Saiba mais sobre o sistema de transportadores automatizados

Transportadores automatizados são muito usados em diversos ramos. Eles servem para fazer o translado de objetos dentro de uma empresa ou fábrica. Basicamente, os transportadores são formados por esteiras e rampas que rolam ou deslizam objetos de um local a outro.

Alguns desses sistemas são conhecidos, minimamente, pela maioria das pessoas, mas outros ainda são desconhecidos pelo público leigo.

Vamos falar agora de alguns dos sistemas usados em serviços essenciais, que de alguma forma fazem parte do dia a dia.

Os transportadores podem ser automatizados, mas também podem funcionar manualmente ou por ação da gravidade.

Geralmente, esse tipo usa roletes de carga que são rolos que giram em um eixo, colocados enfileirados paralelamente, que permitem que o objeto deslize, ou com ação humana ou com ação da gravidade.

Tipos de transporte

A seguir, estão listados alguns sistemas automatizados de transporte, separados por finalidade e área de uso. Confira:

1. Esteiras de aeroportos

As pessoas que já viajaram de avião, ou que foram esperar um conhecido, conhecem esse tipo de transportadores, pois eles são usados para transportar as bagagens dos passageiros.

As bagagens são descarregadas do avião, transportadas pelos carrinhos de carga e colocadas em esteiras de carga. As esteiras circulam a bagagem pelos portões de embarque para que as pessoas possam pegar suas respectivas malas.

Nos aeroportos elas são extremamente essenciais, pois há um enorme tráfego de pessoas. Sem elas seria muito mais demorado retirar sua bagagem, e demora é exatamente o que os passageiros, cansados e muitas vezes estressados, não desejam.

2. Esteiras de empresas transportadoras

Usadas para selecionar e separar objetos em transportadoras, geralmente utiliza uma corrente de rolo, que funciona como esteira, para levar os pacotes de encomenda para seus respectivos lugares.

Eles podem fazer sistema com leitores ópticos que selecionam os pacotes e encaminham de acordo com códigos de barras ou leitores magnéticos. Muito usado também por empresas de correios que fazem a seleção e encaminhamento automático de cartas.

3. Restaurantes

Há restaurantes e lanchonetes que usam os transportadores, manuais e automáticos para locomover os alimentos de um setor para o outro.

Alguns restaurantes mais modernos têm apostado no sistema de transportadores automáticos, tanto para expor a comida, quanto para encaminhar aos clientes.

4. Esteiras de fábricas

Aqui se encontra, praticamente, o maior uso das esteiras. A maioria dos sistemas automatizados das fábricas utiliza diversos tipos de esteiras, e roletes para transportar todo tipo de produtos como:

  • Alimentos processados;
  • Embalagens;
  • Eletrônicos;
  • Automóveis;
  • Plásticos;
  • Papel.

Quando de trata de alimentos que passam por processos de cozimento, é mais comum que as esteiras sejam metálicas e esterilizadas, para evitar derretimento e contaminação. Para cada tipo de uso, há um formato de esteira diferente, com tamanhos, materiais etc.

Contudo, a maioria funciona, basicamente, da mesma forma, com um sistema de transmissão e engrenagem, que passa o giro do motor (elétrico ou não), para os roletes, e giram a esteira ou corrente.

No caso de materiais como rolos de papel, metal, ou tecido, muitas vezes o transporte é feito só pelos roletes, sem esteira, malha ou correntes.

Ponte rolante

A ponte rolante é um equipamento de transporte usado para objetos pesados. Ao contrário das esteiras, nesse caso os objetos ficam suspensos, enquanto a ponte se desloca por um trilho para ponte rolante.

Elas são muito usadas para circuitos de montagem e pintura automotiva, por facilitarem o transporte de peças pesadas.

O pórtico rolante é muito usado para carga e descarga de objetos pesados, e pode ser encontrado em grandes depósitos, aeroportos, portos, etc. Existem modelos com rodas que não precisam de trilhos para se locomover.

Embora fortes e, muitas vezes, bem robustos, os sistemas de transporte automatizados funcionam em esquema sequencial, como um conjunto de engrenagens, onde, caso haja um problema, todo sistema é comprometido.

Por isso é importante fazer a manutenção correta e periódica do equipamento, para se certificar que sua esteira ou rolete, e transportador de correia estejam bem limpos e funcionando sem enroscar, para não haver riscos à integridade do sistema.

A importância de utilizar os transportadores

Usados em muitos setores, os transportadores automáticos são essenciais. Como pudemos constatar, os transportadores facilitam muitos os processos humanos de transporte, confecção e manejo de mercadorias. Sem dúvida, sua implantação traz grandes benefícios.

Sem eles os processos simples, que hoje são automatizados, demorariam muito mais, e demandariam mais mão de obra. O que consequentemente causaria um aumento de prazos, e claro, de preço para o consumidor final.