Uma área industrial que tem tido destaque nos últimos anos, principalmente, por conta das revoluções industriais e automatização dos processos dentro dessa área, é a indústria pneumática que vem ganhando destaque e cada dia mais aplicabilidade pro conta de seus processos e benefícios.
A palavra pneumática vem do grego e tem como significado sopro em movimento, dessa forma a tecnologia aplicada na indústria pneumática envolve o uso do ar comprimido para mover objetos. Assim há muitas máquinas e instrumentos que são produzidos e movidos por meio do ar.
Como vem ganhando destaque dentro das indústrias de forma geral, os equipamentos possuem sistemas pneumáticos dentro de suas composições para realização e cumprimento de determinadas funções.
Comparada com os demais sistemas – hidráulico e elétrico – a pneumática em algumas situações é a opção mais:
- Econômica;
- Sustentável;
- Rápida;
- Segura.
Além de ser mais flexível, o que explica o desenvolvimento e investimento em máquinas e instrumentos que são movidos por esse sistema.
Para compreender melhor quais são esses equipamentos e suas aplicações na indústria, é importante pesquisar e ver quais são as melhores opções.
Compressores
O compressor de ar é um dos principais equipamentos dentro da indústria pneumática, isso porque ele consiste em produzir o ar comprimido e aplicá-lo nas demais ferramentas pneumáticas dentro dos mais diversos setores, como:
- Furadeiras;
- Lixadeiras;
- Pistolas para pinturas;
- Cortadores;
- Grampeadores.
Nesse sentido, é importante pesquisar bem o fornecedor do ar, pois o mesmo precisa ser puro e livre de partículas sólidas, para assegurar a qualidade do funcionamento dos equipamentos.
Aplicado em diversos segmentos do mercado e por muitos profissionais, é importante conhecer os modelos disponíveis no mercado para realizar a escolha adequada para o desenvolvimento das atividades que serão exercidas pelos compressores.
Doméstico
Ao utilizar para atividades domésticas é indicado o que possui baixa potência, pois é o suficiente para o desenvolvimento de atividades, como enchimento de pneus de bicicletas e carros, enchimento de colchão de ar, renovar a pintura da casa, envernizar os móveis e até mesmo pulverizar as plantas.
Profissional
Aqui podem ser tanto os de baixa quanto o de média capacidade, os de baixa são aplicados por dentistas, empresas de brinquedos infláveis e jardinagem.
Já os de capacidade média são indicados para compor sistemas de freios de veículos e também em borracharias e mecânicas para atender a demandas dos equipamentos destes locais.
Industrial
Para atender as demandas da indústria que são compostas por grandes maquinários e equipamentos, eles precisam ser o de alta capacidade, com engate rápido para ar comprimido a fim de melhorar e agilizar a sua utilização.
PCI
Dentro da elétrica, os sistemas pneumáticos também passaram a ser aplicados a fim de tornar os sistemas mais dinâmicos e rápidos de serem elaborados e transportados.
Dessa forma, com o desenvolvimento das tecnologias e seus equipamentos, a pneumática conquistou um bom espaço para a produção de PCI, que consiste em uma placa de fibra de cobre que serve para dar contato a circuitos ao invés de ser ligado diretamente nos terminais.
Essas placas possuem diversos tamanhos e aplicações, para suas composição são utilizadas furadeiras, grampeadoras e demais máquinas que podem funcionar pelo sistema pneumático que garantem mais leveza e precisão na execução dos projetos.
Dessa forma , a placa de circuito impresso, como também é chamada pode ser produzida de forma mais rápida e com melhor qualidade.
Assim, as ferramentas pneumáticas são aplicadas em larga escala no setor industrial e conseguem promover mais opções e qualidade aos produtos.
Dessa forma, sua área de atuação tange toda a indústria, sendo que alguns setores mais que os outros. A eletronica por precisar de trabalhos mais precisos e cautelosos tem se apropriado de muitas máquinas que tem seus funcionamentos pautados em sistemas pneumáticos. Ou seja, sistemas a base de ar comprimido.
Assim, é necessário ressaltar a importância da manutenção dessas peças e equipamentos para que seja possível assegurar o seu funcionamento em máxima potencia, bem como um ambiente mais seguro aos trabalhadores.
Uma das ferramentas para executar essas verificações e manutenções é a chave micro switch com haste. Além dessa há outros modelos que podem ser utilizados.
Além da manutenção, a mão de obra precisa ser especializada para que o sistema seja conduzido de forma correta e sem perdas ou danos aos trabalhadores, produtos e empresa de forma geral.