Saiba mais sobre pinos e extratores industriais

O segmento industrial é um dos maiores do mundo e, claro, que em nosso querido país não seria diferente, principalmente, no Brasil, uma das maiores potências que existe hoje em dia e que conhecemos.

Justamente por isso, é que temos diversas fábricas e um enorme PIB (Produto Interno Bruto) com uma grande porcentagem somente deste ramo. Além de produtos, importações e exportações, essa área ainda gera empregos.

Porém para que seja possível possuir toda essa grandeza, é necessário ter muitos, mas muitos serviços e ferramentas, além de maquinários e pessoas extremamente especializadas nesse meio.

Hoje iremos falar de componentes que estão presentes em todas indústrias e segmentos, que são os pinos e os extratores. Além disso, iremos explicar o funcionamento e os modelos possíveis mais utilizados.

Pinos

Primeiramente, falaremos um pouco sobre os pinos extratores, que são elementos industriais muito importantes, com uma missão específica. Eles são compostos por aço e possuem uma caneca forjada a quente.

Essas características fazem com que ele seja totalmente resistente e possua um alto nível de capacidade em seu corpo feito com o aço H13. Ele ajuda na retirada de peças que costumam ficar presas em elementos como moldes.

O pino extrator ajuda nesse momento, pois faz esse trabalho sem deformar a estrutura física dessas peças. Ou seja, é um elemento que tira de forma diferenciada e delicada os elementos presos, fazendo com que o outro produto não seja prejudicado.

A ferramenta que será retirada, que está dentro do molde, é chamada de peça macho, porque é uma das responsáveis por dar todo o formato para o mesmo – quando ainda é útil no ato de desenvolvimento.

O pino de aço possui diversas variações, principalmente, quando falamos sobre o preenchimento da matéria-prima. Existem muitos deles e ainda possuem vantagens no mercado como:

  • São elementos essenciais para a indústria;
  • Possuem resistência;
  • Não estragam os outros elementos;
  • São feitos em materiais excelentes;
  • Não deformam.

Esses pinos, como falamos, são feitos de diversos materiais, mas, principalmente o aço e podem agir em diversos outros elementos, como: molde de anel, plástico e outros tipos de utensílios que conhecemos.

Agora, falaremos um pouco mais sobre os tipos de pinos e extratores que são usados para essas finalidades, para que seja possível entender algumas diferenças entre os modelos que iremos citar.

Extrator tipo A

Falaremos agora sobre o pino extrator tipo A que é usado mais basicamente em moldes tanto de injeção para plástico quanto para moldes de fundição, que são feitos a partir de diversos tipos de metais fundidos.

A fundição é feita para que seja possível derreter esses materiais que são mais difíceis de serem feitos. Então passam por processos, principalmente por alta temperaturas, acima de 600°.

Esse pino tipo A é chamado de cabeça cilíndrica e é a melhor opção para as informações acima. Ele promete não danificar nem as peças de metal e, muito menos, as de plástico, fazendo com que tudo saia perfeito e conforme o planejado.

Para parafusos

Há também o chamado extrator de parafuso. Imagine a cena, você está o retirando de um local e ele simplesmente quebra sem ter saído por inteiro. E agora? Será o fim do produto? Claro que não!

Esse extrator proporciona a remoção da parte que acabou prejudicando todo o processo de uma forma extremamente rápida e, claro, muito correta. Irá retirar com uma enorme facilidade e agilidade.

Basta ter a ferramenta correta que é possível não prejudicar mais ainda nenhum tipo de componente e reutilizar o que você pensou que teria sido o fim. Lembre-se sempre de saber o tipo de produto que deve ser usado e não terá mais problema.

Para rolamentos

Para poder finalizar este texto, falaremos do extrator de rolamento, conhecido também mais comumente como saco polia. Utilizado de forma muito recorrente em mecânicas, ele é requerido no momento de manutenção e conserto de máquinas, de buchas e de outros elementos.

Esses tipos de extratores possuem duas garras para peles que tem uma enorme resistência mecânica. Já o que possui três garras fica mais para todos os tipos de elementos frágeis e delicados que necessitam de maiores cuidados.

Enfim, esses são os tipos de maquinários e ferramentas usados no meio industrial para ajudar nas horas mais delicadas.