A indústria conta com a utilização de todos os tipos de peças para o seu funcionamento. São peças de todos os tamanhos, formas, profundidade e espessuras.
Essas peças são usadas constantemente, principalmente, porque as fábricas costumam manter a produção em funcionamento em escala 24/7, intercalando entre 3 ou 4 turnos de funcionários.
Porém, como as máquinas operam sem interrupções, é normal que as peças do maquinário apresentem algum tipo de defeito ao longo da produção. Por essa razão, as fábricas praticam dois tipos de serviços: manutenção preventiva e a contratação de Empresas de usinagem de peças.
A manutenção preventiva é a mais recomendada de todas. Na maioria dos casos, a aplicação dessa rotina de manutenção preventiva ajuda a mitigar o desgaste de peças industriais, aumentando a sua durabilidade e poder de atuação, levando muito mais tempo para realizar a troca.
A outra forma de cuidar das peças está mais ligada ao reparo, seriam os processos de usinagem. A usinagem é o tipo de processo utilizado para transformar em Aço ferramenta entre outros produtos, bem como o reparo de peças a serem utilizados em diversos setores da indústria.
Tipos de tornos
Existem alguns tipos e ferramentas que são utilizados no processo de usinagem de peças, são eles:
- Torno mecânico;
- Torno automático;
- Torno CNC;
- Torno copiador.
As maneiras de transformar tanto o aço quanto os diferentes tipos de ligas metálicas para modelagem ou reparos tanto quanto para realizar novas ligas, são os processos de torno e solda.
O Torno mecânico é um equipamento bastante versátil, que permite a usinagem de várias peças para a indústria, a sua forma de atuação é a usinagem de peças na forma geométrica de revolução.
O torno automático é uma revolução tecnológica. Esse equipamento tem um desenho que lhe permite trabalhar até seis tipos de peças ao mesmo tempo.
A partir do acionamento externo, o torno é capaz de trabalhar automaticamente, produzindo as peças de acordo com os padrões estabelecidos pelo controlador.
O torno CNC também possui um comando numérico computadorizado, com duas coordenadas de trabalho: coordenada X (vertical) e coordenada Y (longitudinal).
A vantagem que o torno CNC possui, frente aos outros modelos de torno mecânico, é a qualidade no acabamento das peças e o tempo de produção reduzido em comparação aos outros.
O torno Copiador é principalmente utilizado em peças de madeiras, esse equipamento, amplamente utilizado na marcenaria, possui uma capacidade de replicação de peças originais e com velocidade variável.
Esses tipos de torno estão disponíveis para compra em lojas e fábricas especializadas em produtos para a indústria. Os preços sofrem variação, de acordo com o tipo de torno a ser comprado e sua utilidade.
Todos estão aptos a produzir os mais variados tipos de peças e ferramentas de aço rapido, bastando realizar o orçamento para o equipamento, de acordo com as necessidade do projeto.
Tipos de soldas
As soldas são processo utilizados em siderurgias para criar ligas metálicas, produzir peças novas ou ainda reparar peças metálicas que tenham algum tipo de avaria. Os tipos mais utilizados na siderurgia são a solda a frio e comum.
O Serviço de solda comum é realizado a base de calor, em altas temperaturas. O processo de solda no calor leva a desnaturação da peça afetada, dependendo da temperatura, e são realizados reparos ou a produção de novas ligas metálicas.
A solda a frio é um processo utilizado para manutenção e reparo sem a utilização de altas temperaturas para evitar o desgaste e desnaturação da peça.
É a adição de bi-componentes que dão, a uma determinada peça, maior resistência a ação de agentes degradantes, sejam eles naturais ou mecânicos.
Os diversos tipos de solda estão disponíveis em siderurgias e também em prestadoras de serviços que trabalham com aparelhos e equipamentos que usem metal como estrutura básica, como: veículos, eletrodomésticos e eletrônicos.
Também é possível encontrar o serviço de solda mig amplamente utilizado na indústria para trabalhar materiais como: alumínio cobre, além do aço. A solda mig é um processo de soldagem em arco elétrico em que é usada uma corrente contínua.
A indústria possui inúmeras formas de manutenção que facilitam o melhoramento ou conserto de peças, sem causar prejuízos em processos industriais como interrupção nas linhas de produção, durante os trabalhos.