em dois eixos de modo a criar cortes e diâmetros precisos.

O torneamento pode ocorrer fora de uma peça ou dentro, para criação de tubulações.

2. Usinagem por perfuração

Esse tipo de usinagem é feita com ferramentas que lembram uma furadeira de construção. São utilizados brocas específicas a fim de criar furos na peça, sendo esses furos essenciais para a montagem da peça.

As brocas utilizadas nesse tipo de usinagem em americana são caracterizadas por terem dois canais em espiral que sobe pelo eixo da broca.

Para cada tipo de material a ser usinado há características diferentes, como velocidade e avanço da perfuração.

3. Usinagem por fresagem

Esse tipo de usinagem utiliza ferramentas cortadoras rotativas para que o material seja retirado. A grande diferença dessa ferramenta é que ela possui uma mesa móvel, na qual a peça é montada.

Ou seja, as ferramentas de corte são estacionárias e o que sofre deslocamento é a mesa que move o material para que o corte seja feito.

Existem quatro tipos principais de fresadoras:

  • Fresadoras manuais;
  • Fresadoras planas;
  • Fresadoras universais;
  • Fresadoras omniversais.

Tipos de usinagem não convencionais

Além desses tipos de usinagem serem bastante utilizadas pelas empresas de caldeiraria em SP e as de usinagem, começaram a aparecer novos serviços de usinagem no mercado.

Esses novos modelos de processo apresentam alta precisão, menor consumo de energia e pouca geração de resíduo.

Falaremos mais detalhadamente sobre alguns desses tipos de usinagem a seguir:

1. Usinagem a laser

Esse tipo de usinagem é conhecido também como micro usinagem com laser. É um processo totalmente térmico e promove sulcos e furos nas peças por meio da fusão e vaporização.

Devido ao fato de o laser utilizado ser em grande temperatura, ele deve ser aplicado em situações específicas.

Um exemplo é o uso dessa usinagem para obter determinadas geometrias que não seriam possível com a perfuração, fresagem ou torneamento.

2. Usinagem eletroquímica

Esse tipo de usinagem, conhecida também como ECM, é um processo complexo e ainda é pouco utilizado. Nesse processo, ocorre uma eletrólise do material, de modo que ocorre a sua remoção.

3. Usinagem por jato d’água

É um método alternativo de usinagem, porém, é muito empregado no corte de chapas de metal. Aos poucos esse procedimento vem sendo usada para processos mais complexos.

Esse tipo de usinagem funciona com jatos de água sob muita pressão, o que possibilita o corte. É um procedimento muito preciso e os cortes são limpos e perfeitos. A grande vantagem é que não gera calor nem produz elementos contaminantes.

Além desses três tipos de usinagem não-convencionais que falamos aqui, podemos citar outras que são usadas em casos específicos, como usinagem por feixe de elétrons, usinagem fotoquímica e usinagem a plasma.

Assim, vimos que, seja convencional ou não-convencional, os processos de usinagem são importantes para que as indústrias mantenham suas máquinas e seus processos funcionando.