Torres de resfriamento nas indústrias

Na maior parte dos procedimentos realizados em indústrias, existe a necessidade de resfriamento de equipamentos e maquinários, principalmente aqueles que emanam grandes quantidades de calor durante o funcionamento.

Para solucionar essa situação, reduzindo o calor emitido após a utilização desses equipamentos, as indústrias utilizam torres de resfriamento de água.

Toda água quente ocasionada por processos industriais, passa pela torre de resfriamento, que direciona todo o conteúdo ainda quente para circuitos refrigeradores, que realizam o reaproveitamento do recurso.

Assim, as torres de resfriamento de água têm um papel muito importante dentro de indústrias, principalmente no que diz respeito à sustentabilidade e economia.

Torres de resfriamento de água: vantagens industriais

Inicialmente, antes de compreender como funcionam as torres de resfriamento, é importante entender que elas são criadas através de projetos de engenharia, que precisam ser realizados de forma precisa e muito profissional.

Através de princípios de engenharia, e os materiais corretos (como pulverizadores de fabrica de bico), as torres são elaboradas de acordo com o espaço em que serão utilizadas, ou seja, todos os aspectos dimensionais do ambiente devem ser assertivos, para que não existam erros na instalação ou no funcionamento do sistema.

Por meio de inúmeras técnicas e materiais, sejam eles de estrutura, plataformas, enchimento e outros, as torres de resfriamento, quando são projetadas e construídas por profissionais qualificados, se tornam um local muito utilizado por indústrias.

Para que sejam elaboradas da melhor forma possível, existem etapas fundamentais de sua construção, que devem ser seguidas a todo custo:

  • O projeto deve ser feito por engenheiros;
  • O enchimento da torre deve ser de fácil instalação;
  • As estruturas devem ser resistentes e bem elaboradas;
  • As manutenções da torre devem ocorrer de forma regular.

Seguindo as etapas citadas acima, o projeto de uma torre de resfriamento de água é elaborado com técnica e precisão, que certamente resultará em ótimos resultados práticos, que beneficiarão diariamente a indústria em que a torre será instalada.

Por isso, é importante lembrar a importância de contratar empresas de engenharia de renome, conhecidas por sua eficácia e satisfação de clientes.

Dessa forma, é imprescindível que toda a construção da torre de resfriamento seja feita de forma responsável, por empresas de qualidade, assim como por bons engenheiros que certamente realizarão um projeto impecável.

Dessa forma, desde a projeção da torre, até seu desenvolvimento e construção, os resultados mensurados serão satisfatórios, resultando em um ambiente muito útil que será utilizado em demasia. Portanto, é importante conhecer melhor sobre essas etapas e suas características.

Etapas essenciais para torres de resfriamento

A estrutura de uma torre de resfriamento de água, deve ser arquitetada de forma que seja possível suportar grandes quantidades de material, tanto da água que passará por ela, mas como do peso proveniente de suas estruturas e equipamentos mecânicos (enchimentos, bicos spray para lavador de gases, venezianas e outros).

Por isso, é importante que a torre possua uma estrutura resistente, feita de materiais de longa vida útil, a fim de que ela também possa durar por muito tempo em boas condições de funcionamento.

Para que isso aconteça, a torre precisa ser construída de forma que atenda as necessidades, tanto da passagem da água, como da passagem do ar através de um compressor de ar. Normalmente a estrutura de uma torre é pré-fabricada sob medida, ou seja, possui fácil instalação e manutenção por conta disso, além de custos reduzidos.

Após a confecção de uma boa estrutura para a torre, é preciso prosseguir em um item muito importante para ela, o enchimento para torre de resfriamento. O enchimento acelera o processo de refrigeração dos conteúdos inseridos na torre, e por isso, aumentam o tempo de contato da água com o ar.

Para que sua função seja executada com perfeição, é necessário que seu enchimento também seja de fácil instalação, possuindo baixa resistência ao fluxo de ar. Dessa forma, torna-se possível, que toda a água seja distribuída de maneira uniforme, recebendo a quantidade ideal de ar que ela precisa.

Os enchimentos podem ser feitos em duas formas, conhecidas como “respingo” e “filme”. O enchimento do tipo “respingo” é muito utilizados em torres industriais, e funciona através da mistura da água com o ar, realizando movimentos horizontais ou verticais.

Já o enchimento do tipo “filme” é mais utilizado em unidades menores, e oferece a troca de calor através da redução da queda de gotículas de água (feita por um eliminador de gotas torre de resfriamento).

É muito importante que as torres tenham serviços de manutenção, principalmente de manutenção preventiva e preditivas, realizadas diariamente ou esporadicamente com o intuito de prevenir futuras situações de erros ou defeitos.

Que podem resultar futuramente em problemas, prejudicando todo o sistema da torre, e por consequência, o reaproveitamento de recursos.

Assim, com um projeto de torre bem elaborado, com os melhores materiais em sua confecção e com as manutenções corretas, a torre construída durará muitos anos, trazendo diversos benefícios para a indústria que foi instalada, como os citados acima.

Assim, pode-se concluir, que um projeto de torre de resfriamento é amplamente vantajoso, principalmente em questões sustentáveis e de responsabilidade ambiental, pois através dele é possível reaproveitar a água que passou por processos produtivos, resfriando-a, tornando possível sua reutilização em novos processos.