Serviços de usinagem: torneamento e solda

Os serviços de usinagem consistem em uma série de procedimentos de transformação da matéria-prima, mediante ferramentas e máquinas, para a obtenção de peças de alto nível de detalhamento.

Em geral, o processo é destinado para a usinagem de materiais metálicos, mas também é possível aplicar em outros compostos não metálicos, dependendo das necessidades.

De acordo com a DIN 8580, a usinagem é aplicada a todos os processos de fabricação de peças, em que ocorre a remoção do material sob forma de cavaco. Ou seja, de maneira geral, o procedimento é visto como uma maneira de conferir formas, acabamentos e dimensões, por meio da remoção de material sob a forma de cavaco.

A usinagem é um dos métodos de fabricação de peças mais utilizados em toda a indústria, sendo responsável pela confecção de componentes automotivos, aeroespaciais, ferramentas, bem como dispositivos metálicos em geral.

Atualmente, com o desenvolvimento da tecnologia e a introdução de medidas de automação industrial, os serviços de usinagem de peças passaram a ser reconhecidos pela alta precisão, sendo capazes de transformar a matéria-prima em produtos finos e muito específicos.

Etapas e procedimentos da usinagem: torneamento e solda

O serviço de usinagem engloba uma série de procedimentos e trabalhos para transformar o material em peça utilizável.

Entre eles, destaca-se o torneamento e a solda. De maneira geral, o torneamento é a operação que se baseia na movimentação do item no seu próprio eixo, para a criação de um componente cilíndrico. O processo é feito por intermédio de uma máquina operatriz conhecida como torno mecanico.

O torneamento é especialmente utilizado para a fabricação de parafusos, bem como demais peças rotacionadas.

Os tornos trabalham por meio da combinação de dois movimentos: o de rotação da própria peça e o movimento de avanço da ferramenta. Assim, ao mesmo tempo em que transforma o material cilíndrico, o torno também dá o acabamento.

Hoje em dia, a maioria das peças cilíndricas é feita com o serviço de torno CNC, isto é, por Comando Numérico Computadorizado.

Com ele, a máquina de torneamento conta com um programa de computador que especifica todas as dimensões e detalhes da peça usinada.

Normalmente, utiliza-se um software para a criação do projeto de usinagem. A partir daí, as projeções são transformadas em valores numéricos, que passam a informação correta para a máquina de torno transformar o material.

Entre as vantagens do CNC, destacam-se:

  • Maior precisão e nível de detalhamento;
  • Redução de erros e falhas humanas;
  • Diminuição da perda de material;
  • Produção mais rápida e eficaz.

A soldagem também é um processo utilizado na transformação de materiais metálicos. Basicamente, ela consiste na união de duas peças, por meio de uma fonte de calor, que derrete e une os componentes.

A solda mig é a mais comum nas indústrias, pois ela trabalha com um gás inerte, como é o caso do argônio. Desse modo, tem-se mais segurança nos processos de soldagem, em relação às soldas executadas com gases não inertes.

Fresamento: outra etapa importante da usinagem de peças

O fresamento é conhecido como uma das operações ou etapas do processo de usinagem, que pode ou não ser aplicado em conjunto com o torneamento e a solda.

Esse procedimento opera com uma ferramenta giratória, com múltiplos gumes cortantes (semelhante à uma serra), em uma máquina chamada de fresadora.

Cada gume da ferramenta é responsável pela remoção de uma quantidade de material e, assim, a peça vai ganhando contornos e dimensões.

O fresamento pode ser aplicado em superfícies de qualquer orientação, pois tanto o material quanto à fresadora ferramenteira pode se deslocar em qualquer orientação, ao mesmo tempo.

Por esse motivo, a operação é uma das mais versáteis da usinagem, sendo aplicada para o desenvolvimento de inúmeros produtos e peças.

Ademais, o fresamento também pode ser periférico (ou tangencial), que consiste na remoção de matéria-prima em movimento paralelo ao eixo da fresa.

A profundidade de corte, nesse sentido, pode ser maior do que a penetração de trabalho, em conformidade com as especificações da peça.

O fresamento também se distingue como concordante ou discordante, dependendo da relação entre os sentidos da velocidade de corte e do movimento de avanço.

Assim como o torno, o fresamento também pode ser aplicado com Comando Numérico Computadorizado, para maior precisão e nível de detalhamento das peças.