Serviços e itens necessários na área industrial

Uma indústria é composta por diversos elementos e ferramentas como empilhadeira elétrica patolada, esteiras de movimentação, máquinas e tudo para que os processos sejam feitos de forma correta e adequada.

Além das ferramentas e máquinas dentro da indústria é importante saber quais são os outros itens e serviços que são essenciais para o desenvolvimento das técnicas industriais e da segurança do ambiente (como o uso de escada marinheiro com guarda corpo preço que é um tipo de escada com guarda corpo usado na indústria em locais com difícil acesso).

Assim, no decorrer desse texto iremos tratar de pontos que permitem a indústria ter eficiência dentro dos seus processos.

Montagem e manutenção industrial

Um dos fatores principais para que as ferramentas e máquinas funcionem de forma plena no sistema de produção é os trabalhos relacionados a montagem e manutenção industrial.

Elas são atividades cruciais para que a indústria consiga se desenvolver de forma adequada.

Todo o trabalho de montagem ou de manutenção segue regras rígidas para garantir a qualidade de todos os processos. Cada montagem e manutenção vai variar de acordo com a necessidade do cliente, de modo que o atendimento seja satisfatório.

Para garantir que esses processos sejam de qualidade é importante contratar empresas altamente capacitadas, pois estas terão métodos atualizados e que assegura o sucesso da montagem e da manutenção evitando problemas futuros.

Sistemas de combate à incêndio industrial

Outro elemento que é importante para que os processos industriais sejam garantidos é a instalação de sistemas de combate à incêndio, compostos por alarmes, extintores de incêndio e em alguns casos com um sistema fixo de gases para combate a incêndio.

Sistema com gás carbônico

Esse sistema de combate à incêndio utiliza o gás carbônico (CO²) para inundar o ambiente e então acabar com incêndio.

Existem as inundações de CO² totais que é preciso a evacuação do ambiente, e que é possível por conta do uso de alarmes visuais e também sonoros que possibilitam a evacuação do ambiente.

São usados em:

  • Salas de geradores e transformadores;
  • Equipamentos de procedimentos químicos;
  • Casas de máquinas;
  • Fitotecas e outros.

Sistema com gás FM-200

É um sistema parecido com o sistema com gás carbônico, porém o gás é inerte, não corrosivo e não combustível. Esse gás funciona em incêndio das classes A, B e C, reagindo com fogo e as chamas.

São aplicados em salas de mídias, data centers, salas de controle e outros.

Existem outros tipos de gases para instalação de um sistema fixo de gás para combate a incêndio, a melhor opção deve ser escolhida com a ajuda de um profissional como um bombeiro civil.

NR 26 – Sinalização é tudo

As indústrias para manterem seus processos de forma eficiente e com qualidade precisam seguir as chamadas normas regulamentadoras conhecidas também pela sigla NR.

As normas técnicas estão na legislação e também são regidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Uma das Normas Regulamentadoras mais importantes dentro de uma indústria com maquinários, ferramentas cortantes e outros elementos é a NR 26 sinalização de segurança.

A NR 26 trata da sinalização dentro do ambiente da indústria, fazendo com que a segurança dos trabalhadores seja garantida.

Foi publicada inicialmente em 1978 e recebeu uma atualização em 2015. Essa norma foi criada para permitir que os procedimentos dentro da indústria sejam bem interpretados evitando acesso à áreas perigosas ou então que não são autorizadas.

Objetivo da NR 26

O objetivo da NR 26 é estabelecer elementos visuais dentro da indústria de modo que os processos e setores não se encontrem causando problemas. Não somente isso, a NR 26 trata do uso das cores para as tubulações, produtos químicos, locais onde serão colocadas as placas, tudo para evitar distrações e confusões com os colaboradores.

Tratamento de efluentes

Outro ponto importante para uma indústria é o tratamento dos efluentes que são resíduos causados por conta da produção realizada. Esses efluentes podem ser gasosos ou líquidos. Os efluentes líquidos são também chamados de esgoto industrial.

Em algumas indústrias por estarem longe da estação de tratamento de esgoto industrial podem optar pela instalação de um estação de tratamento de esgoto compacta, que são menores, trabalham com pequenas vazões e possibilita o tratamento do esgoto perto da indústria.

Assim, vimos que para uma indústria manter sua qualidade e segurança é necessário cuidar de vários setores como montagem e manutenção de máquinas, tratamento de resíduos e sinalização do ambiente da indústria.