Serviços de moldagem: usinagem e injeção de plásticos

A indústria é composta por diversas etapas, e essas etapas dependem de elementos que dão suporte aos procedimentos. Um desses procedimentos são os serviços de usinagem e o serviço de injeção de peças plásticas.

Os procedimentos de usinagem e injeção de plástico são necessários para moldagem de peças e ferramentas que são usadas para que as etapas de desenvolvimento ocorram de forma correta e segura.

Os processos de modelagem também permitem que as peças sejam limpas, para retirada do excesso de material, permitindo então a produção da peça.

No decorrer desse texto trataremos dos processos realizados pela empresa usinagem que realiza moldagens em materiais metálicos e dos procedimentos de injeção plásticas realizadas com polímeros.

Serviços de usinagem

Os serviços de usinagem consistem na produção de peças e ferramentas metálicas, principalmente, para retirada de excesso de material e então a moldagem, também chamada de usinagem.

Os processos de usinagem são bastante conhecidos pelas indústrias, em principal, aqueles que têm grandes máquinas, com grande potência.

Para que essas máquinas tenham suporte necessário da usinagem existem processos convencionais (que são os mais usados), e os não convencionais. Iremos falar sobre alguns desses tipos de procedimentos de usinagem utilizados em diversas indústrias.

Os serviços de usinagem em SP convencionais são:

1. Torneamento

O torneamento é um processo de usinagem realizado com uma ferramenta chamada torno mecânico. O torno pode ser encontrado em duas versões, na versão manual e na versão automática que é comandada por um Controlador Numérico Computadorizado (CNC).

O torno trabalha em dois eixos de movimento de modo a criar cortes que tenham profundidades e diâmetros bem definidos. Esse processo de torneamento podem ser realizados fora ou dentro do material. Este último é utilizado para usinagem de moldes tubulares.

2. Fresagem

A usinagem é feita com o uso de um equipamento conhecido como um fresa. A fresa é uma ferramenta bastante diferente. Ela é estacionária e o operador move o material sobre a mesa de corte.

Assim, a fresa pode realizar diversos serviços nas quais podemos citar:

  • Aplainamento;
  • Cortes;
  • Roteamento;
  • Fundição.

Também pode realizar outras funções dependendo do operador e da técnica, mas também, é possível realizar essas outras funções por conta da versatilidade desse equipamentos. Existem diversos tipos de fresa como as manuais, planas, e universais.

Serviços de usinagem não convencionais são:

1. Usinagem à laser

Dentre os procedimentos de usinagem não convencionais, o processo a laser é o mais difundido.

Esse procedimento de usinagem é feito com um feixe de luz de alta temperatura, de modo que é possível a realização de cortes e definição no material por meio da fusão e da vaporização.

Por conta das grandes temperaturas, esse tipo de usinagem é usada em pontos específicos, principalmente, para definição de geometrias específicas.

2. Usinagem à jato d’água

A usinagem à jato d’água utiliza um jato de água sob alta pressão para realização de cortes precisos e limpos. São usados em chapas de metal, para desenhos e cortes. Por ser um processo frio, não gera elementos contaminantes.

Existem outros processos de usinagem não convencionais que são usados como: usinagem química, por feixe de elétrons e assim por diante.

Injeção de plástico

A injeção de plastico consiste em um procedimento de moldagem industrial que funciona com a fundição de um polímero (matéria-prima do plástico) para modelagem de acordo com finalidades específicas.

A injeção de plástico é feito por uma máquina injetora, que também tem versão metálica, porém, o plástico é de fácil moldagem e econômica podendo ser usado em diversos tipos de peças.

Iremos entender como a injeção de plástico é feita em uma empresa de injeção plastica. Para que uma peça de plástico seja feito por meio da injeção plástica é preciso que o ciclo de produção seja completo.

Esse ciclo de produção consiste no: fechamento do molde, na injeção do plástico fundido, no recalque, no resfriamento, na abertura do molde e depois na extração da peça.

Todo esse ciclo leva cerca de 20 segundo para ser realizado. A injeção do plástico em si é a parte mais rápida do processo demorando cerca de 3 a 5 milésimos de segunda.

Assim, entendemos que a usinagem e a injeção de plástico consistem em procedimentos importantes para produção de peças e ferramentas para que a indústria seja atendida em muitas finalidades.

Importante sempre atentar para qual tipo de moldagem a sua indústria precisa para que então os processos sejam realizados.