O setor da indústria, que conta com diferentes segmentos de produção e montagem, possui uma grande variedade de demandas que precisam ser atendidas com qualidade para a total garantia de resultados precisos, eficazes e, claro, seguros dentro da área.
Afinal, estamos falando de um setor que contribui diretamente para a vida contemporânea. Mais ainda, devido a sua importância, é preciso uma atenção maior em instalações, contando com o mais rigoroso controle para evitar acidentes e prejuízos decorrentes de negligências variadas.
Nesse contexto, as vedações são de extrema importância, garantindo uma série de aplicações que permitem o cotidiano produtivo dentro das fábricas e indústrias
Mas, quais são os itens relacionados com o seu uso e os componentes mais relevantes quando estamos abordando esse tema?
Confira no artigo que você acompanha em seguida algumas informações sobre as vedações que são empregadas nos segmentos fabris e conheça também mais detalhes sobre peças importantes para a otimização de sua aplicabilidade dentro dos ciclos de produção.
Tarugo na indústria
O tarugo de borracha é um dos itens que merecem destaque quando estamos falando da vedação nas fábricas e indústrias de diversos segmentos.
Isso porque se trata de uma peça que, embora não tenha um nome muito comum, é extremamente necessária na fabricação e no desenvolvimentos de peças técnicas e estruturais,
Composto por um material emborrachado, esse componente pode ter diferentes finalidades que variam de acordo com as demandas de cada procedimento. Isso sem mencionar que ele está presente nos mais variados segmentos, tais como o alimentício e o automotivo.
Ele pode ser fabricado em diferentes níveis de dureza e até mesmo em dimensões distintas conforme a necessidade de aplicação. Além dos tarugos compostos por borracha, existem ainda outros tipos e podemos destacar alguns dos mais comuns, que são:
- Natural;
- Neoprene;
- Nitrílica;
- SBR.
Ventosas na indústria
Já as ventosas são utensílios empregados para a devida fixação nas superfícies lisas, local em que é muito fácil que qualquer item ou material escorregue e não apresente a aderência necessária para diferentes procedimentos industriais.
Com o formato de um cone, a Ventosa de silicone é a mais indicada pelas propriedades especiais desse material de composição e também pelo elevado desempenho em fixação estável nas fábricas e indústrias.
Com o objetivo de promover mais estabilidade, precisão e segurança, as ventosas podem ser encontradas também em contextos hospitalares para tratamentos diversos, como em clínicas, hospitais, laboratórios farmacêuticos e até mesmo em ambientes de fisioterapia.
Entre as principais vantagens das Ventosas de silicone podemos chamar a atenção para a resistência, sendo um material durável, e a flexibilidade, possuindo uma composição maleável que permite a pressão correta entre a ventosa e a superfície.
Vale destacar que a pressão exercida pela ventosas deve ser menor do que a pressão da atmosfera. Assim, o ar é eliminado em seu interior e ela é fixada de forma segura.
O Ventosa preço pode variar de acordo com o tipo de composição, o tamanho e até mesmo a finalidade que será dada ao componente.
Sendo assim, a dica é sempre pesquisar de forma cautelosa por produtos que apresentem a melhor relação custo-benefício, garantindo resultados satisfatórios sem deixar de lado a demanda por economia.
Vedações
As chamadas Vedações industriais possuem formato cilíndrico e seus centros são abertos, de modo que possam ser utilizados em uma grande variedade de sistemas hidráulicos e pneumáticos.
De modo geral, eles tem o objetivo de impedir que ocorra o vazamento de óleo, de graxa ou até mesmo de outro fluidos que são aplicados nos equipamentos, como durante a lubrificação.
A vedação total é necessária para impedir que os aparelhos sejam contaminados, impedindo que partículas impuras possam entrar em contato com o maquinário utilizados nos segmentos industriais que apresentam um critério de qualidade e segurança elevado e rigoroso.
Sua aplicação é voltada principalmente para conexões de tubulações, hastes, eixos e cilindros, sendo esse conjunto de itens uma amostra significativa da parte mecânica da atuação diária dentro das fábricas.
Alguns exemplos de vedação são:
- Aneis raspadores;
- Coxins;
- Êmbolos;
- Acoplamentos;
- Gaxetas.
É importante contar também com as Juntas de vedação para flanges, que garantem a proteção máxima e otimizam a aplicação dos componentes relacionados com os procedimentos hidráulicos e pneumáticos.
As juntas podem ser encontradas em diferentes materiais, como alumínio, cobre, tecidos e até mesmo papelão hidráulico.
O mais importante, vale lembrar, é contar com produtos de qualidade, resistentes e que possam garantir todos os resultados esperados sem riscos de acidentes, falhas ou prejuízos.
Além disso, vale a pena contar com o trabalho especializado de profissionais com a devida capacitação quando estamos falando de manutenções e instalações hidráulicas da indústria.