Tipos de bombas hidráulicas e suas funções

Diversos setores industriais e da construção civil tem em comum um tipo de serviço voltado para a necessidade de bombeamento de água e de outros fluidos de um lugar para outro.

Isso pode ocorrer em diversos sentidos, como para interligar uma tubulação com a outra, ou então para transferir determinado líquido de um reservatório para outro.

No entanto, isso não deve ser feito de maneira desordenada. Pelo contrário, por muitas vezes é preciso um controle de vazão e fluxo de determinados fluidos e também o bloqueio desse fluxo.

É nesse sentido e para essa função que existe a bomba de água.

Na prática, as bombas são usadas sempre para a transferência de líquidos e sua drenagem. Existem diversos tipos delas, de acordo com o tipo e viscosidade, como as direcionadas para a água, esgoto, químicos, águas residuais e etc.

As bombas de água também podem estar atrelados a outros equipamentos, como o lavador de gases.

De um modo geral, esse equipamento ajuda na limpeza do ar capturando os gases e vapores do ambiente. Mas, para isso, possui um sistema de pulverização de água, que conta com um sistema de bomba para que seja eficiente.

Tipos de bombas

Há uma grande diversidade de motobomba presente no mercado e é de suma importância o conhecimento delas, para que seja feita a escolha certa para o seu negócio.

Vale Lembrar que as bombas de água são importantes elementos para situações emergenciais de alagamento, pois fazem o dreno da água de maneira muito eficiente.

Por isso, conhecer o tipo de bomba d’água disponível é essencial para o funcionamento adequado deste item.

Bomba de engrenagem

Esse é o tipo de bomba mais usada pela indústria. Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos setores a utilizam e o motivo é simples: elas operam em diferentes tipos de fluidos, sendo eles tóxicos, corrosivos, de baixa, média ou alta viscosidade.

Assim, sua grande versatilidade é o seu principal atrativo, sendo usado em diversos setores industriais como:

  • Siderúrgico;
  • Têxtil.
  • Metalúrgico;
  • Alimentício.

Bomba autoescorvante

É um tipo de bomba que, de primeiro momento, não precisa de líquido para que a sucção aconteça. Ou seja, ela pode atuar de forma seca por tempo indeterminado.

É indicado para fluidos viscosos, como lama, óleos e resíduos em tanques. Pode ser usado também como uma bomba para água suja, já que esse tipo de líquido possui sólidos.

Bomba centrífuga

São bombas capazes de fazer transferências de grandes quantidades de fluidos e toda a sua capacidade depende da chamada energia cinética (ou seja, velocidade).

É muito indicada para fluidos e líquidos que estão limpos e que tem a viscosidade próxima da água.

Outros tipos de bombas

Assim como um exaustor de parede serve para manter o ar limpo e livre de influências respiratórias prejudiciais, há bombas de água que são feitas pensadas no trabalho duro, para que o trabalho seja feito de forma muito eficiente.

São exemplos dessas bombas:

Bombas de deslocamento positivo

É o tipo de bomba que é muito necessário para fluidos de alta viscosidade. Esse tipo de bomba é chamado, principalmente, de volumétrica.

Ela trabalha em baixas vazões e sua utilidade é colocada em líquidos de alta densidade como em xarope, mel, óleos pesados, concretos e outros.

Bombas pneumáticas

A bomba pneumática é colocada em uso não somente na indústria, mas principalmente nos processos sanitários. Por sua forma simples, tem grande facilidade para líquidos de grande dificuldade de bombeamento.

As bombas pneumáticas são muito eficientes contra as falhas de operação e também tem grande versatilidade pois atua em diversos tipos de líquidos como os de grande, média ou baixa viscosidade.

Além disso, ela é capaz de bombear algumas substâncias sólidas. Mais ainda, elas podem ser usadas para líquidos corrosivos, inflamáveis, sensíveis e abrasivos.

São usadas em diversos setores industriais como farmacêuticas, alimentos, bebidas e cosméticos.

Como escolher a bomba ideal para seu processo industrial?

Apesar de todos esses processos, as vezes é difícil escolher a melhor bomba para os seus segmentos.

Dessa forma, você pode escolher o melhor tipo de bomba com os seguintes princípios:

  • Verificar o tempo que a bomba irá operar;
  • Qual será a quantidade de líquido a bombear;
  • O tipo de líquido trabalhado.

Assim, você conseguirá escolher a melhor bomba de água para seu processo industrial, fazendo com que sejam mais eficientes, firmes e que possuam mais qualidade.